Associação Comercial e Empresarial de Minas

Notícia

Sexta-Feira, 16/06/2017

Uberaba receberá investimentos de R$ 217 milhões

Fonte: Diário do Comércio

Com objetivo de incentivar a instalação e ampliação de empresas, com geração de empregos, a Prefeitura de Uberaba, no Triângulo Mineiro, está concedendo incentivos fiscais e oferecendo áreas a empreendedores. Na última semana, foram assinados contratos com 26 empresas que terão algum tipo de benefício. No total, esses investimentos chegam a R$ 217 milhões. “Queremos facilitar a vida do empresário e a abertura de empresas”, disse o prefeito da cidade, Paulo Piau (PMDB). A estimativa é de que a medida promova a geração de cerca de 3.600 empregos, sendo 1.283 diretos e 2.406  indiretos.

Segundo o prefeito, os investimentos vão beneficiar empresas de diversos portes e segmentos. “Temos desde microempresas até as de grande porte, como é o caso de um grupo que produz fertilizantes, setor que está em alta devido ao agronegócio”, disse. Algumas das empresas já estão instaladas no município e outras foram atraídas pelas medidas de incentivo.

Para receber os benefícios, as empresas têm que oferecer contrapartidas, como promover a geração de empregos. “As contrapartidas vão depender da receita das empresas, entre outros fatores”, disse.

O prefeito citou ainda a desburocratização promovida pela Sala do Empreendedor, que promove agilidade na abertura de empresas e outras demandas do setor. Outro facilitador é o licenciamento ambiental. “Em Uberaba não há dificuldade para se obter o licenciamento”, disse.

Ainda de acordo com Paulo Piau, a parceria com a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), que municipalizou distritos industriais, também deu maior velocidade aos processos para instalação de empresas. “Quem quer investir, não quer esperar. E Uberaba está num pique bom”, reforçou.

De acordo com a administração municipal, a cidade tem áreas para estimular o crescimento e a regularização das empresas. A maior parte dos terrenos cedidos pela Prefeitura de Uberaba fica nos distritos industriais da cidade. A doação das áreas pode ser total ou parcial.

Como incentivo para se instalar ou ampliar os negócios em Uberaba, além do terreno, a empresa pode receber, por exemplo, isenção do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS), durante as obras, e do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU).

Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura de Uberaba, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedec) da cidade conduziu todos os estudos das empresas, dentro da Lei de Incentivos do município, determinando qual benefício a ser concedido. Cada projeto foi aprovado na Câmara Municipal e no Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Condesu).

Também foi informado que, para garantir a agilidade do processo, na Sedec há uma pessoa responsável por acompanhar todos os contratos, cobrar contrapartida, a utilização da área e, ainda, verificar os serviços que a prefeitura tem que executar para que a empresa possa iniciar suas operações.

Junto ao contrato, também são firmados protocolos de intenções com as empresas, que se comprometem a privilegiar a contratação de mão de obra local, não só na construção, mas também na sua operação.


Associação Comercial e Empresarial de Minas

www.acminas.com.br | acminas@acminas.com.br

Av. Afonso Pena, 372 - Centro - Belo Horizonte - MG - Brasil - (31) 3048-9566

© 2013 Associação Comercial e Empresarial de Minas | Todos os direitos reservados
Topo