Associação Comercial e Empresarial de Minas

Conselho Empresarial de Educação

Quinta-Feira, 12/11/2015

1ª Reunião do Conselho Empresarial de Educação

 Posse do Conselho Empresarial de Educação da Associação Comercial e Empresarial de Minas, realizada no dia 10 de setembro de 2015, às 10h00.

Abertura dos trabalhos: o Presidente da Associação Comercial e Empresarial de Minas, Lindolfo Paoliello abriu a reunião de posse do Conselho de Educação, dizendo que não há empresa sem a educação. E fez uma breve homenagem aos dois condutores do conselho, Professor Evando Neiva e Cláudio Moura Castro, que tem se destacado pela luta para que a educação no estado de Minas Gerais, seja de excelência.

Em seguida pediu que o Presidente do Conselho Empresarial de Educação assinasse o livro de posse.

O presidente do Conselho Empresarial de Educação da ACMinas (CEE), Evando Neiva, apresentou a composição da sua diretoria, formato de trabalho, estrutura e missão do Conselho. Criado com o propósito de formular iniciativas aperfeiçoadoras e envolver a iniciativa privada nesse processo a o CEE se fundamenta nos propósitos e aspirações da Conspiração Mineira pela Educação alinhadas as diretrizes estratégicas da ACMinas.

Segundo Professor Evando Neiva, o Conselho quer incentivar a todos os associados da entidade que busquem principalmente nas escolas próximas aos seus negócios uma articulação de coparticipação reciproca. “O que nós queremos é uma via de mão dupla, a empresa colabora com a escola em seus projetos, e a escola colabora com a empresa em seus planos. Estabelecendo uma relação de crescimento reciproco”, comentou.

O CEE vai atuar em quatro frentes diferentes: Advocacy, parceria empresa-escola, comunicação e formação de diretores de escola. Cada um dos seus membros irá atuar em um segmento especifico para que as ideias saiam do meio do pensamento e se tornem ações concretas. Para o Professor Evando Neiva todas essas linhas de atuação culminam na missão de contribuir para a melhoria da qualidade da escola pública de Minas Gerais, com foco na educação básica, desenvolvendo ações de parcerias junto às escolas e discutindo temas que propiciem o aprimoramento de políticas públicas educacionais é a missão do Conselho.

Na ocasião, os conselheiros foi escolhido um coordenador para cada comitê e escolheram os conselheiros escolheram o grupo que iriam participar. São eles: Comitê de Advocacy: Coordenador, Cláudio Moura Castro; e os membros Thomaz e Sebastião Colomarte. Comitê de Direitos de Escola: Coordenador Sueli Maria Baliza e os membros que compõe são: Aloísio Andrade, Maria Elvira, Tenente Coronel Eduardo Lucas Almeida e Ricardo Guimarães. Comitê de Parceria empresa-escola: Coordenador Antônio Cabral e os membros que compõe são: José Luiz Mares Guia, Emir Kadar, Alberto Camissasa. E o Comitê de Comunicação que deverá ser composto por todos os coordenadores.

 “Acredito que o maior legado que deixaremos para a educação mineira é que cada empresário descubra o seu papel no comprometimento com a educação. Com o mínimo de reflexão ele vai perceber que depende fundamentalmente da educação. Se o entorno dele é formado de jovens e adultos sem preparo, com quem ele vai contar para ser funcionário e mesmo cliente? A qualidade da educação reflete diretamente na limitação da produtividade das empresas e consequentemente da economia”, concluiu. 

Segundo a secretária municipal de educação, Sueli Baliza Dias, membro do CEE, o desafio é grande. “Nós temos um desafio muito grande de tornar BH um modelo de educação no Brasil. Além da educação infantil nós temos outros duas metas que são o ensino fundamental e a educação de jovens e adultos.”, comentou.

Nada mais a ser tratado, o Presidente do Conselho, Evando Neiva, agradeceu a presença de todos e deu por encerrada a reunião. Belo Horizonte, 10 de setembro de 2015.

 

Pela Secretária Juliane Vidigal Maciel Viana

 


Voltar

Descrição do Conselho

Presidente


Professor Evando Neiva

Contatos


 

Secretária: Juliane Vidigal  

 (31) 3048-9566
Ramal: 0718

E-mail: secretaria4@acminas.com.br

Associação Comercial e Empresarial de Minas

www.acminas.com.br | acminas@acminas.com.br

Av. Afonso Pena, 372 - Centro - Belo Horizonte - MG - Brasil - (31) 3048-9566

© 2013 Associação Comercial e Empresarial de Minas | Todos os direitos reservados
Topo