Associação Comercial e Empresarial de Minas

Conselho Empresarial de Turismo

Sexta-Feira, 13/11/2015

1ª Reunião do Conselho Empresarial de Turismo

1ª Reunião Ordinária do Conselho Empresarial de Turismo da Associação Comercial e Empresarial de Minas, realizada no dia 10 de setembro de 2015, às 18h30 na sede da entidade.

Comporam a mesa o Presidente da ACMinas, Lindolfo Paoliello; o Presidente do Conselho de Turismo, Fernando Meira Ribeiro Dias; o Presidente da Belotur, Mauro Werlkema; e vo Vice-Presidente do Conselho e Diretor da TAP Linhas Aéreas, Carlos Dias. Participaram também da reunião os demais membros do Conselho: Maria Elizabeth Ribeiro, Valseni Braga, Luciana Atheniense, Eujácio Antônio Silva, Vicente  Maia Prado, Daisy Rolf Allegra, Maria Eliana Amorim, Rud Carvalho, Stella de Moura, Hernani de Castro, Mônica Neves Cordeiro e Raquel Maria Jorge Horta.

A reunião foi aberta pelo Presidente da ACMinas, Lindolfo Paoliello que manifestou sua satisfação em participar da reunião de dois conselhos tão importantes e no mesmo dia. “O objetivo é que as pessoas vejam a ACMinas como representante. Nós vamos criar a fase da representação da ACMinas . O Fernando representa a ACMinas no setor de turismo. É missão do Conselho ajudar a erigir uma nova matriz cultural  para Belo Horizonte. Devemos promover o convívio internacional. Compreender os gestos e padrões internacionais  para criar uma cidade melhor, capaz de viver sob a égide da inovação, do conhecimento e da produtividade, sendo verdadeiramente capaz de ser competitiva  ao ofertar seus serviços”.

De acordo com o Presidente do Conselho, Fernando Meia Ribeiro Dias, a indústria do turismo é capaz de vencer dificuldades pelo País com atividade e ações seguras. “Nós da ACMinas vamos trabalhar principalmente  para colocar Belo Horizonte no propósito  de internacionalização. Mas, para isso, não podemos nos esquecer  de pensar no nosso público interno, e no interestadual. Temos certeza de que isso terá uma efeito reflexo e de preparação para receber o internacional. Hoje temos que trabalhar uma expectativa futura  sem definição  clara de investimentos garantidos. Precisamos buscar argumentos  e convicções  de que o investimento vai se pagar  e rentabilizar para viabilizar a operação.

Em seguida, o Presidente Fernando Meira convidou o Presidente da Belotur, Mauro Werkema para falar sobre a Lei municipal de turismo número 10.823 de 29/06/2015. A lei dispõe sobre a política municipal de turismo; institui a Fundo Municipal de Turismo – FUMTUR; permite que o município de Belo Horizonte receba o ICMS Turístico; define as atribuições do Município no planejamento; e determina a criação do Plano Municipal de Turismo. Mauro Werkema enxerga a crise uma grande oportunidade. A principal característica da personalidade de Belo Horizonte é ser vocacionada para a economia criativa, da qual o turismo faz parte. “Temos seguido na capital o caminho da profissionalização do turismo. E o Conselho é muito importante pela sua  representatividade, reunindo todos os setores da cadeia do turismo (apresentação aenxa).

Para o Vice-Presidente do Conselho e Gerente Regional de Vendas para Minas Gerais e Espírito Santo da TAP, Carlos Dias, o importante é tentar fazer o melhor diante das adversidades. A consolidação do Aeroporto Internacional Tancredo Neves (AITC), em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, como um hub de conectividade é, para o executivo, um claro sinal do potencial estratégico da Capital. “Em época de dificuldades, é preciso ser criativo, inovar. Se houve alta do dólar, por exemplo, em contrapartida as tarifas baixaram muito, criando um equilíbrio sob a ótica do consumidor em reais. Se não acreditássemos no Brasil e em Belo Horizonte, não teríamos voos diários de Confins para a Europa”, afirmou Carlos Dias. Encerrando sua fala, apresentou um vídeo institucional da empresa “BH como evidência no mundo”, que foi criado com o objetivo de marketing interno na empresa, para atingir os seus funcionários e familiares.

O Presidente do Conselho, Fernando Meira, antes de encerrar falou da estratégia de trabalho do conselho. Ele pretende trabalhar com grupos de trabalho. E os conselheiros irão escolher a área de atuação que melhor lhe encaixe. Estes grupos serão definidos na próxima reunião do Conselho. Belo Horizonte, 10 de setembro de 2015.

 

Pela Secretária do Conselho, Juliane Vidigal Maciel Viana


Voltar

Descrição do Conselho

O objetivo do Conselho Empresarial de Turismo e Eventos da ACMinas é promover efetivamente a consolidação da indústria e da cultura do turismo, propondo medidas de estímulo ao aprimoramento dos diversos segmentos que compõem o setor.

 

Presidente


Fernando Meira Dias

Contatos


Secretária: Juliane Vidigal  

 (31) 3048-9566
Ramal: 0718

E-mail: secretaria4@acminas.com.br

Associação Comercial e Empresarial de Minas

www.acminas.com.br | acminas@acminas.com.br

Av. Afonso Pena, 372 - Centro - Belo Horizonte - MG - Brasil - (31) 3048-9566

© 2013 Associação Comercial e Empresarial de Minas | Todos os direitos reservados
Topo