Associação Comercial e Empresarial de Minas

Conselho Empresarial de Cultura

Segunda-Feira, 16/11/2015

Puro deslumbramento

O Conselho Empresarial de Cultura da ACMinas organizou, para Conselheiros e Diretores da entidade, uma visita guiada à sede da Orquestra Filarmônica do Estado, seguida da apresentação de um concerto. A Sala Minas Gerais, onde são apresentados os espetáculos, é considerada uma das mais modernas e eficientes salas da América do Sul. Tem recursos avançadíssimos, como o tratamento acústico diferenciado, que permite ajustes da sonoridade para cada tipo de repertório – uma tecnologia comparável às da melhores casas de concerto do mundo – e conta, além da acústica perfeita, com um projeto de design absolutamente inovador.

 

A Sala é parte do Centro Cultural Itamar Franco, ainda em fase de construção, que também abrigará as sedes da Rede Minas e da Rádio Inconfidência, dispondo também de restaurantes e uma grande esplanada destinada a atividades ao ar livre. O grupo da ACMinas foi recebido pela Diretora de Marketing do Instituto Cultural Filarmônica, Zilka Caribé, que, com a sua equipe, acompanhou o grupo na visita, que incluiu praticamente todas as dependências da Sala Minas Gerais: pré-foyer e foyers, camarins, backstage, salas de naipes, docas, salas de ensaios e estrutura administrativa da organização.

 

Segundo o presidente do Conselho Empresarial de Cultura, Jorge Carlos Borges de Souza, um dos pontos altos da iniciativa foi a surpresa que, no palco, aguardava os visitantes. “Ao atravessarmos uma porta que dava acesso ao topo do balcão, de onde pode se avistar toda a sala de concerto, um instrumentista da orquestra executou em solo e à meia luz, no palco abaixo e com a sala vazias, uma peça erudita para violoncelo.  Foi uma experiência única e indescritível”, assinalou.

 

Em seguida o grupo foi recebido na Sala de Cumprimentos pelo presidente do Instituto Cultural Filarmônica, Diomar Silveira, que, acompanhado por parte de sua equipe administrativa, apresentou inúmeras informações sobre a criação e o funcionamento do Instituto – uma OSCIP, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público –, seus projetos, as formas de financiamento e o modelo de administração adotado. Em seguida, na mesma sala, o regente titular da Filarmônica, Fábio Mechetti, conversou com todos e explicou o programa que seria executado pela orquestra naquela noite. 

 

Para encerrar a visita, o grupo foi conduzido ao camarote principal da Casa, onde assistiram ao magnífico concerto “Dois vivas à música de Sibelius e de Nielsen” – um recorte de peças dos dois compositores nórdicos, executado pela orquestra com a participação da solista letã  Baida Skride.

 

 


Voltar

Descrição do Conselho

Os principais objetivos do Conselho de Cultura são desenvolver, promover e democratizar a cultura, resgatando a identidade e a expressão artística mineira e incentivando o setor de produção artística. É também propósito do Conselho criar projetos autossustentáveis no âmbito público, contando para isso com parcerias.

Presidente


Jorge Carlos Borges de Souza

Agenda

06/08/2015

Conselho Empresarial de Cultura apresenta diretoria

Saiba Mais

Contatos


Secretária: 

Juliane Vidigal 

(31) 3048-9566
Ramal: 0718

E-mail: 

secretaria4@acminas.com.br

Associação Comercial e Empresarial de Minas

www.acminas.com.br | acminas@acminas.com.br

Av. Afonso Pena, 372 - Centro - Belo Horizonte - MG - Brasil - (31) 3048-9566

© 2013 Associação Comercial e Empresarial de Minas | Todos os direitos reservados
Topo