Associação Comercial e Empresarial de Minas

Conselho Empresarial de Inovação

Segunda-Feira, 16/11/2015

Reunião do Conselho Empresarial de Inovação 27/10

Súmula da 4ª Reunião do Conselho de Inovação da Associação Comercial e Empresarial de Minas, realizada no dia 27 de outubro de 2015, às 08h30 na sede da entidade.

Estiveram presentes: Éder de Melo Pereira, Helena Beatriz Martins da Costa, Jorge Carlos Borges de Souza, José Fernandes Rennó, Juan Garate AniBarro, Mauro Carrusca, Mônica Cordeiro, Paulo Renato Cabral e Vanessa Silva da Silva.

 

O Presidente do Conselho Empresarial de Inovação, Paulo Renato Cabral iniciou a reunião apresentando Juan Garate., que veio para o Brasil para um projeto de cooperação entre a Europa e América Latina, que se chama ELAN. Segundo Paulo Renato trata-se de uma oportunidade de negócios. Por isso, convidou os conselheiros e empresários da ACMinas para conhecê-lo e para troca e para uma conversa informal de possibilidades de negócios.

 

Em seguida, passou a palavra ao Juan Garate que informou que faz parte da Tecnalia. Trata-se de um centro tecnológico e uma fundação privada. “Isso quer dizer que 90% dos fundos é de capital privado. O quer dizer que nós temos que concorrer com outras empresas para conseguir recursos. 15% vem do governo do país”. Tecnalia é um dos centros de investigação aplicada da Espanha mais importante da Europa. A ideia é tornar o conhecimento em produto. Possui cerca de 1500 profissionais e um faturamento de 110 milhões de euros e mais de 4 mil clientes. O objetivo é inspirar o saber e a imaginação. A instituição possui cerca de 7 divisões de negócios: construção sustentável, energia e meio ambiente, estratégias de inovação, ICT – Software Institucional Europeu, Indústria e Transporte, Saúde e Serviços Tecnológicos. Oferece soluções integradas para a sustentabilidade urbana territorial, eletrônica para transporte eficiente, tecnologia de reabilitação estrutural, sistema para eficiência energética, gerontologia (estudo do envelhecimento humano), robótica para limpeza de grandes superfícies e processamento de imagens. Toda a exposição de Juan Garate encontra-se anexa a ata.

 

O Presidente do Conselho de Inovação encerrou a reunião, agradecendo a presença de todos. Belo Horizonte, 27 de outubro de 2015.

 

 

 

Pela Secretária Juliane Vidigal Maciel Viana


Voltar

Descrição do Conselho

Pensando em acompanhar o desenvolvimento de novas tecnologias e sua real funcionalidade no mercado, cada vez mais indispensável no cotidiano, foi criado o Conselho Empresarial de Inovação. 

 

Presidente


Paulo Renato Cabral

Contatos


Secretária: Juliane Vidigal

 (31) 3048-9566
Ramal: 0718

E-mail: secretaria4@acminas.com.br

Associação Comercial e Empresarial de Minas

www.acminas.com.br | acminas@acminas.com.br

Av. Afonso Pena, 372 - Centro - Belo Horizonte - MG - Brasil - (31) 3048-9566

© 2013 Associação Comercial e Empresarial de Minas | Todos os direitos reservados
Topo