Associação Comercial e Empresarial de Minas

Conselho Empresarial de Relações Internacionais

Terça-Feira, 03/06/2014

Rumo a América do Norte

Há muito tempo o Brasil importa todo tipo de produto produzido nos Estados Unidos, desde marcas de veículos à famosa Coca-Cola. Nos últimos anos, porém, a situação inversa tem crescido e atraído muitos empresários brasileiros, que exportam cada vez mais produtos para a maior potência da América do Norte. E oportunidades para novas empreitadas é o que não falta. Foi o que tratou o workshop “Como ingressar no mercado norteamericano”, promovido pelo Conselho Empresarial de Assuntos Internacionais, junto à Organização Brasilian-American Chamber of Commerce of Florida (BACCF), que aconteceu no início de maio, na sede da ACMinas.

Confira as fotos do seminário, clique aqui!

Sílvio Nazaré, presidente do conselho, enfatizou, em seu discurso, que evento foi uma “grande oportunidade para estudar as possibilidades de ingresso no mercado norteamericano”. O sócio-diretor da empresa de consultoria Center Group, membro do conselho da BACCF e um dos organizadores do workshop, Carlos Mariaca explicou que esse foi um resumo do evento que acontecerá em Miami, em setembro, com duração de três dias. Segundo ele, o foco desse trabalho é ajudar empresas da América Latina a se estabelecerem nos EUA, mais especificamente no estado da Flórida.

Como motivação, Mariaca trouxe dados que mostram a expansão desse mercado para os empresários brasileiros. Em 2013, por exemplo, o comércio entre o Brasil e o Estado da Flórida gerou negociações que somaram 22 bilhões de dólares, o que representa aproximadamente 25% de todo o comércio entre os dois países e o torna muito representativo. Dos 10 principais parceiros de exportação da Flórida, o Brasil é o primeiro, atraindo 16 bilhões de dólares em exportações no ano passado, um crescimento de 15% no último quadriênio. No mesmo período, o Estado americano importou do Brasil cerca de seis bilhões de dólares em mercadorias, um aumento impressionante de 100%, de acordo com Mariaca. Com muitas informações em mãos e experiência de sobra, o empresário ainda deu dicas valiosas sobre a cultura norteamericana, vistos de trabalho e como realizar a mudança para o país.

Assessoria jurídica

Além de toda a parte comercial e cultural, é muito importante fazer um planejamento jurídico antes de ingressar no mercado dos EUA. O advogado Alexandre Piquet, fundador e sócio da Piquet Law Firm, ficou com a responsabilidade de apresentar o sistema jurídico do país. Com uma experiência de 15 anos atuando em Miami, Piquet enfatizou que ter uma assessoria jurídica especializada pode ser crucial para o sucesso da empresa. De acordo com ele, por ser um país muito litigioso e com regras diferentes, os trabalhos nessa área são formulados de forma preventiva, para que o risco de errar seja mínimo. Alexandre também falou sobre direitos imobiliários, abertura de empresas, tributação, entre outros temas.

Serviços Bancários

Jeferson Hammes, executivo do Banco do Brasil Américas, explicou sobre como funciona a abertura de uma conta no exterior, abrangendo algumas regulações e normas referentes aos EUA. Além disso, apresentou também as soluções em produtos e serviços bancários oferecidos pela empresa.


Voltar

Descrição do Conselho

O objetivo do Conselho Empresarial de Relações Internacionais é contribuir, efetivamente, para a melhor inserção das empresas, dos empresários mineiros e da imagem de Minas Gerais e do Brasil no exterior. Suas ferramentas são o exercício de inteligência comercial e de relações internacionais.  

Em consonância com esse foco, o Conselho promove seminários, palestras, debates e cursos ligados à área internacional; divulga e participa ativamente de eventos e rodadas de negócio internacionais realizando também estudos e levantamento de dados do mercado global, colocando-os à disposição da comunidade empresarial.

Presidente


Monica Neves Cordeiro 

Agenda

29/08/2017

Reunião do Conselho Empresarial de Relações Internacionais

Saiba Mais

Contatos


Secretária: 

Margareth Viegas 

(31) 3048-9566
Ramal: 0721

E-mail: 

secretaria1@acminas.com.br

 

 

Associação Comercial e Empresarial de Minas

www.acminas.com.br | acminas@acminas.com.br

Av. Afonso Pena, 372 - Centro - Belo Horizonte - MG - Brasil - (31) 3048-9566

© 2013 Associação Comercial e Empresarial de Minas | Todos os direitos reservados
Topo