10 comportamentos que todo empreendedor de sucesso tem em comum

homem-e-mulher-olhando-para-celular-na-mesma-posicao
Você já se perguntou quais são as características essenciais de um empreendedor de sucesso? Saberia dizer por que algumas pessoas conseguem alcançar mais objetivos do que outras? Seria isso uma habilidade nata, presente desde o nascimento, ou trata-se apenas de um comportamento aprendido ao longo da vida?
De acordo com Sangeeta Bharadwaj, Ph.D, pesquisadora sênior e empreendedora da Gallup, “talentos inatos costumam notar facilmente novas oportunidades de negócios e são mais dispostos a correr riscos, são bons vendedores e adeptos à ideia de praticar network a todo momento”. Todas essas características são responsáveis pela conquista do sucesso empresarial, não é mesmo?
Ser empreendedor não é uma tarefa fácil. Afinal, esse estilo de vida exige hábitos que a maioria das pessoas simplesmente não possui ou não praticam. É indispensável ter disciplina, paixão e dedicação inigualáveis com as comunidades ao seu redor (que não se limitam a donos de negócios ou colaboradores da própria empresa).
O empreendedor nato, como o nome diz, é diferente por natureza, mas isso não impede que outras pessoas desenvolvam hábitos e habilidades relacionadas às atividades do empreendedorismo.
Separamos neste texto uma lista com 10 comportamentos que empreendedores natos costumam apresentar. Quer conhecer todos e ver se você se identifica? Então vamos lá!

1 – O empreendedor de sucesso planeja seu dia com antecedência

No mundo dos negócios, é muito fácil permitir que as prioridades de outras pessoas atropelem os seus próprios planos ao longo do dia. São inúmeros telefonemas, e-mails aos montes para responder, compromissos e reuniões que se delongam por horas. Tudo isso além dos incontáveis imprevistos de um dia a dia agitado.
É por essa razão que empreendedores imparáveis costumam planejar sua agenda com antecedência, antes que o caos possa se instalar ao longo do dia. Eles não se apegam a simples planos para driblar essas situações, mas se asseguram de definir prazos reais a fim de priorizar as atividades mais importantes e que exigem um olhar e atenção mais críticos.

2 – Cuidam da alimentação e se exercitam adequadamente

Ser um empreendedor de sucesso, produtivo e imparável está diretamente relacionado aos cuidados com o corpo e com a mente. Se você costuma negligenciar sua alimentação e as atividades físicas essenciais para manter corpo e mente atuando em conjunto e à todo vapor, certamente nunca poderá dar o melhor de si. Isso cria mais um problema em sua rotina.
Profissionais de sucesso dão valor a esse tipo de atividade, pois sabem que a hidratação constante, um bom café da manhã e exercícios físicos regulares ajudam na grande movimentação do dia a dia.
Esses hábitos são grandes e fiéis aliados. E claro, cuidar da mente é tão importante quanto. Reserve sempre um tempo para fazer as coisas que proporcionam prazer. Leia bastante, assista filmes, séries e documentários que gerem reflexões importantes.
E fique sempre de olho no estresse. Os empreendedores de sucesso – aqueles que desenvolvem bons negócios sem comprometer sua vida pessoal – tem algo importante em comum: eles sabem a hora certa de parar e descansar.

3Gostam de ajudar e são extremamente cuidadosos com as pessoas ao seu redor

Empreendedores que focam apenas em seu próprio sucesso, são aqueles que, definitivamente, nunca o alcançam. Para ter um negócio saudável é necessário servir seus clientes, colocando a mão na massa nos momentos necessários, sem ter caprichos devido à posição hierárquica.
O ego não pode tomar frente na rotina das atividades. Quão mais participativo é o empreendedor, mais eles podem inspirar suas equipes e encantar seu público-alvo.
Independente de qual for a situação, colocar o trabalho e as pessoas que precisam de ajuda como prioridade é uma maneira infalível para garantir o bem-estar de seus colaboradores.

4 – Estabelecem metas claras e concisas  

O empreendedor de sucesso tem objetivos claros. Conhecer e explorar esses objetivos os mantêm em ação em frente às dificuldades, ajudando a manter o foco nas soluções importantes para o negócio.
No entanto, engana-se quem acredita que os empreendedores pensam apenas em ganhar dinheiro rápido.
Definir metas de curto, médio e longo prazo permite que o planejamento das atividades seja preciso, pois assim eles sabem o que precisa ser feito e quando precisa ser feito, tendo grande controle de como proceder na maioria das situações.

5 – Assumem riscos sem medo de falhar

Muitas pessoas costumam imaginar empreendedores como pessoas que assumem riscos desenfreados apenas por diversão. Mas, enquanto os riscos que empreendedores correm possam aparentar ser loucos ou desenfreados, é importante ter em mente que esses profissionais calculam boa parte dos riscos que pretendem ou sabem que enfrentarão ao longo de sua carreira.
Se você é o tipo de proprietário que assume muitos riscos sem avaliar números e probabilidades antes de tomar decisões, talvez seja a hora de rever esse posicionamento. É importante não ter medo, mas é ainda mais realizar estudos de viabilidade e riscos.

6 – Empreendedores conhecem bem seus pontos fortes e fracos

O empreendedor de sucesso possui uma característica que muitos donos de negócios não conhecem ou praticam: são honestos consigo mesmos!
A partir do momento que você conhece suas forças e fraquezas e leva todas em consideração, a análise das suas possibilidades fica mais clara.
Essa reflexão exige humildade para entender suas qualidades e, principalmente, os seus principais defeitos que precisam ser melhorados ao longo da vida. Ter consciência disso é uma das prioridades essenciais para ser uma pessoa em crescimento, mais justa com as expectativas com si mesmo e todos ao seu redor.
É uma tarefa difícil, mas ao final, você, sua empresa e seu time agradecem. Fica mais fácil saber o perfil de profissionais para complementar sua equipe, o tipo de parceiros ideais, além de melhorar a sua comunicação como gestor e líder.

7 – Tem facilidade de identificar bons profissionais que gostam de colocar a mão na massa

O empreendedor que não alcança de alguma forma o sucesso pretendido, geralmente, é aquele que tem medo de contratar pessoas conhecidas como “A players” para sua equipe, que são funcionários que o farão se sentir ameaçado. Muitos empreendedores até os contratam, mas acabam jogando contra esses profissionais, não oferecendo incentivos adequados e necessários para a valorização de cada um.
É isso que você deseja para seu time e para sua empresa? Esperamos que não!
Para fazer jus ao seu título de empreendedor de sucesso, contrate sempre os melhores “A players” sem medo. Serão esses os colaboradores que preencherão as lacunas que você precisa para fazer o negócio prosperar.
Isso gerará grande valor de capital humano, pois está diretamente ligado ao sucesso da sua empresa. E fique tranquilo, pois você ainda será o líder. Basta fazer jus ao seu papel.

8 – Para empreendedores, o aprendizado precisa ser constante

Empreendedores natos estão cientes de que não sabem tudo. Mas como resultado disso, eles também sabem que conhecimento é a luz que os guiará em qualquer momento de escuridão, e por isso leem, incansavelmente.
Nós já criamos uma lista de 5 leituras para CEO’s alçarem voos mais altos, e que podem ajudar muito qualquer empresário, independentemente do tamanho e tipo do seu negócio.
Na lista de prioridades do empreendedor, ficar tão ocupado a ponto de não poder investir em si mesmo é algo fora de cogitação. Já é comprovado que bons líderes costumam ler um livro por semana, absorvendo conhecimento sobre negócios, indústrias e principalmente novas tecnologias.
A leitura é essencial para quem deseja desbravar novos horizontes, oportunidades e possibilidades. Invista!

9 – O empreendedor de sucesso está sempre antenado às oportunidades

O segredo do sucesso é não descansar por conta dos êxitos alcançados.
No perfil do empreendedor moderno existe o gene da mudança. Ele sabe que o mercado é dinâmico e novas soluções são desenvolvidas constantemente, criando novas demandas por serviços e produtos.
É essencial ser flexível nessa realidade para sempre criar novas oportunidades de negócio.
E é somente assim, aos descobrir novas tendências em seu setor de atuação ou até mesmo encontrar atualizações de soluções antigas, que a rotina se mantem dinâmica. Esteja sempre apto a priorizar e descobrir o novo.

10 – Por fim, eles avaliam suas atitudes, ações e prioridades a cada dia

Empresários de sucesso sabem que cada dia é um novo dia. Construímos o futuro com base na avaliação do hoje. Por esse motivo, nunca deixe os dias passarem sem fazer uma revisão do que aconteceu e do que você aprendeu.
Ao analisar as conquistas de cada dia, é possível comemorar as pequenas conquistas e entender as deficiências que exigem melhorias, seja em processos de trabalho, comunicação, relacionamento com stakeholders ou qualquer outro ponto da sua esfera de atuação.
Como dissemos lá em cima, ser empreendedor não é uma tarefa fácil. E se você sente a vontade de empreender ou se já empreende, mas não se considera preparado ou não reconhece todos esses pontos na sua personalidade, é hora de ter calma.
Apesar de ser um tipo de carreira muito relacionada ao perfil profissional, muitos desses 10 comportamentos poderão ser desenvolvidos com uma rotina de esforço e disciplina. Seu time e empresa só têm a ganhar com essas soluções.
Quais outros hábitos ou competências você considera importante para um empreendedor? Compartilhe suas ideias nos comentários abaixo e não deixe de acompanhar as próximas publicações.

Assine nossa Newsletter

Receba nossa novidades em primeira mão por email.