6 dicas para estimular a criatividade da sua equipe

Criatividade é uma virtude fantástica. E não apenas em segmentos que lidam de forma sistemática com ela, como a publicidade, mas sim nos mais diversos setores e áreas de atuação. Em muitos casos, a criatividade se torna um diferencial decisivo para o sucesso de uma empresa, especialmente em tempos de crise.
É por meio dela que você, por exemplo, pode chegar a uma resolução adequada de um problema, mas de uma forma diferenciada, fugindo do óbvio. Porém, para se tornar efetiva, a criatividade deve ser estimulada, pois assim como qualquer outra virtude, precisa ser treinada e colocada em prática para fluir e gerar soluções e resultados.
Listamos abaixo seis dicas para estimular e aumentar a criatividade – a sua e a de seus colaboradores – e que podem ser aplicadas em qualquer ambiente de trabalho. Confira!

1 – Aumente seu conhecimento

A criatividade surge a partir do conhecimento. Portanto, nada melhor que estudar as pessoas que fizeram os melhores trabalhos na área que você deseja ser mais criativo. E não se contenha apenas em estudar exemplos de mercado, procure sempre reciclar e ampliar seu conhecimento técnico.
Esse estoque cultural que você vai adquirir com mais estudo fará parte da sua criação. Se você é um gestor, invista sempre na capacitação dos seus colaboradores. Isso fará toda a diferença.

2 – Afaste-se dos vilões da concentração

Alguns grandes escritores que a maioria consideraria como bastante criativos, como Machado de Assis, diriam que a criação é 90% transpiração e 10% inspiração. O que isso nos ensina é que não adianta nada esperar ideias maravilhosas caírem do céu porque isso simplesmente não acontece.
Prepare-se muito, estude muito, concentre-se, separe horas exclusivas para pensar em novas soluções, documente e foque no seu trabalho, que novas ideias poderão ser desenvolvidas. E claro, livre-se das distrações que vão roubar a sua atenção. A cada dispersão, você vai levar um tempo para recuperar a atenção na atividade para a qual deseja desenvolver uma solução criativa. Procure manter o máximo tempo de concentração em sua atividade, assim você vai ter o melhor aproveitamento possível do seu precioso cérebro focado nela.
Acredite, é assim que a criatividade vem!

3 – Aprenda algo diferente

Muita gente fala em pensar fora da caixa, mas como você fará isso se só repete as mesmas ações? Se você quiser de fato pensar fora da caixa, você precisa de novidades para estimularem novas áreas do seu cérebro e trazerem para você novos conhecimentos, novas experiências, curiosidades e afins.
Se você é advogado, que tal ler um clássico da filosofia para expandir seu vocabulário e as suas ideias? Se você é empresário e está sempre estudando e se aprimorando em gestão empresarial, procure estudar algo sobre Design ou Ergonomia, por exemplo.
Isso certamente te ajudará a ter uma visão alternativa e sistemática na busca por novas soluções.

Criatividade todo dia
Pratique

4 – Aprenda a se criticar

Aprender a criticar seu próprio trabalho e suas decisões é fundamental para poder encontrar os caminhos que deve percorrer para melhorá-los, principalmente se você for gestor. Não seja severo demais consigo mesmo e com os outros, mas não tenha medo de tecer autocríticas e nem de criticar quando necessário.
Isso vai ajudá-lo a entender quando buscar soluções e muitas vezes você vai encontrá-las em um local inusitado, como em uma outra área profissional, como dissemos no tópico anterior. Críticas feitas a terceiros, desde que em bom tom e com o intuito de ajudar a crescer, são bem recebidas por qualquer pessoa que almeje o desenvolvimento profissional.

5 – Mexa no ambiente de trabalho

Sabia que ter um ambiente de trabalho descontraído estimula não só a criatividade como também a produtividade dos colaboradores? Além de fomentar as soluções criativas, incentiva o trabalho em equipe e torna o ambiente de trabalho menos cansativo.
Para o trabalho em equipe, é desejável evitar as divisórias nas mesas que formam barreiras entre os colegas. Cores vivas são estimulantes naturais, e permitir que cada pessoa possa dar seu toque pessoal no seu espaço faz do trabalho um local mais familiar e confortável.
Quando não for possível repaginar o local de trabalho, pegue o seu notebook e mude de ambiente por alguns minutos, para dar uma arejada em suas ideias. Ou então apenas visite um setor da empresa com o qual você não costuma ter tanto contato, converse com as pessoas, conheça um pouco mais do trabalho delas, faça perguntas e, se for possível, engaje-se em atividades diferentes.

6 – Permita-se o produtivo descanso

Atletas de jiu-jitsu costumam dizer que treinar demais chega a estagnar o seu jogo, acredita? E isso é provado cientificamente. Estressar demais a sua mente, ser perfeccionista demais ou trabalhar demasiadas horas por dia é péssimo para a sua criatividade, para sua concentração, para sua saúde mental e para o aprendizado.
Portanto, saiba a hora de focar e dar o seu melhor, mas também saiba a hora de parar e se dar um merecido descanso. Isso faz toda a diferença para que sua criatividade flua.

Então, mãos à obra. Coloque a criatividade em prática!

Agora que você já sabe como expandir sua criatividade e a da sua equipe, resta colocar em prática seus novos conhecimentos. Como vimos, a criatividade não vai cair do céu, mas com dedicação, tranquilidade e foco, certamente você vai conseguir aproveitar todo o seu potencial criativo.
Esperamos que nossas dicas despertem diversas ideias maravilhosas e úteis para a sua vida e para o seu trabalho! Mãos à obra, e não deixe de conferir outras dicas aqui no blog da ACMinas sobre o dia-a-dia no seu trabalho.

Assine nossa Newsletter

Receba nossa novidades em primeira mão por email.