Declaração anual do MEI: fique atento aos prazos

Micro e pequenos empreendedores fiquem atentos aos prazos para a declaração anual de rendimentos! Você tem até o dia 31 de maio para regularizar a sua situação referente aos seus rendimentos no ano de 2019. Lembrando que, mesmo quem ainda não tenha tido rendimentos deve declarar o valor de R$ 0,00, ou mesmo quem não teve o MEI aberto ao longo de todo o ano de 2019, a sua declaração será proporcional a sua abertura.

1 milhão de MEI’s devem realizar a declaração no ano de 2020, e quem ficar em situação irregular ficará impedido de emitir os boletos mensais das obrigações tributárias, corre o risco de ter o CPJ cancelado, além de perder os benefícios adquiridos com a formalização e fica impedido de tirar certidões negativas de débito junto a receita federal.

Confira as dicas do Sebrae de como enviar a DASN

01 – Acesse a declaração anual no Portal do Empreendedor.

02 – Preencha o número do seu CNPJ (utilize, preferencialmente, o navegador Internet Explorer para evitar problemas).

03 – Em “Tipo de Declaração”, selecione o campo “Original” e o “Ano-Calendário de 2019”. Caso precise alterar alguma informação referente à DASN, já enviada, marque “Retificadora”. A opção “Situação Especial” deve ser marcada somente no caso de baixa da empresa em 2019.

04 – Na próxima tela, informe no 1º campo o “Valor da receita bruta de vendas nas ocupações de comércio/indústria, transporte intermunicipal ou interestadual e fornecimento de refeições em 2019”. Já o segundo campo deve ser preenchido apenas se houver “Receita bruta com as ocupações de prestação de serviço em geral”. Além disso, marque se a empresa teve empregado(s) em 2019.

05 – Confira as informações, clique em “Continuar”. Confira o extrato de pagamentos dos boletos anuais e vá em “Transmitir”.

06 – Quando aparecer a tela “Declaração entregue com sucesso”, clique no botão “Imprimir” para impressão do recibo.

07 – Nesta mesma tela será possível imprimir o arquivo da multa (MAED), com o valor que deve ser pago em qualquer agência bancária ou casas lotéricas, se estiver enviando declarações em atraso.

 

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Posts recentes

Siga a ACMinas

Assine nossa Newsletter

Receba nossa novidades em primeira mão por email.