Home office: como manter a produtividade em meio ao distanciamento social

A recente pandemia de coronavírus, o COVID-19, com seus altos índices de contaminação levou ao mercado um novo cenário de contingência de danos e pensamento coletivo. Uma medida que se mostra eficaz para retardar a expansão do vírus e manter a produtividade é o teletrabalho, também conhecido como home office.

Para muitos trabalhadores essa já é uma dinâmica conhecida. O home office é um modelo que se tornou possível graças aos avanços tecnológicos que criaram uma nova dinâmica, na qual os postos de trabalho estão cada vez mais conectados em tempo real. Em um momento como este, em que é muito importante a prática do distanciamento social como meio de controle da situação, o home office é uma solução para  se manter produtivo.

Muita gente nunca realizou seu trabalho de forma remota. Por isto, enumeramos algumas dicas para manter tanto a produtividade quanto um ambiente saudável:

  • Mantenha uma rotina!

No dia a dia, você habitualmente se programa para levantar-se com o tempo necessário para suas rotinas de higiene, de refeições e a locomoção até seu local de trabalho. Como o Home Office exclui a necessidade desta locomoção e também possibilita realizar suas refeições em casa, você tem mais tempo para administrar o seu cronograma diário. Estabeleça uma rotina para o trabalho – mais branda, já que o ambiente lhe permite isto – mas mantenha os horários e uma escala de atividades.

  • Dê início às suas atividades normalmente

Tempo do trabalho é tempo do trabalho. Se ao longo da semana você se dedica a ele no horário das 8h às 17h, por exemplo, mantenha esta rotina ao trabalhar em casa. Não há porque ser diferente.

  • Separe o “cantinho do escritório”

É muito comum que não se tenha um escritório em casa. Afinal, com um computador de uso pessoal para pesquisar curiosidades e assistir Netflix, isto acaba não sendo tão necessário. No entanto, é muito importante que, durante o  período em que for trabalhar em casa, escolha um ambiente adequado para ali  realizar suas atividade profissionais  Não precisa ser um escritório todo equipado (se tiver ótimo!). Separe um espaço com mesa e cadeira, com os  utensílios de que vá precisar mais, como água, papel, caneta e afins evitando distrações de ter que ficar saindo para buscar algo que esqueceu.

  • Tenha horários para se alimentar

Não é por estar em casa que você não irá manter os horários habituais de suas refeições. Isto, aliás, é de extrema importância para sua rotina de organização e para a sua saúde.

  • Beba água e movimente-se

Assim como no escritório em casa também é importante manter-se hidratado. Além disso, não deixe de se movimentar – faça alongamentos, dê uma volta pela casa. São atividades simples que mantêm o nível de estresse controlado e o corpo ativo.

  • Hierarquize

Ao longo do período de Home Office, não haverá cobranças diretas por parte de seus superiores. Afinal de contas, eles não estarão com você. Por isto é importante que você se organize! Hierarquize suas demandas e distribua-as adequadamente na sua rotina de trabalho. Assim será mais fácil cumpri-las e entregá-las nos prazos.

Quem pode optar por colocar parte da sua força de trabalho para realizar suas atividades de forma remota, deve fazê-lo! Mas se optar por manter abertas as portas de seu empreendimento precisa, além de assumir as responsabilidades habituais, se preparar para enfrentar esses tempos de coronavírus. Dicas para quem decidiu manter seu estabelecimento aberto:

❏ mantenha um ambiente higienizado.

❏ mantenha seus funcionários numa distância de pelo menos 1,5 metro entre eles.

❏ Lave as mãos várias vezes ao dia, limpe as superfícies com álcool 70, não compartilhe itens pessoais (como copos/talheres/toalhas) e nem mesmo a própria mesa de trabalho.

❏ Mantenha os ambientes arejados.

❏ Onde há recepção, é prudente retirar o café, principalmente se for de garrafa térmica, para evitar a manipulação. E água somente em copos descartáveis.

❏ Funcionários com sintomas gripais devem se permanecer em casa por 14 dias.

Em um momento como este é de extrema importância a colaboração de todos para que possamos atravessar esta crise sem percalços. Previna-se.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Posts recentes

Siga a ACMinas

Assine nossa Newsletter

Receba nossa novidades em primeira mão por email.