Produtividade: durante e pós-pandemia

As nossas empresas estão sendo fortemente afetadas pelas restrições impostas no combate à pandemia da COVID 19. Para garantir a sustentabilidade e o futuro da empresa o empresário não pode simplesmente aguardar que as coisas melhorem e resolvam por si mesmas.

Sabemos que a PRODUTIVIDADE das nossas empresas pode e deve ser melhorada. Essa melhoria da PRODUTIVIDADE é uma garantia da sustentabilidade da empresa.

No momento atual, com a maioria das empresas com as portas fechadas, sem a visita dos clientes e sem faturamento, não há muito que possa ser feito com relação à PRODUTIVIDADE.

Entretanto, algumas ações podem ser praticadas visando, principalmente, a manutenção da sustentabilidade da empresa.

Assim, sugerem-se as seguintes ações:

 

  1. CAIXA FINANCEIRO : Atente para o uso das reservas para honrar os compromissos financeiros. Apesar das dificuldades, o momento exige uma busca de financiamento junto aos órgãos de governo. Essa ajuda tem sido oferecida e deve ser buscada com empenho pelas empresas e empresários que dela necessitem. Não desanime frente à burocracia e as muitas restrições colocadas. Seja persistente.

 

  1. PRINCÍPIOS : Muito pode ser feito dentro da empresa aproveitando esse momento de inatividade. Analise a missão e os objetivos da empresa frente ao “novo normal”. Continuam válidos? Precisam ser revistos e alterados? Agora é o momento para essa revisão, não após a retomada das atividades.

 

  1. CLIENTES : A pandemia mudou o mundo. Nada será como dantes. Precisamos reavaliar as necessidades e as expectativas dos nossos clientes. Certamente não serão as mesmas de antes da pandemia. Identifique com atenção e cuidado as novas demandas dos clientes. Com certeza existirão novas e diferentes demandas.

 

  1. PROCESSOS : Avalie os seus processos frentes às novas demandas, focando inicialmente os processos de venda e os processos principais do negócio, isto é, aqueles que produzem os produtos e serviços que atendem as necessidades dos clientes.

Observe os seguintes pontos:

A) compras “on line”, pelo celular e pelo computador, estão sendo fartamente utilizadas durante o confinamento imposto pela pandemia. Depois do relaxamento ou da eliminação do confinamento compras “on line” permanecerão em função da comodidade que oferecem. É o “novo normal”! Ajuste os processos de venda para essa nova configuração.

B) Faça uma reavaliação dos seus processos produtivos. Existem desperdícios nos processos? Os tempos de execução atendem à empresa e satisfazem as novas necessidades dos clientes? Podem ser simplificados? A burocracia pode ser eliminada ou reduzida? Ao fazer essa reavaliação dos processos problemas vão ficar aparentes. Identifique suas causas e elimine-as. Essa revisão nos processos vai contribuir para a melhoria de produtividade na sua empresa.

  1. CUSTOS e DESPESAS : Como fazer isto :   1 REAL vale OURO !!!

Racionamento de energia elétrica ( Luz, equipamentos, etc )

Racionamento de água ( Lavagem de pisos, passeios, objetos, plantas, etc )

Racionamento de combustíveis ( Gasolina, diesel, álcool,  gases, etc )

Racionamento na alimentação ( Base saudável, sem supérfluos, alimentos da estação )

Racionamento nos transportes ( Aplicativos, alugueis de veículos, taxis, deslocamentos programados para percursos / tempos mínimos, compartilhamento, etc )

Racionamento de horas trabalhadas ( máximo de produção – elaboração de produtos ou vendas – período definido )

Tudo isto devera ser medido , controlado e analisado :

Os custos e despesas que excederem o que foi definido ou planejado, no racionamento , devem ser considerados como DESPERDÍCIO de dinheiro ( É ouro escorrendo pelos dedos !!! ), a menos que as causas indiquem inviabilidade técnica ou operacional, por gerar efeito nocivos e prejuízos aos clientes e empregados .

Nestes casos as METAS de racionamento deverão ser redimensionadas, mantendo sempre o conceito :

1 REAL vale OURO !!!

É claro que as ações sugeridas não vão resolver todos os problemas do empresário e nem vão aprimorar a PRODUTIVIDADE da empresa. Mas, são necessárias nesse momento anormal que estamos vivendo. Passado esse momento anormal cada empresa e cada empresário deve persistir no aperfeiçoamento da sua gestão empresarial.

Boa sorte a todos os empresários. Não desanimem, isso vai passar!