Vice-Presidentes

Alessandra Alkmin Costa

Co-Founder da Plataforma Mulheres do Futuro. Co-Founder da startup ADDHERE. Co-Founder da Escola de Palestrante. Presidente do Conselho Empresarial da Mulher Empreendedora da ACMinas. Recebeu o Prêmio Educacional da Fundação Malala Yousafzai (Malala Fund) nas categorias Empreendedorismo e Educação Corporativa em 2018. Palestrante, Professora, Conteudista, Mentora de Alto Impacto para Mulheres, Impulsionadora de Conexões Autênticas Estudante de Futuros e Humanista.

Carlos Alberto Teixeira de Oliveira​

Atuou em várias instituições financeiras, como Executive Vice-Presidente/CEO do Safra National Bank of New York - NY - EUA; foi presidente do Banco de Crédito Real de Minas Gerais, e do BDMG - Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais, onde fundou o BDMG Cultural. Presidiu o Sebrae-MG e atuou como presidente dos Conselhos Deliberativso da Fundação João Pinheiro e do INDI. Foi Secretário de Planejamento e Coordenação Geral, de Minas e Energia e da Indústria, Comércio e Mineração do Estado de Minas Gerais. Atuou também como reitor da Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte e Diretor Financeiro Internacional e de Project Finance da Tenenge S.A. Presidiu a Agência Brasileira de Desenvolvimento e o IBEF Nacional - Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças. Preside a ASSEMG - Associação dos Economistas de Minas Gerais e é Coordenador-Geral do Fórum JK de Desenvolvimento. É presidente da MinasPart - Desenvolvimento Empresarial e Econômico Ltda. e de MercadoComum Comunicação e Publicidade. Ltda. É membro da Academia Brasileira de Ciências Contábeis e da Academia Nacional de Economia. Autor de vários livros, entre os quais se destacam "JK - 50 Anos de Progresso em 5 Anos de Governo". Participou por 21 vezes, como convidado especial, das Reuniões Anuais do BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento e do FMI/Banco Mundial.

Cledorvino Belini​

Formado em administração de empresas pela Universidade Mackenzie, em São Paulo, é pós-graduado em finanças pelo curso de mestrado da USP e MBA pelo FDC/INSEAD. Numa carreira de 44 anos na Fiat Automóveis, foi seu Diretor de Compras e, por 11 anos, seu Presidente para Brasil e América Latina. Em 2009 passou a integrar o Conselho Executivo do Fiat Group, a mais elevada instância mundial de comando do grupo. Também foi presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), entre 2010 e 2013. Exerce atualmente o cargo de Conselheiro de Administração independente do grupo JBS e, atualmente, preside a Cemig.

Fábio Guerra Lages​

Fundador e presidente do Conselho de Administração do Grupo Orguel. Dono de sólida experiência em gestão empresarial, inclusive por meio do PAEX e do PDA da Fundação Dom Cabral. É vice-presidente da Associação Comercial e Empresarial de Minas, tendo sido reeleito sucessivamente para a função desde 1997. Sua expectativa em relação à gestão que se inicia é de que continue a ser feito realizado um trabalho profícuo, direcionado para todos os segmentos empresariais, assim como à sociedade como um todo, participando e discutindo os assuntos relevantes, com transparência e sob o império da ética.

Hudson Lídio de Navarro

Atua na área de Direito de Empresa há mais de 30 anos. Titular da CONTRACTUS Sociedade de Advogados - Direito de Negócios com foco em Negociações e Contratos Públicos e Privados, Intermediação na compra, venda e constituição de empresas e parcerias de negócios, gestão corporativa e compliance; Fundador e Diretor Presidente, há 18 anos, da Câmara Mineira de Arbitragem Empresarial - CAMINAS, Sociedade Civil dedicada à resolução privada de litígios empresariais e interpessoais - ligada institucionalmente à CACB - Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil; Empresário no setor automotivo e de promoção de eventos de negócios, sendo um dos criadores e realizadores da Bienal do Automóvel, segundo maior evento do setor. É Conselheiro de Administração independente, afiliado ao IBGC, atuando em Conselhos de empresas do setor de Saúde e de Comércio.

José Anchieta da Silva​

Mestre em Direito Comercial pela UFMG, doutorando em Ciências Jurídico-Empresariais pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, José Anchieta da Silva é professor concursado de Direito Comercial da UFMG e docente na Faculdade de Direito Milton Campos. Exerceu o cargo de Secretário Geral da Escola de Advocacia da OAB/MG e presidiu o Instituto dos Advogados de Minas Gerais. Atuou ainda como Delegado da Comissão de Relações Internacionais do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil junto ao Mercosul. É membro do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais e das Academias Municipalista e Marianense de Letras. Atua como árbitro integrante da CAMINAS e da CAMARB. É presidente da Academia Mineira de Letras Jurídicas - AMLJ e titular de José Anchieta da Silva Advocacia.

José Epiphânio Camillo dos Santos

Natural de Pitangui, MG, é graduado em Administração de Empresas pela UNA; tem especialização em Informática Aplicada, pela ACTIM, Paris. Participou no IMD, em Lausanne, Suíça, da Seção Especial de Estudos "Globalizing the Brazilian Corporation in the 21st Century" e, em Fontainebleau, França, do PGA (Programa de Gestão Avançada) pelo INSEAD/FDC (The European Institute of Business Administration). Foi Diretor de Planejamento e Controle do BEMGE, onde também atuou como Vice-Presidente de Informática e Administração. Exerceu ainda as funções de Gerente de Sistemas da PRODEMGE, da Usiminas Mecânica e de Informática na FIAT Automóveis. É Conselheiro da Aliança Francesa e da Fundação Dom Cabral. Atuou como Delegado na COP16 (Conferência do Clima em Cancun, México). Foi membro do CNAB (Comissão de Automação Bancária da FEBRABAN) e Presidente da SUCESU, da ASSESPRO, Conselheiro da FUMSOFT, e Presidente do CIEE-MG (Centro de Integração Empresa-Escola).

Marcos Brafman​

Natural de Belo Horizonte, MG, é graduado em Engenharia Eletrônica e Telecomunicações pela PUC-MG e tem especialização em Análise de Sistemas pela UFMG. Profissional de TI desde 1974, atuou como programador de computador, analista de sistemas e gerente de sistemas em empresas públicas e privadas. Foi sócio fundador e CEO da empresa Maxis Informática, no período de 1991 a 2019. É presidente da Câmara Minas Gerais - Israel de Comércio e Indústria. Foi presidente da ASSESPRO - Associação das Empresas de Tecnologia da Informação, Software e Internet de Minas Gerais, presidente da Federação Israelita do Estado de Minas Gerais, conselheiro da FUMSOFT - Fundação Mineira de Software e vice-presidente da SUCESU- Sociedade dos Usuários de Informática e Telecomunicações de Minas Gerais.

Modesto Carvalho de Araújo Neto

Mineiro, natural de Belo Horizonte, é administrador e pós-graduado em marketing e finanças. É presidente da Drogaria Araujo, Vice-Presidente da Associação Brasileira de Farmácias. Iniciou sua carreira em empresas do setor financeiro e, em 1984, começou a trabalhar na Drogaria Araujo, empresa fundada por seu avô em 1906. Quatro anos depois tornou-se Diretor Comercial e Administrativo, num momento em que a empresa tinha apenas nove lojas, e foi o responsável pela implementação de inovações nas áreas de gestão, informatização de processos e profissionalização da empresa. Em 2004 assumiu a presidência da Drogaria Araujo, dando início a um plano de expansão, formulado em bases planejadas e sustentáveis que hoje, com mais de 220 lojas e empregando 7 mil colaboradores, detém o maior Ebitda do varejo farmacêutico.

Olavo Machado Junior

A defesa dos interesses da indústria, em suas próprias palavras, está no DNA de Olavo Machado Junior. Depois de atuar com o pai na Bell Brasil Eletrônica Ltda., criou sua primeira empresa aos 25 anos, a Machado Correa Engenharia, resultado de uma marca de sua família, o empreendedorismo. Sua atuação de empresário o levou participar de uma dezena de empreendimentos e a liderar, em entidades corporativas, diversas iniciativas em favor do setor produtivo de Minas Gerais. Em 1978 passou a integrar o corpo dirigente da FIEMG, entidade que presidiu entre 2010 e 2018, atuando - segundo suas próprias palavras - como "porta-voz do empresariado em diversas frentes". É, atualmente, vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria. Tem por princípio que a busca por resultados deve aliar geração de negócios com responsabilidade sócio-ambiental.

Ruy Barbosa de Araújo Filho

Sócio-fundador e Diretor da Arco Engenharia e Comércio Ltda, entre 1965 e 2003, e da Soinco - Sociedade Incorporadora e Construtora Ltda. - nesta, desde 1975 -, ambas dedicadas à Construção Civil e ao Mercado Imobiliário. Arco Administradora Ltda., que atua no setor de hotelaria desde 1997.

Sérgio Bruno Zech Coelho

Formado nas categorias de base do Minas Tênis Clube, Sérgio Bruno Zech começou sua carreira esportiva na natação, sendo depois, aos 17 anos, convidado para integrar a equipe de vôlei do Minas. Posteriormente, na equipe profissional do clube, foi campeão brasileiro e chegou à seleção nacional. Posteriormente, tendo se afastado das quadras, optou pela Economia, área na qual adquiriu sólida experiência em marketing e planejamento, áreas nas quais atuou em empresas como Cimetal, Grupo Tratex e Bolsa de Valores de Minas. Entrou para a Diretoria do Minas Tênis Clube em 1971 e atuou como diretor dos departamentos de judô e vôlei, além do Financeiro, Foi vice-presidente e depois presidente do Clube e, também, Secretário de Estado de Esportes gestão do governador Itamar Franco.

Wagner Furtado Veloso

Formado em Administração de Empresas pela UFMG, com MBA na Columbia University, nos Estados Unidos. Exerceu atividades profissionais na Fundação João Pinheiro, Açominas, Cia. Mendes Junior, Santa Casa de Belo Horizonte e Telemar. Presidiu a Fundação Dom Cabral, onde atua há 12 anos.

Wilson Nelio Brumer

É Gestor da B&P Investimentos e Participações e também Cônsul Honorário do Japão em Belo Horizonte. Foi Secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de Minas Gerais, presidiu a então Companhia Vale do Rio Doce - hoje Vale -, a Companhia Siderúrgica de Tubarão, e a Usiminas Mecânica e atuou como Diretor-Executivo da Acesita. Atualmente, participa dos Conselhos de Administração da Direcional Engenharia e da Medabil (nestas como presidente) e do Grupo CCR. É também membro do Conselho Consultivo da Transpes, empresa do setor de Transportes e, ainda, cofundador da Ômega Energia Renovável S.A.