Você sabia que agora ficou mais fácil criar e manter boas relações de crédito com o seu público? Com o cadastro positivo isto é possível.
O Cadastro Positivo é um banco de dados que reúne o histórico de pagamentos de pessoas físicas e jurídicas. Essas informações são utilizadas para montar seu histórico de crédito ou para a formação da sua nota de crédito, também conhecida como score, o que permite análises e concessões de crédito de forma mais completa, assertiva e segura.
Mas será que aderir ao Cadastro Positivo é o melhor pra mim?
A avaliação dos clientes de forma mais abrangente e justa possibilita oferecer taxas de juros mais adequadas para cada perfil. E esta segurança vai trazer muitos benefícios. Veja:
- Reduzir gastos com processamento de crédito e cobrança de inadimplentes, aumentar as suas vendas e, consequentemente, seu faturamento
- Impulso ao crédito seguro
- Queda da taxa de juros e spreads bancários
- Redução de taxas de inadimplência
- Aumento da oferta e demanda de crédito
- Mercado de crédito mais competitivo
- Aumento do consumo e, consequentemente, do PIB
- Impactos positivos na economia brasileira
Espera-se que com a popularização do Cadastro Positivo R$ 135 bilhões de reais sejam injetados na economia: R$ 9 bilhões em pagamentos de consultas, 137 milhões de pessoas cadastradas, entre físicas e jurídicas, 443 mil pessoas incluídas no sistema de crédito – todos os consumidores brasileiros passam a integrar automaticamente o cadastro
O que mudou?
A lei 12.414/2011 foi alterada e, desde 9 de julho de 2019, a inclusão ao cadastro positivo tornou-se automática para todas as pessoas físicas e jurídicas que busquem empréstimos, financiamentos, compram a prazo e, até mesmo, paguem contas de consumo, como as de luz e telefone.
O cadastro positivo é adotado de forma bem-sucedida em mais de 70 países. Com a nova lei o consumidor e as empresas continuam tendo a sua própria nota de crédito, mas agora de forma mais abrangente, já que ela passa a conter mais informações.
A pontuação de crédito estará disponível para o mercado para análise do perfil da pessoa ou da empresa. Mas os registros completos só poderão ser usados se estas autorizarem a consulta dos dados abertos do seu histórico de crédito.
Quem pode consultar: apenas comércio, serviços, bancos e financeiras.
Como eu sei o meu score ou o da minha empresa?
O Serasa Score estabeleceu um critério de pontuação com base no relacionamento do consumidor com o mercado. Disponível na internet, ele funciona por meio de pontuações, que vão de 0 a 1.000 pontos. Cada usuário é pontuado de acordo com a análise de uma série de fatores:
- Pagamentos de contas em dia
- Histórico de dívidas negativadas
- Relacionamento financeiro com empresas
- Dados cadastrais atualizados
A classificação de risco é feita segundo esta pontuação:
- Até 300 pontos há alto risco de inadimplência
- Médio risco entre 300 e 700
- Baixo risco, pontuação acima de 700 pontos.
Ainda não realizou o seu Cadastro Positivo? Entre em contato com nossos consultores (31) 3048-9566 – ramal 9529 – e fique por dentro dos benefícios que a Boa Vista SCPC e a análise cadastral podem trazer para o seu negócio ou empreendimento.
ACMinas: a sua empresa mais forte.