Câmara de Mediação Empresarial – a melhor solução para os conflitos da empresa

A Câmara de Mediação Empresarial da ACMinas é a solução mais rápida e barata para resolver  conflitos.
Todo empreendedor sabe que, em algum momento, sua empresa está sujeita a situações de conflito com outras, particularmente por questões financeiras. Isto, aliás, é inerente a qualquer tipo de atividade e a solução pela via judicial é demorada, onerosa e dificilmente satisfatória. Além disso, pode causar prejuízos para a imagem das empresas.
Hoje falaremos um pouco desses conflitos entre empresas e da melhor solução para eles.

Embates entre grandes nomes são constantes?

O que não faltam são histórias de empresas que acabaram passando por terríveis contendas,  pelos mais diversos motivos, que vão desde disputas internas – como a que aconteceu entre Ray Kroc e os irmãos McDonald pelo comando da maior rede de fast food do mundo – até casos de corporações prejudicadas por práticas desleais de concorrentes.
Isto, porém, não acontece apenas entre as grandes corporações. Na verdade, a maioria dos conflitos envolve empresas de médio e pequeno porte. Para elas é especialmente desgastante e oneroso fazer valer seus direitos. É para evitar situações como esta que existem as Câmaras de Mediação, como a da ACMinas, que buscam soluções negociadas entre as partes.

O que é Mediação Empresarial?

A Mediação é uma forma de solução extrajudicial de controvérsias em que uma terceira parte (o mediador) aproxima as partes, de modo que elas possam, de maneira orientada, negociar entre si uma solução que atenda a ambos de maneira prática, a custos reduzidos e – principalmente –  rápida. O acordo na mediação tem valor legal, previsto no Código de Processo Civil e na Lei 13.140/2015

O que é a Câmara de Mediação Empresarial ACMinas?

Criada por iniciativa do Conselho Empresarial de Assuntos Jurídicos da entidade, ela é constituída por profissionais especializados, com expertise para ajudar as empresas a solucionar satisfatoriamente, para ambas as partes, seus conflitos e pendências.
câmara de mediação empresarial ACMinas

Quem pode usar a Câmara de Mediação Empresarial ACMinas?

Qualquer empresa, independentemente de seu porte, forma jurídica de sua constituição ou ramo de atividade. Os associados da ACMinas têm condições especiais para utilizar os serviços que  a Câmara de Mediação oferece.

Benefícios

Conheça algumas vantagens de se recorrer à Câmara de Mediação Empresarial:

  • A duração média de um processo de mediação é de 40 horas, enquanto um  processo judicial dura em média 8 anos;
  • Preserva o poder decisório das partes;
  • Constitui-se em recurso eficaz na solução de controvérsias originadas por situações que envolvem os mais diversos tipos de interesses;
  • É um processo confidencial e voluntário, em que a responsabilidade pelas negociações entre as partes cabe a elas próprias, ao contrário da arbitragem e da justiça comum, em que a decisão sempre cabe a um terceiro;
  • Os recursos técnicos da mediação podem ser utilizados, inclusive, como estratégia preventiva, promovendo ambientes propícios à colaboração recíproca com o objetivo de evitar a quebra da relação entre as partes;
  • Sua aplicabilidade abrange todo e qualquer contexto de convivência capaz de produzir conflitos.

Solucionar impasses sem que seja necessário judicializá-los é bem mais simples. Principalmente quando se tem uma equipe de profissionais altamente qualificados e experientes, focados em ajudar.
Seja para aumentar potencial do seu negócio ou mediar um momento de crise, a ACMinas é a parceira certa. Seja um associado e conte sempre com o apoio desta entidade com mais de um século de representatividade empresarial, política, econômica e social.

Assine nossa Newsletter

Receba nossa novidades em primeira mão por email.