Prezado Associado,
A Associação Comercial e Empresarial de Minas está preocupada com os impactos que a pandemia do COVID-19 pode ter sobre sua empresa, o seu negócio.
Reconhecemos que se trata de uma pandemia inédita no mundo contemporâneo, com fortes impactos negativos globais e nacionais e, pelo seu ineditismo, revestido de um alto grau de incerteza.
A mudança na rotina das pessoas decorrente das determinações legais e recomendações da comunidade médica para o isolamento social provocará uma série de problemas nos negócios. Redução das vendas e do faturamento, dificuldades na gestão do caixa, inadimplência, faltas de funcionários, quebras contratuais, dentre outros.
Como lidar com essa nova realidade? É pensando neste difícil momento da realidade global e nacional que o Conselho Empresarial de Economia da ACMinas preparou esta cartilha. Ela busca responder as seguintes questões:
Quais os possíveis efeitos da pandemia do COVID-19 sobre a economia e as empresas?
Quais as medidas já anunciadas pelo governo para apoiar as empresas?
Quais as recomendações gerais podemos sugerir aos empreendedores para reduzir os impactos e riscos sobre os negócios?
Estamos vivendo tempos sem precedentes, mas temos a certeza que vamos superá-lo. E a Associação Comercial de Minas Gerais quer estar ao lado de suas associadas trazendo orientações que possam contribuir para reduzir o grau de incertezas que paira sobre todos os gestores.
Conte com o apoio da ACMinas.
Boa leitura.
Guilherme Leão – Presidente do Conselho Empresarial de Economia
Associação Comercial e Empresarial de Minas – ACMinas
1 – Quais os principais efeitos da Pandemia do COVID-19 sobre a economia e as empresas
3 – Medidas tributárias – Governo Federal
4 – Medidas tributárias administrativas – Governo Estadual (destaques)
5 – Medidas tributárias – Belo Horizonte (destaques)
6 – Crédito especial às empresas