3ª REUNIÃO DO CONSELHO EMPRESARIAL DE INOVAÇÃO E INDUSTRIA CRIATIVA 06-04

Participaram: o Presidente José Anchieta da Silva; o Coordenador dos Conselho Empresariais e Vice-Presidente da ACMinas, Marcos Brafman; a Presidente do Conselho Empresarial de Inovação e Indústria Criativa, Janayna Bhering; o Vice-Presidente José Epiphânio Camillo dos Santos, Fernando Santos, Jaqueline, Luciana Zanini Rocha, Mateus Garcia, Mauro Carrusca, Paulo Jelihovschi, Renata Horta e Tânia Mara Costa Leite.

Abertura: Presidente José Anchieta da Silva abriu a reunião ressaltando a importância desse conselho, que considera ser um dos mais atuantes da instituição, pela sua representação. Agradeceu a Presidente Janayna Bhering pela condução do conselho. E comentou sobre o projeto Crescer, que tem por objetivo visitar às grandes empresas da grande BH e tentar trazê-las para a entidade. E a partir de maio estará convidando os Presidentes de Conselho para participarem desses encontros.

O Coordenador dos Conselhos Empresariais, Marcos Brafman agradeceu o apoio constante do Presidente José Anchieta da Silva e a Presidente do conselho, Janayna Bhering pelo trabalho que vem desenvolvendo à frente do conselho. “Este conselho é de grande importância para a entidade, porque ele orienta os nossos associados para que saibam como inovar nesse ambiente empresarial complexo”. Sugeriu incluir na pauta do Conselho o acompanhamento de legislação e marcos regulatórios que estão sendo elaborados para o uso de novas tecnologias. A participação de especialistas é fundamental para que sejam criadas regras adequadas e compatíveis com o processo de inovação. Nesse exato momento, por exemplo, está sendo desenvolvido um projeto de regulação da IA no Brasil que será votado em breve pelo Senado Federal.

A presidente do Conselho, Janayna Bhering citou alguns trabalhos que o Conselho já vem desenvolvendo: participação e acompanhamento de discussões sobre o Marco regulatório, que irá mudar a forma de relacionamento de diversos negócios. E também sobre a Política Nacional de Mobilidade Elétrica. Essas pautas estão sendo estudadas e quando estiverem melhor estruturadas serão levadas ao conhecimento dos associados.  O conselho continua com os Pod cast, Inovação em pauta. Foram gerados mais de 50 artigos e entrevistas com atores do ecossistema que trazem cases reais, para que os associados entendam que inovação é para todos. E como pode ser aplicado aos seus negócios. Além disse o conselho, através de seus conselheiros tem desenvolvido artigos para newsletter. Temos trazido temas como Inteligência artificial, questões ligadas ao metaverso, ESG, fomento a startups e pequenos negócios e outros.  E foi realizado duas Webinares, sendo que uma delas teve como tema 5 G e foi realizada durante reunião plenária da Diretoria. E uma outra webinar sob a coordenação do Conselheiro Mauro Carrusca, com o tema: a Internet das Coisas (IoT) impulsionando um mundo movido a dados.

A conselheira Renata Horta sugeriu uma reflexão sobre a importância da renovação digital nas empresas e os desafios que as empresas terão que enfrentar. Abordando a velocidade digital, conexão com o alto sistema, como ampliar a conexão dos associados para eles viabilizarem a transformação digital, capacitação das pessoas.  Falou da importância das empresas designarem um responsável, e sugeriu a criação de um formato para que o conselho possa atuar no processo digital dos associados.

Luciana Zanini, Presidente do Conselho da Mulher Empreendedora, falou da necessidade de melhorar a automatização dos processos nas empresas.

Paulo Jelihovschi ressaltou que a mudança começa primeiro na cabeça das pessoas. E a partir do momento que a mente e o padrão comportamental mudam, aí conseguimos mudar determinadas práticas. A transformação digital envolve práticas organizacionais e formas de fazer as coisas.

Janayna sugeriu também aproveitar a parceria com o Sebrae MG como apoio no mapeamento das empresas.

Mateus Garcia comentou sobre a dificuldade de algumas pessoas na questão digital. As coisas não funcionam com o estalar dos dedos. Falta passar informações para desmistificar para entender que passar par 2.0, 3.0, 4.0 é investimento. E esse investimento tem que ter capital, tempo, pessoas. Uma das principais coisas que podemos fazer para ajudar, na velocidade, na eficiência, e em tudo, é informar, dar aulas sobre digitalização, para quem quer que seja que queira estar evoluindo no digital.

O Coordenador dos Conselhos Empresariais, Marcos Brafman sugeriu utilizar o DNA Empreendedor, que é uma parceria da ACMinas com o Sebrae, e que conta com a participação dos conselhos, para incluir o tema Inovação dentro desse projeto de capacitação. Lembrou da cartilha feita pelo Conselho de Inovação e sugeriu que ela seja atualizada.

Tânia Mara Costa Leite ressaltou em sua fala que a tecnologia não é nada sem as pessoas. E falou da importância da sensibilização. A fala de um consultor é importante para mostrar o caminho, mas as atitudes da empresa e dos gestores é mais importante. Trata-se da capacidade de mudança individual, através da sensibilização.

Mauro Carrusca a digitalização é uma evolução normal da tecnologia. E concorda com o que foi dito que a transformação digital começa nas pessoas. Pensando na forma como poderia ser levada essa matéria para as empresas, sugeriu a sensibilização através de mentorias. E sugeriu trazer cases de empresas que estão nesse processo de inovação.

Renata Horta deixou duas perguntas que devem ser feitas: Onde eu quero chegar? Onde minha empresa precisa chegar no futuro?

Marcos Brafman informou que o Conselho de Produtividade está preparando um evento para os associados “Mérito ACMinas – Destaque na Gestão”. Sugeriu Janayna fazer contato com o Presidente do Conselho, Carlos Alberto Villefort e verificar a inclusão do tema da inovação.

A presidente do Conselho, Janayna Bhering disse que a próxima reunião do Conselho deverá ser agendada em breve, para dar continuidade a esta pauta e ações. E o Conselheiro Mateus Garcia, estará inscrito para falar na próxima reunião.

Encerrando, o Presidente da ACMinas, José Anchieta da Silva e o Coordenador dos Conselhos Empresariais, Marcos Brafman agradeceram a participação de todos e deram por encerrada a reunião.

 

 

 

 

 

Pela Secretária Juliane Vidigal Maciel Viana

 

Compartilhe

Receba novidades por email

Assine nosso informativo

Não enviamos Span, apenas as última novidades.

Mais Lidos

Veja mais: