5 dicas para a sua loja se conectar com o novo consumidor

Por: Marta Machado – Presidente do Conselho Empresarial da Moda da ACMINAS

Que o comportamento de compra mudou todo mundo já sabe, mas informação sem ação não gera resultado nenhum. Por isso vou dar algumas dicas de ações para sua loja se preparar atender o esse novo consumidor, mas é para colocar em prática, viu?

  • Propósito motivante – Defina seu propósito e deixe-o explícito na sua loja (nas ações de Mkt, na equipe de vendas, nas redes sociais, no V&M, na etiqueta da roupa…), ele deve ser real (óbvio) a ponto de transbordar e contagiar a todos que se relacionam com a loja, clientes colaboradores e fornecedores.
  • Tenha um atendimento digital humanizado – Conexões pessoais são valorizadas como um diferencial de competitividade que vai além do preço. Interaja com seus seguidores nas redes sociais, jamais os deixe sem resposta, mesmo que a pergunta não esteja diretamente relacionada a compra. Comunique-se com seus clientes através de listas de transmissões do Whatsapp, mas responda cada um com atenção personalizada, seu cliente deve se sentir único.
  • Confiança – Estabeleça uma relação de confiança com o seu cliente que vá além de oferecer produtos e serviços de qualidade (isso é obrigação). Um exemplo de ação que ajuda a desenvolver a relação confiança é o envio de “malas” com peças pré selecionadas de acordo com a necessidade e o estilo do cliente, para casa dele.

As próximas duas dicas são mais inovadoras, podem parecer distante da realidade do seu negócio, e talvez mais difícieis de colocar em prática, mas por serem mais dificeis a loja que as aplica tem mais chance de se destacar da concorrência, pois como já dizia Walt Disney “Eu gosto do impossível porque lá a concorrência é menor”.

  • Preocupações Climáticas, sociais e ambientais – Isso mais parece pauta de reunião da ONU, mas acredite essa preocupação muitas vezes, ainda que de forma inconsciente esta presente na cabeça do seu cliente, embora ele não dê um google antes de sair de casa sobre quais marcas tem preocupações ambientais, pesquisas apontam que quando o consumidor encontra uma marca que tenha ações que demostrem preocupações com o meio ambiente ou preocupações sociais (sempre de verdade viu gente?) ele se conecta e fideliza mais com a marca. Você deve estar querendo me perguntar: Mas como posso fazer uma ação relacionada a esse tema que caiba na realidade da minha loja? Use a imaginação… mas já vou dar uma dica aqui super fácil: Coloque na loja um posto de coleta de roupas, e faça doações para instituições carentes.

Quantos cabides de plástico sua loja gera por mês? (estou falando dos cabides que vem dos fornecedores) Oque você faz com esses cabides que sobram? Use a criatividade e busque soluções inovadoras de como descart-los. E tão importante como colocar em prática, é comunicar isso para o seu público, portanto conte para seu cliente oque esta fazendo.

  • Fim da posse – Os consumidores estão deixando de gastar em coisas para investir em experiências, mas fique calmo, isso não significa que agora você vai ter que mudar o seu modelo de negócios para o aluguel ou que estamos de volta a época do escambo. Você só precisa entender a dinâmica desse novo mercado, oque muda é a abordagem, você precisa virar a chave o gatilho que você vai despertar no seu cliente, não é a vontade de comprar de um produto pela necessidade de possuir, mas sim a vontade de comprar um produto pelo prazer da experiência. Então… oque você tem feito para que a sua loja seja um ambiente de experiência que vai além da compra?

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