ACMinas realiza reunião do Conselho Empresarial de Turismo

A Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas) realizou a reunião do Conselho Empresarial de Turismo, na quinta-feira, dia 22 de julho.  Na oportunidade foram debatidos diversos temas, entre eles, o Manifesto dos Mineiros, Furnas, projeto de criação do Centro de Tradições Mineiras, apresentado pela Secretária de Estado de Cultura de Minas Gerais (Secult), e o Reviva Turismo.  

O presidente da ACMinas, José Anchieta da Silva, abriu a reunião lendo o Manifesto dos Mineiros aos brasileiros e afirmou que assim que todos assinarem o documento será encaminhado simultaneamente  aos presidentes da República, Jair Bolsonaro;  

do Congresso Nacional,  senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG); do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso; Governador Romeu Zema; presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Agostinho Patrus; Prefeito Alexandre Kaliu, além dos presidentes da Câmara Municipal, Nely Aquino e do Tribunal de Justiça, Desembargador Wilson Benevides.  

“Após a entrega, criaremos um comitê de monitoramento para fiscalizar o cumprimento do Manifesto. É preciso cobrar. Esse manifesto não é de direta, esquerda e nem de centro. Este manifesto é para o Brasil que ainda não existe e é dever de nossa geração de construí-lo”, ressalta o presidente da ACMinas.  

Para Octávio Elísio Alves Brito, presidente do Conselho Empresarial de Turismo da ACMinas, esse tema foi colocado nesta reunião para ressaltar o compromisso da entidade de caminhar com o pacto com o Brasil. “E acima de tudo, nosso  compromisso pessoal com a sociedade”, completa.  Outro que gostou muito da ideia de criar um manifesto foi Marcos Brafman, coordenador dos Conselhos Empresariais e vice-presidente da ACMinas. “A exemplo de 1943, esse manifesto é um farol para o Brasil que queremos e fará diferença para o País”, ressalta.  

Maria Elisa Ordones, membro do Grupo de Trabalho de Furnas, fez um breve relato de todo o trabalho realizado. Disse, por exemplo, que em maio, o governado participou da reunião para conhecer a realidade atual do Mar de Minas, que foi feito o pedido de tombamento do espelho d’água e que está agendada uma reunião no dia 2 de agosto, e o dia 9 de agosto é o prazo máximo para apresentar documento referente ao estudo de impacto a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). Além disso, foi encaminhada a ministra Carmem Lúcia a defesa do tombamento ao espelho d’água.  “Os pleitos continuam, mas agora com a mais firmeza estamos bem apressados, pois queremos fechar os trabalhos antes do fim do mandato deste governo”, acrescenta. 

Octávio Elísio Alves Brito pediu que Maria Elisa Ordones definisse quais são as ações que deverão ser feitas a partir de agora para que o Conselho Empresarial de Turismo dê andamento.   

Adriano Viana Espeschit, presidente do Conselho Empresarial de Mineração e Siderurgia da ACMinas, compartilhou que a Secretária de Estado de Cultura de Minas Gerais (Secult), recriou o Centro de Tradicionais Mineiras, que ficará no circuito Liberdade. “ O Centro atua na preservação da cultura mineira, como por exemplo, o folclore, cultura popular, festejos e  religiosidades entre outras coisas que devem ser resguardadas”, explica.  

Jorge Carlos Borges de Souza, presidente do Conselho Empresarial de Cultura da ACMinas, acha importantíssimo o retorno  Centro de Tradicionais Mineiras e falou também sobre o reunião com Maurício Canguçu, sub-secretário da Secult, propôs a formatação de plano de ação para capacitar empresários e seus contadores sobre a importância deles patrocinar projetos de leis de incentivo a cultura.  

Foram abordados ainda assuntos como a  proposta do Plano Estratégico Ferroviário de Minas com  a Fundação Dom Cabral e Ministério dos Transportes, do Destino turístico inteligente,  além do início das negociações para a transformação do Caraça em Patrimônio Cultural da Humanidade.

Tenha conhecimento da Ata da Reunião:

Reunião Conselho de Turismo 22 07 21

Confira a reunião!

 

Compartilhe

Receba novidades por email

Assine nosso informativo

Não enviamos Span, apenas as última novidades.

Mais Lidos

Veja mais: