AGRO É POP, MINERAÇÃO É TOP

Os que gostamos de Televisão temos assistido a um comercial institucional do Agronegócio bastante bem feito, agradável e ilustrativo, que divulga a importância fundamental do mesmo para a nossa vida, cuja conclusão é “Agro é TECH, Agro é POP, Agro é TUDO”.
À luz deste comercial e do verdadeiro “tiroteio” de que tem sido alvo a Mineração – especialmente no recente caso da extinção da RENCA, um imenso festival de desinformação, desconhecimento e incompreensão -, considero essencial que nós da Indústria Mineral, à luz do ocorrido, despertemos para a essencialidade de melhorarmos, profunda e urgentemente, a eficácia da comunicação da Mineração.
Para tanto e obedecida a limitação de espaço desta “Coluna do Mendo”, permito-me relembrar alguns “pilares” que, se vocês estiverem de acordo, proponho venham a ser considerados para embasar nossa Comunicação da Mineração à Sociedade e aos nossos diversos Stakeholders, a saber:

1. O QUE É MINERAÇÃO
No Prefácio do mais recente livro publicado pelo CEAMIN – Centro de Estudos Avançados em Mineração, intitulado “Mineração e Meio Ambiente – Análise Jurídica Interdisciplinar” (Editora Lumen Juris, Rio de Janeiro, 2017), escrevi meu conceito de Mineração com vistas à comunicação da mesma à Sociedade, a saber: “Mineração é a atividade que propicia aos seres humanos, mediante seus produtos, saciarem suas fomes biológicas, psicológicas, sociais e espirituais e concretizarem seus sonhos”, ou seja, Mineração é TOP!

2. A DIETA MINERAL DO SER HUMANO, HOJE
Neste mesmo Prefácio, acima citado, lembramos que a US National Academy of Sciences destacou que “Nos Estados Unidos, todo ano, cerca de 11,3 toneladas de novos minerais devem ser proporcionadas, por habitante, para se fabricar os itens de uso diário de cada pessoa – e crescente número destes minerais são importados”, ou, em outras palavras, para se viver bem, Mineração é TOP!

3. ROBÓTICA E MINERAÇÃO
Cada dia mais estamos entrando no mundo da robótica, autores como Jorge Félix considerando que, no Século XXI, “a robótica será para a economia o que a indústria automobilística foi para a economia do Século XX” e “The Economist” que “a fábrica do futuro será um galpão industrial cheio de robôs fabricando outros robôs”: como os robôs “nada mais” são do que “minerais empacotados”, em outras palavras podemos afirmar que, para a indústria do futuro ser, de fato, competitiva, a Mineração é TOP!.

4. MINERAÇÃO E PD&I
Como escrevi na “Introdução” de outro livro publicado pelo CEAMIN, intitulado “Direito Minerário em Execução” (Editora Mandamentos, Belo Horizonte, 2009), a “Mineração é simples na aparência, mas complexa na essência”. Por exemplo, algo que nem todos nós percebemos é que, como destaquei em uma “Coluna do Mendo” anterior, publicada aqui na “Minérios & Minerales”, intitulada “A jazida mineral, uma inovação tecnológica radical”, a Mineração exibe e demanda alto grau de tecnologia embarcada – e das mais sofisticadas! -, ou seja, também em Tecnologia, Mineração é TOP!

5. MINERAÇÃO E RECURSOS HÍDRICOS
Outra afirmativa a considerar, entre várias, é a do Instituto Brasileiro de Mineração-IBRAM – do qual, como então Diretor do BDMG, tenho o orgulho de ter sido o Coordenador de sua fundação, concretizada pelo Banco em 10 de dezembro de 1976 – constante, entre outras, da publicação ANA – Agência Nacional de Águas e IBRAM intitulada “A Gestão de Recursos Hídricos e Mineração” (2006), a saber, “Minerar sim, pois os bens minerais são essenciais à qualidade de vida almejada pela humanidade e à própria sobrevivência: mas fazê-lo com permanente atenção e todo cuidado no que respeita ao meio ambiente” [Fonte: “Mineração e Meio Ambiente”, publicado pelo IBRAM em 1992 (esgotado)]. Como não se vive sem acesso à Água, também em se tratando de Recursos Hídricos, Mineração é TOP!

Caras Amigas e Caros Amigos,

Em um Mundo midiático, com as redes sociais “a mil”, a batalha a ser vencida é a da Comunicação: vamos, pois, a ela, com o orgulho de sermos mineradores, pois como sabemos muito bem, para a Qualidade de Vida, a Mineração é essencial e é TOP!
Sucesso a todos no seu esforço de comunicar Mineração à Sociedade!!!

Compartilhe

Receba novidades por email

Assine nosso informativo

Não enviamos Span, apenas as última novidades.

Mais Lidos

Veja mais: