Ata- 1ª REUNIÃO DO CONSELHO EMPRESARIAL DE RECURSOS HUMANOS

1ª REUNIÃO DO CONSELHO EMPRESARIAL DE RECURSOS HUMANOS DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E EMPRESARIAL DE MINAS, REALIZADA NO DIA 31 DE MARÇO DE 2022, ÀS 17H00 VIA APLICATIVO ZOOM.

 

PARTICIPARAM: Presidente da ACMinas, José Anchieta da Silva; o Coordenador dos Conselhos Empresariais, Vice-Presidente Marcos Brafman; a Presidente do Conselho de RH, Eliane Maria Ramos de Vasconcelos Paes; Ceo da Cenarium Training, Marcelo Pirani; Vice-Presidente José Epiphânio Camillo dos Santos; Demais convidados: Adriana Avelar, João Bosco Varella Cançado, Luciana Zanini, Luiz Antônio Márcia, Mauro Carrusca, Mauro Werkema, Tatiana Villefort.

 

O Conselho Empresarial de Recursos Humanos da ACMinas se reuniu para ouvir a palestra do Ceo da Cenarium Training, Marcelo Pirani sobre o tema “Construindo ambientes de alta confiança”.

 

O Presidente José Anchieta da Silva deu as boas vindas a todos a mais um evento dos Conselhos. O presidente disse que cada Conselho tem uma singularidade excepcional. A vitalidade e funcionamento da ACMinas deve-se muito ao funcionamento operoso de todos os conselhos, inclusive a este Conselho, presidido pela Eliane Ramos. E agradeceu ao Coordenador dos Conselhos Empresariais, Marcos Brafman, pela condução dos conselhos da entidade.

 

Coordenador dos Conselhos Empresariais e Vice-Presidente, Marcos Brafman: agradeceu as palavras do Presidente Anchieta e seu apoio aos conselhos. Parabenizou a Presidente do Conselho, Eliane Ramos pelos trabalhos à frente do Conselho e pela posse como Presidente do Conselho da ABRH Brasil. Com certeza, fruto do seu trabalho à frente da ABRH de Minas Gerais. Cumprimentou a todos presentes e deu as boas vindas ao Ceo Marcelo Pirani, que traz um tema muito importante para as empresas associadas da ACMinas, especialmente nestes tempos de muita polarização. “Este é um assunto instigante, importante e cada vez mais necessário na condução das empresas. E até mesmo para sobrevivência das empresas. A liderança como exemplo de ética, tratamento humano e conquistando a confiança entre os liderados. Com certeza esta é uma grande oportunidade para reflexão sobre este tema”. Agradeceu a presença e participação de todos nesse trabalho voluntário que os 18 conselhos empresariais desenvolvem na ACMinas.

 

A Presidente do Conselho Empresarial de Recursos Humanos, Eliane Ramos agradeceu as palavras e disse que esse tema é instigante e torna-se cada vez mais necessário. E apresentou o convidado, com quem já tem feito alguns trabalhos em conjunto, Marcelo Pirani. “Estamos vivendo neste mundo da crise sanitária, que ainda não acabou. Temos alguns eventos presenciais, mas ainda não terminou. “Esta é uma crise antropológica muito forte, que tem mudado o nosso jeito de viver, o nosso jeito de trabalhar, o nosso jeito de consumir e o nosso jeito de relacionar com as pessoas. Estamos vivendo uma crise afetiva, e podemos ver que as separações aumentaram bastante e muitas pessoas se desligando das empresas. Nunca houve um numero tão alto de pessoas se desligando das empresas. E isso tem gerado um impacto na vida das pessoas. Além da crie geopolítica, nós seres humanos nascemos para estarmos conectados e precisamos trabalhar esse lado mais humano, o lado da generosidade, do cuidado, do servir ao outro. Os vetores são cada vez mais humanos. Esse momento aquece muito tudo que estamos vivendo. Basta ver o último episódio do Oscar, com o Smith, e todas as mídias falando. E não é julgar quem está certo ou errado. Faltou naquele momento inteligência emocional, para olhar para si, o alto conhecimento e fazer a gestão das próprias emoções. E o olhar para o outro também. Melhorar os relacionamentos. Sendo uma pessoa mais empática e cuidando dos relacionamentos. Por isso que o RH está tão em alta. Terceiro curso mais buscado pela Harvad nos últimos tempos e o RH está funcionando muito hoje como o co piloto do Ceo e do Presidente da empresa. E tem algumas competências que a gente tem que estar trabalhando bastante. Saber perdoar, saber perguntar, saber escutar, saber elogiar, saber ensinar. Que são coisas que não saíram de moda e precisamos falar dessas características mais humanas. Nós temos que ser mais humanos nas nossas relações profissionais e pessoais. Trabalhar relacionamentos é exaustivo. Não é fácil!” Disse, ressaltando a importância de preservar os relacionamentos. E passando a palavra para o Ceo Marcelo Pirani, pediu que ele falasse sobre confiança para que não haja medo nas equipes e nos relacionamentos e no cuidado diário nas relações. E citou a regra dos três “I” que são avaliados na contratação de uma pessoa. Integridade, inteligência e iniciativa da pessoa.

 

Exposição do CEO da Cenarium Training, Marcelo Pirani, especialista em Educação Corporativa foi convidado para falar sobre a importância de uma liderança ética e humana nas organizações e empresas. Marcelo Pirani falou sobre a importância da disseminação da cultura da ética entre as pessoas e nas organizações. E reforçou três filtros importantes que devem ser fortalecidos junto às equipes e, assim, gerar confiança nos ambientes profissionais: Integridade, Competência e Compaixão. Ao final, Pirani destacou a importância de se incentivar o voluntariado, forma pela qual se dá a atuação dos dirigentes da ACMinas. “Os trabalhos associativos nos ajudam a olhar o mundo de uma forma mais justa, próspera e com mais propósitos”.

A palestra completa encontra-se no canal Youtube da ACMinas.

 

 

 

 

Secretária: Juliane Vidigal Maciel

Compartilhe

Receba novidades por email

Assine nosso informativo

Não enviamos Span, apenas as última novidades.

Mais Lidos

Veja mais: