Conexão de universidade e empresas impulsionam inovação

Fundep e UFMG realizam o Outlab, programa de aceleração de negócios exclusivo à laboratórios. Dia 16/09, acontece evento de resultados da 1ª edição, que vai reunir profissionais de grandes empresas, pesquisadores e especialistas do ecossistema de inovação

A ciência, tecnologia e inovação desenvolvidas nos centros de ensino e pesquisa têm sido um dos principais motores da economia e desenvolvimento social das nações. Com o intuito de potencializar o conhecimento gerado nos Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) e impulsionar a interação entre Universidade e empresas para parcerias com foco na geração de novas soluções para a sociedade, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) realizam o programa Outlab: aceleração de negócios exclusivo para laboratórios.

Em sua primeira edição, equipes de 25 laboratórios da UFMG participaram de uma imersão de nove semanas para aprimoramento e expansão de suas áreas comerciais. Para apresentar os resultados alcançados por meio desta iniciativa pioneira, será realizado, dia 16 de setembro, o evento de encerramento do programa no modelo de Open Innovation – expressão usada para destacar a colaboração e relacionamento entre centros de pesquisas e empresas. Assim, a programação envolve Rodada de Negócios para a interação entre empresas e laboratórios participantes; Show Case para exposição das atividades dos laboratórios; seguida de cerimônia de encerramento e happy hour para mais networking.

 

IMERSÃO NO UNIVERSO DE NEGÓCIOS

 

Ao longo do programa, os integrantes dos laboratórios selecionados receberam conteúdos específicos sobre planejamento de negócios, marketing, vendas, entre outros; e tiveram metas de desenvolvimento estabelecidas pela equipe de aceleração. Com eventos periódicos para aproximação com o ecossistema, seis hubs de inovação foram visitados: Biotechtown, Mining Hub, Fiemg Lab, Centro de Inovação Unimed, P7 Criativo e Hubble. Os participantes puderam, ainda, se conectar a grandes empresas, como Gerdau, Magnesita, Anglo American, Samarco, Fiemg, Petrobras. Relações interlaboratoriais também foram formadas, possibilitando a efetivação de novas parcerias. Este trabalho gerou resultados relevantes contribuindo para aplicação da pesquisa científica ao mercado.

 

A coordenadora do Outlab na Fundep, Rayza Resende, acredita que os participantes tiveram uma visão ampliada de mercado e do potencial de cada um deles. “O principal ganho que os laboratórios tiveram foi um conhecimento sistêmico de todos os processos que envolvem um negócio. Eles desenvolveram habilidades que antes não faziam parte do seu cotidiano. Com a interlocução do programa, eles fizeram conexões dentro dos próprios laboratórios com o mercado externo”, diz.

 

Participante do primeiro ciclo do Outlab, Tiago Andrade, pesquisador e assessor de negócios do laboratório Nuclefar, conta que o grande aprendizado foi abrir as fronteiras do conhecimento e expandir a atuação para além da Universidade: “Foi excelente integrar o programa. Aprendemos a trabalhar com planejamento e estratégias para nosso posicionamento no mercado e também compreendemos melhor como o que fazemos na Universidade é relevante e pode ser aplicado na sociedade por meio das conexões e parcerias”.

 

O PROGRAMA

A iniciativa não envolveu custos para os laboratórios e consistiu em metodologias de vendas e sensibilização para o potencial comercial dos laboratórios. O programa aborda quatro áreas específicas: mercado, serviço, venda e pós-venda. A agenda contemplou palestras, workshops, orientação individual com agentes de aceleração e mentores (profissionais especializados para o acompanhamento), bem como bancas para avaliação e feedback dos resultados.

“Por meio de imersão, teórica e prática, o Outlab tem como objetivo aguçar o desenvolvimento de inovações no ambiente empresarial, agregar de valor na atividade econômica dos participantes e incentivar o surgimento de casos de sucesso que tenham efeito demonstrativo e multiplicador, visando acessar recursos fundamentais para a manutenção e aprimoramento das atividades de ensino e pesquisa”, explica Rayza Resende. Para ela, o programa tem caráter inovador por seu processo de imersão voltado especialmente para coordenadores de projetos e pesquisadores. “O programa tem o foco na conexão entre Universidade e o setor empresarial, por meio dos laboratórios. O grande diferencial é que a atividade não privilegia a geração de novas ideias. Ela visa a escalabilidade de soluções que já existem e estão em desenvolvimento. O método visa expandir o lado comercial dos laboratórios em que a equipe irá aplicar os aprendizados para alavancar os serviços”, explica Rayza.

 

Na primeira edição, 36 laboratórios se inscreveram no processo seletivo e 25 foram habilitados para participar.

 

CONHEÇA OS LABORATÓRIOS PARTICIPANTES

Clique aqui para saber mais sobre os centros de pesquisa.

 

EXPERTISE EM ACELERAÇÃO DE NEGÓCIOS DE ALTO IMPACTO

Idealizado como o primeiro programa de aceleração de laboratórios do Brasil, o Outlab é uma realização da UFMG e da Fundep. Sua proposta é baseada na expertise da Fundep de mais de quatro anos em pré-aceleração, aceleração e atuação no ecossistema de inovação e empreendedorismo. Com isso, foram selecionados experientes mentores e criada uma metodologia específica, baseada no funil de vendas e na realidade de cada iniciativa para garantir a prospecção ativa dos potenciais clientes.

 

Evento: Outlab – Open Innovation

  • Dia: 16 de setembro de 2019, segunda-feira. 
  • Programação base:

14h às 16h30 | Rodada de negócios – interação empresas convidadas e laboratórios participantes

15h às 16h30 | Show case – exposição laboratórios participantes

16h30 às 18h30 | Cerimônia de encerramento

18h30 | Happy hour de networking

 

  • Local: Fiemg – Av. do Contorno, 4456, BH/MG

 

  • Público-alvo: pesquisadores e empresários de grande/média/pequena empresa

 

  • Organização, agendamento de entrevistas e mais informações:

Comunicação Outlab | Fundep – (31) 9997-87200

comunicacao@fundep.ufmg.br 

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