Conselho de Economia fala sobre ações durante a pandemia da Covid-19

Guilherme Leão fez breve prestação de contas sobre o trabalho do grupo desde março de 2020, focado em ações direcionadas à pandemia. 

O presidente do Conselho Empresarial de Economia, Guilherme Velloso Leão, apresentou um balanço de atividades do núcleo durante a pandemia da Covid-19. O grupo se dedicou a ações de divulgação de informações econômicas aos associados, dentre elas as referentes às legislações de fechamento do comércio, regras de isolamento e distanciamento social nesse período, que teve início em março de 2020.

O balanço foi apresentado durante reunião virtual no dia 27 de setembro. Na ocasião, Leão relatou que o conselho desenvolveu cartilhas de orientação aos associados sobre cuidados e prevenção contra a Covid-19; gestão de capital de giro durante o fechamento do comércio e orientação de medidas tributárias, trabalhistas, de crédito, entre outros. 

O presidente ainda divulgou que o conselho chegou a analisar as sugestões de legislação de reforma tributária em discussão no Congresso, mas que foi decidido, após análise, não apoiar nenhum dos textos. Ele ainda destacou a defesa da entidade pela vacinação e medidas de prevenção contra o novo coronavírus, como o isolamento social, mesmo nos momentos mais duros para o comércio, porque a ACMinas entendeu que era a única opção no momento para a segurança de todos.

Além disso, o conselho ainda participa do grupo de trabalho para o projeto “Metrópole Viva, Inteligente e Humanizada”, que visa estabelecer sugestões para que Belo Horizonte se torne uma cidade cada vez mais internacional e atrativa para negócios e para o turismo.

O conselho também tem feito o boletim econômico, que divulga para os associados informações e análises econômicas sobre a conjuntura estadual e nacional, para que o empresário tenha uma fonte confiável para tomada de decisões. O vice-presidente do conselho, o economista Paulo Casaca, apresentou os dados do boletim mais recente, que é feito mensalmente. E ainda ressaltou que, toda terça-feira, é enviada para os associados uma newsletter com um resumo dos dados dos últimos sete dias.

 

IPEAD

Convidado para a reunião, o superintendente do Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (IPEAD – UFMG), Renato Mogiz Silva,  confirmou a instituição como parceira do projeto “Metrópole Viva, Inteligente e Humanizada” e apresentou pesquisas mais populares realizadas pela IPEAD, como a de Preços de Mercado, e estudos específicos de datas, como as festas de fim de ano e volta às aulas.

Reforma administrativa

Ficou acertado na reunião que o Conselho de Economia fará uma consulta entre os membros sobre a sugestão de reforma administrativa que está em discussão no Congresso, para que a ACMinas avalie a possibilidade de apoiar ou não o texto. 

Ata e apresentação:

Apresentacao IPEAD ACMinas II

Ata-001(1)

Confira o vídeo da reunião:

Compartilhe

Receba novidades por email

Assine nosso informativo

Não enviamos Span, apenas as última novidades.

Mais Lidos

Veja mais: