Diretor da ANM apresentou funcionamento do órgão em reunião

O Conselho Empresarial de Mineração e Siderurgia convidou, na última quinta-feira (07), o diretor da Agência Nacional de Mineração (ANM), Eduardo Leão, para apresentar o balanço de fim de ano e o funcionamento atual do órgão e as ações de modernização traçadas para melhorar os trabalhos.

Uma das observações que o diretor da ANM fez durante a palestra, é que apesar de os funcionários do setor de recursos humanos da Agência ser altamente competentes, existe uma baixa capacidade de gestão por parte deles. “Isso não é um mal. Nós não somos preparados para isso quando estamos no ambiente acadêmico”, comentou.

Segundo Leão, neste ano, o órgão desembolsou cerca de R$ 2 milhões de reais voltados para ações de capacitação de liderança para os funcionários. “São ações que precisam ser feitas devido a essa defasagem” explicou.

Leão também informou que após a criação da Agência, o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) foi extinto, transferindo seus 242 cargos para a ANM, que ao todo acumula 313 unidades DAS e “mais funções do que o DNPM tinha, só que com menos cargos”, de acordo com o gestor.

O baixo número de servidores também é uma preocupação da Agência. Quando criada ela tinha aproximadamente 848 servidores, mas de janeiro desse ano até o momento 58 deles se aposentaram, e atualmente o órgão conta com 790 funcionários, o que segundo Leão é um número insuficiente que dificulta a plena realização do trabalho.

Sobre a gestão, o diretor informou que a Agência elaborou relatórios de transparência para que a sociedade tenha mais tranquilidade em viver perto de barragens. Leão ressaltou que parte dos esforços da ANM se concentra em estabelecer a transparência e comunicação da autarquia com a sociedade. “Transparência e comunicação eram os principais problemas que nós tínhamos no DNPM. Para vocês terem uma ideia, a assessoria de comunicação da Agência nasceu esse ano”, afirmou o diretor.

Confira as fotos.

Compartilhe

Receba novidades por email

Assine nosso informativo

Não enviamos Span, apenas as última novidades.

Mais Lidos

Veja mais: