Gestão dos recursos hídricos e as enchentes em BH

A parceria entre o Conselho Empresarial de Sustentabilidade da ACMinas e a Sociedade Mineira de Engenharia resultou no seminário A Engenharia na Gestão das Enchentes Urbanas realizado na última quarta via plataforma digital reunindo especialistas, associados e autoridades. 

Por represar córregos para expandir ruas e avenidas em Belo Horizonte as enchentes têm se tornado recorrentes na cidade, principalmente nos períodos de chuvas. Em sua participação no seminário, o presidente da ACMinas, José Anchieta, relembrou as enchentes ocorridas no início do ano de 2020 – “O ciclo de chuvas se dá a cada ano e se nada for feito a repetição do desastre comparecerá em nossas agendas porque previsíveis. Portanto, é preciso agir e repensar nossa cidade, o que corresponde repensar a nossa vida, nosso modo de viver, devolvendo o nosso entorno à sua condição de um habitat natural” disse o presidente durante a abertura do evento. 

A presidente da Sociedade Mineira de Engenharia (SME), Virgínia Campos disse ser preciso um planejamento para evitar os prejuízos, uma vez que as previsões meteorológicas ajudam no planejamento das ações. Sobre as enchentes recorrentes na capital mineira, a presidente da SME disse: “uma das causas é o crescimento da cidade de forma desordenada em contramão do desenvolvimento urbano planejado com adoção de projetos e práticas sustentáveis.”

Confira na íntegra o Seminário e tenha acesso às apresentações: 

Painel 1 – Sergio
Painel 2 – Lizandro
Painel 2 – Marcia
Painel 3 – Mario 

 

Compartilhe

Receba novidades por email

Assine nosso informativo

Não enviamos Span, apenas as última novidades.

Mais Lidos

Veja mais: