Governança corporativa organiza e impulsiona a empresa

Governança corporativa organiza a gestão e impulsiona os negócios de uma empresa. Essa foi uma das inúmeras conclusões que se chegou ao final do Webinar que a Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas) realizou sobre o tema,  na última segunda feira, dia  28 de junho. O evento foi realizado de forma online.

A palestrante Monica Cordeiro, conselheira certificada e coordenadora geral do Capítulo Minas Gerais do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), define Governança Corporativa como o conjunto de práticas e princípios norteadores, de modo a alinhar as ações e os recursos aos objetivos da organização. Serve, também, para preservar e otimizar o valor da empresa, facilitar o acesso a recursos e contribuir para a sua longevidade. “Podemos dizer que a governança mostra a direção que uma empresa deve seguir para alcançar os resultados esperados. Na pratica, a governança é para qualquer tipo de empresa, incluindo as de cunho familiares e de menor porte”, explica. 

Para o presidente da ACMinas, José Anchieta, governança corporativa se baseia principalmente na ideia de transparência, tanto nos processos quanto nos indicadores. “A governança corporativa se tornou um tema fundamental dentro das empresas que desejam expandir com agilidade e de forma estruturada. Contudo, esse ainda é um assunto pouco discutido em estruturas menores, especialmente, as familiares”, ressalta o presidente 

Para Marcos Brafman, vice-presidente e coordenador dos Conselhos Empresariais eum dosparticipantes do evento, a governança corporativa assegura que os interesses dos administradores estejam alinhados aos dos donos do negócio. Ela garante que os processos e as estratégias sejam corretamente seguidos. 

Para Elaine Ramos, presidente do Conselho de Recursos Humanos, o setor de Recursos Humanos tem posição estratégica, uma vez que é responsável pela gestão das pessoas envolvidas na empresa e por isso pode criar a cultura voltada para a melhoria de processos.

Sobre o IBGC 

Na oportunidade, Monica Cordeiro explicou ainda o que é o IBGC. Segundo ela é uma organização sem fins lucrativos, referência nacional e internacional em governança corporativa. O instituto contribui para o desempenho sustentável das organizações por meio da geração e disseminação de conhecimento das melhores práticas em governança corporativa, influenciando e representando os mais diversos agentes, visando uma sociedade melhor.

Fundado em 27 de novembro de 1995, em São Paulo e desenvolve programas de capacitação e certificação profissionais, eventos, além disso,atua regionalmente por meio de sete capítulos nos estados de Ceará, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Mais informações: 

Sandra Mara 

(31) 99689.0833

Confira o Webinar!

Compartilhe

Receba novidades por email

Assine nosso informativo

Não enviamos Span, apenas as última novidades.

Mais Lidos

Veja mais: