Inovação no mercado da Construção Civil

Entrevistado: Flávio Vidal Cambraia – Gestor Executivo da MRV, Inovação e P&D

Inovação em Pauta 10, 30/07/2020

A moradia é um direito humano universal. Embora existam diversos modelos baseados em inovações incrementais, a forma de construir casas e apartamentos pouco mudou ao longo dos anos. Nesse sentido, vale perguntar: as necessidades dos núcleos familiares atuais pautam as inovações na construção civil? E ainda: o quanto estamos avançando rumo a cidades inteligentes?

O contexto da pandemia trouxe demandas bastante significativas para o setor da construção civil, desde a construção de hospitais em tempo recorde até a mudança na forma de se relacionar com clientes, colaboradores, fornecedores ou acionistas.

Nesse cenário, algumas tendências se destacam no radar dos avanços tecnológicos e da sustentabilidade. Uma delas é a biomimética, que lê e analisa a natureza para aplicação na vida cotidiana. Em Hong Kong, por exemplo, é possível ver andaimes de bambu no canteiro de obras de prédios modernos.

Construção verde, impressão 3D, pré-moldados, super cimentos, cimentos inteligentes: a construção civil está em constante transformação. E para nos conectar às tendências do setor, ninguém melhor que Flávio Vidal, o gestor executivo responsável pelo time de inovação e P&D da MRV.

Trata-se de uma companhia que se destaca por fazer da inovação um valor imprescindível para o negócio. Tanto empenho rendeu muitas conquistas, entre elas o título de Empresa Mais Inovadora do Brasil (Prêmio Whow). A mais recente delas é o Prêmio Smart 2020, no qual a MRV foi eleita a Empresa Smart do ano, graças ao trabalho do time MIA, de inteligência artificial instituição.

Acompanhe a íntegra da entrevista com Paulo Vidal em nosso canal no YouTube e confira, neste artigo, os principais destaques da décima edição do Inovação e Pauta sobre o modelo de negócio que orbita a construção civil.

Boa leitura!

AS INOVAÇÕES QUE IMPACTAM A CONSTRUÇÃO CIVIL – Construindo sonhos e transformando a sociedade.

A paixão pelas invenções tecnológicas e o olhar estratégico sobre a gestão são aspectos que se destacam na caminhada profissional de Paulo Vidal desde os seus primeiros passos, ainda na graduação em engenharia civil.

A tecnologia sempre foi vista por ele como uma impulsionadora de melhorias em todos os processos, sendo a inovação tanto uma meta quanto um meio de ampliar horizontes e promover avanços na forma de fazer construção civil com excelência.

Há cerca de cinco anos, começamos um processo de embarcar a tecnologia no dia a dia da MRV, acompanhando um momento de grande crescimento da empresa. Depois de um certo tempo nesse processo, fui convidado pela presidência para assumir exclusivamente a área de inovação, visando acelerar a implantação de novas tecnologias.

Essa preocupação da MRV em investir em tecnologia ao vislumbrar os passos futuros diante do crescimento dos negócios se justifica totalmente uma vez que a inovação é fator real de perenidade e aumento da competitividade.

Além disso, evidências comprovam que as empresas podem, sim, melhorar a vida das pessoas e transformar o mundo para melhor. Tal afirmação faz pensar sobre o significado da inovação em um segmento tão tradicional e necessário como o da construção civil.

Paulo Vidal destaca que a MRV sempre foi uma empresa muito inovadora, com o propósito de construir sonhos e transformar o mundo. Esse propósito se revela na contemplação do antes e depois de um projeto que envolve a criação de um complexo de moradias, por exemplo.

Para ele, ainda que a construção civil ainda é um segmento atrasado em relação a outros no que diz respeito à inovação, é possível apostar no Brasil e seguir um caminho de transformação e descoberta de novas tecnologias, abraçando oportunidades para seguir melhorando a vida das pessoas.

A MRV tem sido, de fato, uma protagonista nesse processo. Não é à toa que um a cada 200 brasileiros mora em um imóvel erguido pela construtora. Nos últimos anos, a empresa tem se empenhado promover a realização do sonho da casa própria, transcendendo a dimensão da construtora para fazer parte de um ecossistema de moradia.

Assim, a inovação segue ditando o ritmo da apresentação de soluções residenciais na empresa. Parcerias com startups de loteamento, ações voltadas para a locação de imóveis e consolidação de negócios multinacionais são alguns dos projetos marcados pela evolução tecnológica na MRV.

Esse caminho também engloba a jornada do cliente, com foco na formatação do e-commerce, bem antes das necessidades de presença digital trazidas pela pandemia do coronavírus.

EXPERIÊNCIA DIGITAL DE PONTA A PONTA NA CONSTRUÇÃO CIVIL – Antecipando futuros de consumo e experiência

A MRV criou um sinergia entre as áreas de TI e vendas para implementar uma experiência de compra totalmente ancorada em ferramentas digitais, visando a consolidação de uma jornada online de satisfação e personalização.

Esse processo, que contou com a parceria de startups, teve seu teste de validação proporcionado justamente pelo contexto da Covid-19. A plataforma da MRV já estava funcionando de forma localizada e, com a pandemia, ela foi estendida para todo o país e o resultado foi a manutenção da performance de vendas da empresa.

Nesse sentido, Paulo Vidal destaca que o modelo de negócios da MRV sempre se pautou pelo reconhecimento da importância que a conquista de uma moradia digna tem para a vida das pessoas, sem perder de vista as tendências no contexto da construção civil residencial.

Vale ressaltar que as condições da habitação são fator fundamental, inclusive, para as ações de promoção da saúde e de combate a doenças como a Covid-19. Já existe entre os cientistas, há anos, uma corrente que defende a importância de se considerar a redução das desigualdades sociais que tornam certos grupos mais vulneráveis a problemas de saúde.

A construção civil também é chamada a contribuir nesse processo a partir da implementação de práticas sustentáveis de realização dos empreendimentos, com ações que atentem para a preservação ambiental, a redução de resíduos e o reaproveitamento de materiais, entre outros aspectos.

A busca pela simplificação dos processos com foco tanto em inovações incrementais quanto disruptivas também é uma busca constante da construtora. O estudo e aperfeiçoamento de produtos e serviços considera que mesmo as menores transformações são capazes de gerar grandes melhorias.

Essa visão se traduz nos números do investimento em inovação realizado pela MRV: de 2015 a 2019 foram cerca de 250 milhões de reais aplicados em projetos de transformação digital. Em 2020, a previsão de orçamento para inovação está na casa dos 70 milhões de reais.

A empresa tem seu o próprio laboratório de inovação em sua sede e participa ativamente do Órbi Conecta, que uma referência para startups, somando experiência com parceiros externos ao mesmo tempo que cultiva a inovação em seu próprio DNA.

Paulo ressalta que a MRV está sempre em busca de parcerias, nacionais e internacionais, para fortalecer a rede de inovação, cultivando experiências que possibilitam a consolidação de ambiente, cultura e diálogo em prol do desenvolvimento tecnológico.

Esse caminho de melhorias contínuas promove, também, a colaboração entre os fatores humano e tecnológico à medida em que a construção civil segue cumprindo seu importante papel no cenário econômico mundial.

REALIDADE E HUMANIDADE AUMENTADAS – A construção de um mundo melhor, humano e tecnológico.

Como entusiasta da inovação, Paulo Vidal acredita que a tecnologia não vem para substituir o capital humano de forma absoluta mas, sim, para potencializar as ações humanas capazes de transformar a sociedade e criar um mundo melhor.

É com esse olhar que a MRV se abre para parcerias também no campo da pesquisa e desenvolvimento, consolidando um projeto para desenvolvimento de materiais e processos junto a fornecedores, com apoio da rede Senai-Fiemg.

A empresa percebeu que as experiências de melhoria de processos estavam acontecendo de forma descentralizada, ao mesmo tempo que os fornecedores se colocavam à disposição para criar soluções em conjunto.

Dessa observação estratégica nasceu o centro de pesquisa e desenvolvimento da construção civil da MRV em parceria com o Centro de Inovação e Tecnologia (CIT) Senai Fiemg, que possibilita o intercâmbio de saberes entre pesquisadores e técnicos com propósito de gerar ganhos econômicos, sociais e ambientais.

O projeto inclui iniciativas que abrangem a capacitação de colaboradores, a experimentação de novos produtos e o desenvolvimento de métodos construtivos, gerando valor não só para a MRV mas para todos os membros do ecossistema da construção civil.

Assim, a MRV ressignifica o seu papel protagonista no mapeamento e no desenvolvimento de tendências futuras na construção civil a partir do investimento contínuo e inovação e transformação digital.

Paulo lembra que a inovação está alinhada ao crescimento da companhia e, por isso, a tecnologia é pensada e implementada tendo em vista a experiência do cliente e a qualidade dos produtos e serviços, sempre atentos às novas tendências.

Nesse cenário, um exemplo que o gestor destaca é o BIM (building information modeling) ou modelagem da informação da construção na tradução. Essa tecnologia permite o fornecimento de detalhes relacionados a todas as etapas do planejamento de uma construção, disponibilizando-as a todos os profissionais envolvidos.

Para Paulo, a melhoria na qualidade dos processos de informação desde a aquisição do terreno até a entrega do empreendimento e o acompanhamento pós-venda é um grande potencial, que continuará a ser desenvolvido nos próximos anos.

Outro exemplo de sucesso no emprego da tecnologia na construção civil dentro da própria MRV, é o uso da inteligência artificial para atendimento ao cliente. A plataforma foi atualizada ao longo dos anos e, recentemente, passou por uma reformulação que a tornou mais ágil, melhorando o fluxo das conversas e a compreensão das necessidades do consumidor.

Já pensando nas mudanças demandadas pela pandemia do Covid-19, Paulo enxerga que o compartilhamento de serviços e espaços é uma tendência que irá se consolidar. É o que nos sinaliza o uso de lavanderias compartilhadas ou a aquisição de ferramentas para ajudar em pequenas tarefas domésticas de forma conjunta pelos moradores do condomínio.

É a inovação para todos, inserida no dia a dia para facilitar a vida das pessoas, gerando valor para a própria empresa e para os clientes, que têm a vida transformada a partir das soluções tecnológicas pensadas para otimizar toda a cadeia da construção civil e, consequentemente, a sociedade.

Redação: Francis Aquino Fernandes e Thaís Helena, para o canal Inovação em Pauta. Entrevista realizada no YouTube em 30/07/2020.

SOBRE A MRV

A MRV é a única construtora presente em mais de 150 cidades do Brasil, com mais de 4000 projetos entregues em 22 estados e no Distrito Federal. Tamanha abrangência faz da empresa a líder em imóveis residenciais no mercado da construção civil e a posiciona como maior construtora de imóveis econômicos da América Latina. São mais de 40 anos, desde a sua fundação em Belo Horizonte, promovendo a realização do sonho da casa própria para milhares de pessoas.

Conheça: https://www.mrv.com.br/

ÓRBI CONECTA

O Órbi, localizado em Belo Horizonte, MG, foi criado em 2017, a partir da iniciativa de empreendedores da comunidade de startups San Pedro Valley, juntamente com grandes corporações brasileiras: MRV Engenharia, Inter e Localiza. Às três somaram a Rede Mater Dei de Saúde e a Sociedade Inteligência e Coração (SIC). Ambientes e projetos corporates e startups, são desenvolvidos cinco pilares da vida humana: finanças, habitação, mobilidade, saúde e educação.

Conheça: https://orbi.co/

SOBRE O CANAL INOVAÇÃO EM PAUTA

Como o objetivo de desmistificar o conceito de inovação, nasceu o programa Inovação em Pauta, um canal de conteúdo no Youtube, Facebook, Instagram e LinkedIn que promete informar, inspirar e principalmente apresentar de forma clara e simples como o ecossistema da inovação se movimenta em Minas Gerais e no Brasil.

O programa representa uma imensa oportunidade de se manter atualizado sobre tudo o que é feito e por quem são feitas as inovações mais relevantes no mundo de hoje, o que está acontecendo no Brasil e no mundo, quais as principais tendências e como não ficar de fora dessa transformação digital.

São três idealizadoras, Alessandra Alkmim e Janayna Bhering, especialistas em tecnologia, inovação e empreendedorismo, com forte atuação no mercado. Francis Aquino é jornalista empresarial e atua fortemente na identificação de oportunidades, divulgação e promoção do capital intelectual brasileiro.

Programação: todas as quintas-feiras, às 19 horas, ao vivo no Youtube.

Acompanhe nossos conteúdos:

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UC8cSAIN5bAnHAUvyIXY9oHQ

Instagram: https://www.instagram.com/inovacaoempauta/

Facebook: https://www.facebook.com/inovacaoempauta/

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/inova%C3%A7%C3%A3oempauta/

E-mail: contatoinovacaoempauta@gmail.com

FONTES DO E-BOOK:

“Sete tendências na construção civil – o que você precisa saber”

https://www.startse.com/noticia/nova-economia/inovacao-na-construcao-civil-7-tendencias-para-2020-que-voce-precisa-saber

“Inovação na Construção Civil”

https://constructapp.io/pt/inovacao-na-construcao-civil-7-novidades-que-voce-precisa-conhecer/

“CIT Senai Fiemg terá primeiro centro de pesquisa e desenvolvimento no Brasil em parceria com a MRV”

https://www7.fiemg.com.br/noticias/detalhe/cit-senai-fiemg-tera-primeiro-centro-de-pesquisa-e-desenvolvimento-no-brasil-em-parceria-c

“O impacto do BIM na construção civil”

https://www.mega.com.br/blog/o-impacto-do-bim-na-construcao-civil-1513/

“Com ou sem coronavírus, a MRV aposta que você nunca mais vai comprar um imóvel do mesmo jeito”

https://www.mrv.com.br/institucional/pt/relacionamentos/noticias/com-ou-sem-coronavirus-a-mrv-aposta-que-voce-nunca-mais-vai-comprar-um-imovel-do-mesmo-jeito

“MRV lança nova assistente virtual para aprimorar a experiência dos seus clientes”

https://www.mrv.com.br/institucional/pt/relacionamentos/noticias/mrv-lanca-nova-assistente-virtual-para-aprimorar-a-experiencia-dos-seus-clientes

“Covid não é pandemia, mas sindemia: o que essa perspectiva científica muda no tratamento.”

https://www.bbc.com/portuguese/internacional-54493785

“Sustentabilidade na construção civil: o que é preciso saber”

https://www.terra.com.br/noticias/dino/sustentabilidade-na-construcao-civil-o-que-e-preciso-saber,b359b4a68260786f3f916693da64b088t60bmjwl.html

Compartilhe

Receba novidades por email

Assine nosso informativo

Não enviamos Span, apenas as última novidades.

Mais Lidos

Veja mais: