Mediação de conflitos empresariais é passo fundamental antes de possível judicialização

O Conselho Empresarial de Relações Internacionais se reuniu na sexta-feira, 20 de agosto, para apresentar aos associados e convidados a mediação de conflitos empresariais como conceito e ferramenta importante no mercado nacional e internacional.

A diretora executiva e fundadora da Câmara AEB de Mediação de Conflitos, Paula Mark Sady, foi a convidada do dia e falou sobre o protagonismo e o trabalho da CAAEB, especializada em mediação de conflitos empresariais nacionais e internacionais. 

Paula destacou o trabalho do mediador em momentos de desencontros comerciais. “O mediador é um facilitador de diálogo, ele não conduz, ele não diz. A AEB entendeu que ofertar ao mercado uma câmara ela própria trazia uma credibilidade e poderia ajudar o mercado a ver com outros olhos para resolver os problemas de forma mais eficiente, sustentável e de fazer a manutenção de suas relações e preservar as reputações das empresas. A gente sabe o quão é difícil conquistar uma relação comercial e o quão é difícil perder essa relação’, explicou a advogada.

A diretora da CAAEB também destacou que é importante que os novos advogados já tenham como rotina buscar a mediação antes de qualquer decisão de judicialização de conflitos. E que os profissionais chamados carinhosamente de “velha guarda” também sejam instruídos e que busquem a negociação sempre como processo inicial.

Representante da CAAEB em Minas, a advogada Valéria Mattoso, do Serpa Group, falou sobre como a mediação pode também representar uma redução nos custos, financeiros e reputacionais. “O custeio de um litígio vai além do custo financeiro. Em um litígio, o conflito empresarial dá um ‘stop’ na relação comercial e isso não é vantagem para nenhuma das partes”, disse.

Ao fim do encontro, o presidente do Conselho Empresarial de Relações Internacionais, Cláudio Motta, agradeceu a participação de todos e anunciou que, na próxima sexta-feira, 27 de agosto, será realizado um encontro sobre compliance, como foco em Portugal.

Confira a reunião completa!

Conheça a CAAEB:

CAAEB_FOLDER_0208

Compartilhe

Receba novidades por email

Assine nosso informativo

Não enviamos Span, apenas as última novidades.

Mais Lidos

Veja mais: