O Conselho Empresarial de Mineração realizou, no dia 28 de setembro, o quinto webinar da série “Mineração em Terras Indígenas”, em parceria com a Organização Mineronegócio, Febrageo e Sociedade Mineira de Engenheiros. O tema do encontro virtual foi “A Visão Indígena – Olhar Feminino”. A reunião foi conduzida pelo presidente do Conselho Empresarial de Mineração e Siderurgia, Adriano Espeschit, e teve a participação da presidente do Conselho Empresarial da Mulher Empreendedora, Alessandra Alkimim, da presidente da organização Women in Mining e associada fundadora da Mineronegócio, Patrícia Procópio, e Rolf Georg Fuchs, associado fundador da Mineronegócio.
Falaram aos participantes as mulheres indígenas Cisnea Meneses Basílio, geóloga e especialista em auditoria e perícia ambiental, coordenadora do Núcleo para Desenvolvimento e Integração da Faixa de Fronteira do Estado do Amazonas; e Eliene Rodrigues Putira Sacuena, da etnia Baré, biomédica, mestra em Antropologia na área da bioantropolgia e doutoranda em Antropologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA), membro da Articulação Brasileira de Indígenas Antropóloges (ABIA), assessora da Associação dos Povos Indígenas Estudantes da UFPA e técnica na Coordenação Estadual de Saúde Indigena e Populações Tradicionais do estado do Pará.
Nas palestras, ambas as representantes dos povos indígenas apresentaram os efeitos da mineração em terras indígenas e propuseram que qualquer consulta sobre atividade minerária deve ser feita de forma correta com lideranças representativas dos povos, em assembleias.
Mineração em Terras Indígenas
A série já realizou os seguintes encontros neste ano:
13 de abril – O Exemplo do Canadá
17 de maio – Situação Legal Brasileira
24 de junho – Interesse Nacional – Consulta às Comunidades Indígenas
27 de julho – A Visão Indígema – Parte 1
E o núcleo ainda tem, em agenda futura, as reuniões:
Uma abordagem Antropológica
A Visão Empresarial