O lado maternal do gerenciamento

Por Eliane Ramos, em O Tempo. 

Mãe está sempre pronta para fazer o que precisa e conseguir ir além do necessário. Existem melhores gestoras do que as mães?

Estava Viajando a trabalho quando meu filho mais velho me enviou uma mensagem dizendo que não se sentia bem. Providenciei a assistência, pedindo ajuda ao meu marido, grande companheiro, e à amiga médica, que é meu anjo da guarda. Marido e amiga que cuidam! Tinha uma reunião que, para minha sorte, era com uma mulher, profissional e mãe. Cliente que cuida! Antecipamos o nosso encontro e pude chegar a tempo para trata-lo. É verdade de que minha mãe já tinha tomado o cuidado de avó, mas enquanto não vi a carinha dele, o meu coração não sossegou. Mãe que cuida! Afinal, a maior empresa que administramos é a nossa família – a minha leva o nome dos meus filhos.

Permanecer no mercado não é uma escolha para todas as mulheres. O importante é que, se você optar pela carreira, precisará da força do seu companheiro que cuida, através do apoio e orgulho pela esposa, que, como o marido, é profissional, companheira e dona de casa. E, claro, após a maternidade, um pai e uma mãe que cuidam! Se não houver esta parceria tudo será mais difícil.  

Nunca se falou tanto em propósito. Cada vez mais, todos nós sabemos, o trabalho precisa estar alinhado com a nossa essência pessoal. Então, como fazer quando o desejo de ser mãe também faz parte das suas conquistas? Com a minha experiência, acredito que a satisfação no trabalho vem com muito mais foco, energia, resiliência e forte vontade de resultados, quando você se realiza como mãe e na carreira que escolheu. O tempo é precioso, conciliar todos os planos não é fácil, mas precisamos mirar na qualidade e intensidade em tudo que praticamos. Estar presente e inteira em cada momento, sermos protagonistas das nossas vidas. A grandeza da maternidade multiplica o desejo de sermos responsáveis pela nossa carreira, nos sentindo encarregadas em proporcionar a melhor educação possível para os filhos.

Da mesma forma, a gestão está relacionada ao cuidado humano, característica comportamental geralmente percebida como mais feminina, que deve ser assimilada com reserva, pois, assim como existem homens mais empáticos e com as relações interpessoais mais aguçadas , há mulheres que não são deste jeito. Pesquisas comprovam a inexistência de diferenças comportamentais entre homens e mulheres. Aquele pensamento equivocado de desigualdade está muito mais ligado à nossa cultura e ao preconceito, e, felizmente, está mudando!

É maravilhoso ter sempre a mãe ao nosso lado, principalmente porque o mundo não é tão maternal e amoroso como a mãe sabe ser. Igualmente bom é cultivar nossas amigas, alicerce e segurança para a troca da sabedoria feminina. E você, gestor (a), sabe demonstrar cuidado maternal? Gestor que cuida! O gerente com coração de mãe se importa se o seu colaborador chegou no local de trabalho sem o casaco ou se tomou um bom café pela manhã, se está realizado, e como pode proporcionar o melhor ambiente para que cada um se automotive.

Guimarães Rosa escreveu: “O que a vida que da gente é coragem”. Coragem para gerir como mães. Filho não vem com manual, liderança também não tem receita pronta, pois cada um é um, mas precisamos construir habilidades nas características que são profundamente humanas. Brené Brown nos apresenta o conceito de liderança atrevida ou ousada, pois nem sempre teremos as respostas certas. Precisamos enfrentar as conversas e situações difíceis para fazer um bom trabalho com os nossos filhotes, assim como devemos ser vulneráveis, sim, como por natureza todos nós já somos. Um gestor investe no desenvolvimento dos corações e mentes dos seus lideres e equipes e, como uma mãe, saber doar o maior amor do mundo.

“Motherholic” sendo workaholic, mulheres que acreditam que merecem o sucesso profissional, mas driblam o tempo e a vida, para entregarem a melhor versão de si mesmas, em tudo que cuidam. Precisamos estar inteiras em tudo que fizermos, vivermos, cuidarmos, criarmos nossos filhos, liderarmos nossas atividades profissionais, sempre com todo nosso coração e doação maternal. Líder que cuida!

Para todas as mães e, em especial, a minha, que sempre cuidou, FELIZ DIA DAS MÃES!

Compartilhe

Receba novidades por email

Assine nosso informativo

Não enviamos Span, apenas as última novidades.

Mais Lidos

Veja mais: