Preservação da vida e da economia

O cenário da pandemia tem colocado a saúde e a economia como foco de todos os debates no país, e com o novo desafio do fechamento da capital como contenção da proliferação do Covid-19 e suas variações foi realizada a reunião conjunta entre os Conselhos Empresariais de Saúde e Economia da ACMinas. 

Durante sua exposição, a presidente do Conselho Empresarial de Saúde, Ísis Sant’Anna alertou sobre a nova variante do Covid-19 e explicou que o seu surgimento ocorreu devido a multiplicação de contágios. Quando questionada sobre o fim da pandemia no país, a presidente afirmou: “É possível fazer previsões com base em dados científicos, nesse momento nós dependemos da população. Impossível prever. Nossos picos aconteceram em média de duas a três semanas após feriados. As pessoas ainda não entenderam a gravidade da situação e o apoio da população nesse momento é fundamental”.  

Sobre a abertura de leitos, a médica enfatizou que não é uma atitude fácil, tendo em vista a quantidade de profissionais que uma CTI Covid necessita para funcionar adequadamente, na ocasião enfatizou que hospital de campanha não atende os casos graves, e que neste momento a saída seria criar uma  campanha para educar a população quanto a prevenção do vírus. 

Guilherme Leão, presidente do Conselho Empresarial de Economia, apresentou na reunião um diagnóstico feito a partir dos dados da prefeitura de Belo Horizonte em relação à saúde e economia. Com base nesses dados obtidos por meio dos últimos boletins epidemiológicos da PBH, não há outra alternativa, de curto prazo, que não seja decretar medidas a fim de restringir a movimentação de pessoas. O presidente afirmou que, diante de uma crise sanitária e econômica, ambos setores precisam atuar em conjunto, pois o crescimento econômico e os ganhos de produtividade dependem de uma população saudável. Para colocar em prática a afirmação, o Conselho apresentou propostas para acelerar a retomada econômica: Reunião Conjunta Saúde e Economia ACMinas_Propostas.pptx 

 

Compartilhe

Receba novidades por email

Assine nosso informativo

Não enviamos Span, apenas as última novidades.

Mais Lidos

Veja mais: