PRIMEIRA REUNIÃO DO CONSELHO EMPRESARIAL DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS- 20-04 – Ata

PRESENÇAS: Presidente Edvar Dias Campos, Coordenador dos Conselhos Empresariais Marcos Brafman, Presidente do Conselho Empresarial da Mulher Empreendedora Luciana Zanini, Presidente do Conselho Empresarial de Comunicação Hélio Faria, Os Diretores da ACMinas Cleider Gomes Figueiroa, João Bosco Cançado, Izabel Mendes e Adriana Avellar, Adélia Galantini, Lucienne, Nair Andrade, Paulo Roberto Funsani, Gislene Cabrerisco, Guilherme Bittencourt, Rowam Araújo, Geraldo Lima, Lucas Borges, Caio Alvarenga.

 

Abertura: O Presidente do Conselho Empresarial de Micro e Pequena Empresa, Sr. Edvar Dias Campos, deu início aos trabalhos informando que ser esta a 1ª reunião, mas que o Conselho está trabalhando, e fomentando vários artigos, os quais estão publicados no blog e com isto, provocaremos nossos colegas e empresários a expressar suas dificuldades.

 

Saudações Coordenador dos Conselhos Empresariais Marcos Brafman –O Presidente José Anchieta me pediu que fizesse a abertura em seu nome. Hoje ele está envolvido, em atividades pela manhã, pois está preparando uma viagem, ficará alguns dias fora e pediu que trouxesse a todos um grande abraço. Com isso eu cumprimento o Edvar, parabenizando pelo trabalho dedicado que você realiza a frente deste Conselho tão importante para a grande maioria dos nossos associados formados por Micro e Pequenas Empresas. E cumprimento a nossa querida Adriana Avellar, pela sua generosidade em compartilhar conosco os seus conhecimentos sobre empreendedorismo, e uma aguçada percepção dos problemas e como solucioná-los, parabéns e muito obrigado. Cumprimento todos os conselheiros, convidados aqui presentes, nossos colaboradores Patrícia, Margareth e Maxuel.  O compartilhamento de experiências é um grande benefício e nós percebemos através do associativismo, em especial participando de uma Entidade Centenária como a ACMinas, reconhecida por sua reputação e credibilidade, participação sempre ativa na construção de um melhor ambiente de negócios para os associados, empresários em geral. Ao criar este espaço Edvar o Conselho da Micro e Pequena empresa demonstra a sua total sinergia com os nossos melhores propósitos. A oportunidade de ouvirmos aqui empreendedores e através dos artigos que são publicados nos blog’s compartilhando as suas experiências, certamente contribuem e muito para enfrentarmos os enormes desafios da atividade empresarial. E seu artigo Adriana, você nos apresenta de forma objetiva e com ótimo conteúdo, quanto o marketing digital foi uma importante solução para o grave problema de vendas durante a pandemia. Estávamos conversando antes de começar a reunião e você fica nos devendo o contato da confeitaria que deixou a minha e acredito que de outros tantos, com água na boca. Agradeço a presença, a participação de todos, esse importante trabalho voluntário e aos presidentes de conselhos dos nossos 18 conselhos empresariais, desenvolvem na casa e hoje especialmente ao conselho Empresarial da Micro e Pequena Empresa. Comentava com a Adriana antes da reunião, que no ano passado nós tivemos mais de 200 eventos, reuniões, webinares dos conselhos empresariais. Então os conselhos tem hoje, uma atividade importantíssima para levar benefícios aos nossos Associados. Na certeza de que teremos uma ótima reunião, muito obrigado e devolvo a palavra para o Edvar. Presidente Edvar Dias Campos – Agradeço ao Marcos Brafman pelas palavras, a todos os membros do Conselho aqui presente e passo a palavra para que a Adriana possa dar o seu relato, falando sobre a sua experiência. Vamos também, conversar com a Presidente do CEME para verificarmos algum tema que seja interessante, esclarecedor e de interesse às Mulheres Empreendedoras. Obrigado! Presidente do Conselho do CEME Luciana Zanini – Bom dia Edvar, bom dia a todos. Aceito o convite Edvar e vamos sim conversar para fazermos uma reunião conjunta. Obrigada!  Conselheira Adriana Avellar– Bom dia a todos e agradeço a oportunidade e a possibilidade de contar um “causo” como diz os mineiros. Em 2020, quando o Vírus-Covid chegou ao Brasil e com ele a medida para fechamento de todo comércio, durando cerca de 2 anos pegando todos os empresários de surpresa e o fechamento de 416 mil empresas. Hoje, são 6milhões e 400 mil estabelecimentos na grande BH e na maioria são Micro e Pequenas Empresas e isto não pode ser desprezado. São situações tristes que ficarão na história.  A criatividade neste momento de lockdown tornou-se peça fundamental e o Marketing Digital veio para nos auxiliarem e deve ser utilizado independentemente do produto. E é simples e objetivo. “Próximo de minha casa tem uma “Confeitaria Juliet” de bolos e diversas outras gostosuras e que na Páscoa vende os ovos mais criativos e deliciosos que possam existir. Na Páscoa de 2020, no início do lockdown, houve um movimento normal, nada que chamasse a atenção em relação ao incremento de vendas. É fato que como estava observando de fora, não podia verificar nada, já que o estabelecimento estava fechado para os clientes e as vendas eram em sua grande maioria feita por entregadores. A Páscoa e o Dia das Mães transcorreram normalmente naquele início de pandemia, mas o Natal de 2020 surpreendeu toda a vizinhança. O trânsito parou em toda a redondeza da confeitaria e era uma fila imensa de carros para buscar as guloseimas do Natal. A entrega foi feita em esquema de drive thru, e ninguém precisava descer do carro. Este movimento intenso de carros na redondeza durou pelo menos 4 horas e confesso que fiquei emocionada ao ver que esta empresa tinha superado a pandemia e aproveitara a crise para crescer e se mostrar ao mercado. Este reconhecimento do mercado se repetiu na Páscoa e no Natal de 2021. E aí eu me pergunto: qual o ingrediente que eles usaram nesta empresa para fazer tanto sucesso e vender tanto, já que diversas empresas não conseguiram sobreviver? Quero apostar, que pelo perfil desta confeitaria no Instagran, a resposta é aliar tecnologia, criatividade, bom atendimento e claro, produto objeto de desejo de tantos clientes. Uma parte desta fórmula do sucesso: a criatividade aliada à tecnologia através do marketing digital. E qual a relação entre tecnologia e confeitaria de gostosuras? Tudo a ver! Eles investiram na divulgação de seus produtos e de sua marca através das redes sociais, fazendo um engajamento direto com sua clientela e aumentando o número de seguidores. A rede social é uma ótima ferramenta para o empreendedor entender o seu público e identificar as percepções sobre seus produtos e serviços e assim, ficar mais próximo de seu cliente, criando laços e incentivando a fidelização. Marketing digital é o marketing feito on line pelas empresas, uma estratégia de comunicação com o objetivo de atrair novos negócios, criar relacionamentos e desenvolver uma identidade de marca. Com as portas fechadas durante a pandemia, o marketing digital passou a ser a estratégia utilizada por muitas empresas para criar um canal direto com seus clientes e uma forma de manter a vitrine de seu negócio aberta 24 horas por dia. A confeitaria citada neste artigo, mostrava através das redes sociais, principalmente o Instagram, produtos que eram produzidos em tempo real e criava assim o desejo de consumo. Além disto, a entrega através de motoboys facilitava (e incrementava) a venda e assim, o produto chegava na casa do cliente em pouco tempo. Dentre as principais estratégias de marketing digital estão o SEO, Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo e vou tentar definir estes termos.  SEO é a sigla de Search Engine Optimization (otimização de mecanismos de busca) que é a técnica que permite a empresa alcançar bom posicionamento de páginas de um site no Google e em outros buscadores, gerando tráfego orgânico. Isto quer dizer que em uma busca por produto ou serviço, a sua empresa será identificada no topo da lista. O Inbound Marketing é o conjunto de estratégias de marketing que visam atrair e converter clientes usando conteúdo relevante. Esta ferramenta permite a interação com o público e a personalização de conteúdos, o que torna as vendas mais assertivas. Para conseguir esses resultados é necessário fazer o Marketing de Conteúdo. Marketing de Conteúdo é uma estratégia de marketing focada na criação e distribuição de conteúdo relevante sem promover explicitamente a marca. Gerar conteúdo faz com que as empresas se aproximem do cliente de uma forma bastante interessante. Há mais conexão, proximidade e, com isso, mais credibilidade. Um exemplo deste tipo de estratégia é utilizar-se de influencers para divulgar seu produto. Não sei se a Confeitaria de gostosuras se utilizou de todas estas ferramentas estratégicas como conhecedoras destas fórmulas ou se foi algo instintivo, mas a verdade é que aumentou a clientela durante a pandemia, o número de seguidores no Instagram mais do que dobrou, foram contratados novos funcionários, não parou de produzir durante a pandemia e além de vender em Belo Horizonte, a venda efetuada através da mídia social alcançou todo o território nacional. A clientela aumentou, assim como a produção, que ainda continua a todo vapor e a vizinhança continua com aquele cheirinho de bolo no ar que pede também um cafezinho mineiro, passado na hora. É um aroma inebriante.” Outra empresa, também nesta área de gastronomia a “Agnes do Buquê – Casa da Agnes” que também ensinou muitos pratos simples, cresceu demais e todo dia no mesmo horário ela fazia uma live, ensinando um prato que qualquer pessoa com pouca experiência podia fazer. E temos também Juliana Moraes, nossa Diretora da Casa e ex-presidente do CEME, proprietária da “Água Fresca Lingerie”, que realizou lives incríveis durante a pandemia, com bazar e com preços muito bons das mercadorias e eu ficava impressionada com a quantidade de gente que ela conseguia reunir nas lives, que às vezes durava até 4 horas e ela vendendo todas as suas mercadorias. A criatividade nesse momento de pandemia tornou-se quase que um elemento obrigatório para cada um dos seus negócios e as pessoas usaram a criatividade e cresceram aproveitando uma época de crise para crescer e o marketing digital veio para nos ajudar e tem várias ferramentas de marketing digital e podemos utilizar os influencers. Tem uma influencer que cresceu demais e também aumentou muito o número dela. Então quando a pessoa está trabalhando, é sinal que está dando certo esse marketing. Então podemos usar os influencers e investir no nosso marketing digital que está aí para todo mundo e deve ser utilizado seja na área de serviço, seja na área de produtos independentes de qualquer que seja o seu produto. Ele é simples, não é uma coisa muito complicada e se você não souber peça ajuda porque qualquer jovem pode ajudar até você aprender. Vocês estão convidados a conhecer a Confeitaria Juliete que é minha vizinha e vem aqui em minha casa para também tomar um café. Obrigada!

Debates: O Presidente Edvar Dias Campos solicitou a importância de falar do Empreendedor, de ser atento a ouvir as pessoas para ficarmos antenados com os acontecimentos de mercado. Conselheira Izabel Mendes – Adriana, que delícia te ouvir. Quero te ouvir novamente, você fala a vida real e nós precisamos disto. Estou fazendo também um artigo que tem muito do que você relatou de forma gigante e profissional. Todos os clientes que você relatou são meus clientes e eu vivo tudo o que foi falado dentro da Belpa. Poderíamos criar um momento de encontro, tendo a Adriana como interlocutora, com empresários não sócios para que tragam o que eles sofreram, desafios e soluções. E sugiro que a Adriana traga de 2 em 2 reuniões, um case real como este. Enquanto o Brasil não entender, que nós os empresários, é que trazemos e fazemos o Brasil crescer. Não é outra coisa, a não ser o empresariado. E os pequenos e médios empresários eles é que são a força de trabalho, a força produtiva. O que eu queria falar Adriana, é que de verdade, estou muito encantada com você, com sua maneira doce, real de falar de um momento que foi tão difícil e que sobrevivemos. E muito pelo contrário, acho que só temos a ganhar daqui para frente. Parabéns! Coordenador dos Conselhos Empresariais Marcos Brafman – Em primeiro lugar, dar os parabéns a Adriana, agradecer por este compartilhamento de conhecimento e informações, porque realmente a Izabel disse tudo. Você está compartilhando com nossos associados, cases, mas compartilhando principalmente informações, conhecimento, motivação, porque às vezes o empresário está ali sem saber que caminho vai adotar para enfrentar os desafios. Nós tivemos muitos desafios nesta pandemia e teremos outros pela frente e se Deus quiser não pandemia, mas o empresário enfrenta desafios o dia inteiro, todo os dias e a toda hora. Então Edvar, ter compartilhamento de conhecimento, experiências e cases como a Izabel sugeriu e a Adriana e você concordaram, acho que é importantíssimo. É um benefício e valor que estamos levando aos nossos associados. Essa apresentação está sendo gravada estará divulgada no YouTube e muita gente vai poder assistir e ver. E dessa forma didática que Adriana apresenta as coisas, de fácil entendimento, mostrando que não é nada teórico, é algo prático que está sendo utilizado pelas empresas e empresários que você percebeu como cliente e como consumidora. Então são cases fantásticos e mostrando uma coisa muito importante, que é a inovação. O que você apresentou foi uma coisa muito em relação a inovação e as pessoas associam a inovação com a tecnologia e não tem nada a ver. A tecnologia é para ajudar na inovação, e que esta inovação pode ser de produto, pode ser de processo, e você falou muito de inovação em processos. Não teve nada a ver com produtos, o que eles fizeram foi processos: como chegar ao consumidor, como atender mais clientes e como ser mais conhecidos.  E me lembrei, que como minha esposa tem uma Clínica no Belvedere, nós já fomos brindados com estes doces e delícias da “Confeitaria Juliet” aqui em casa. E realmente são fantásticas, embalagens super bem elaboradas e bem feitas, só poderia ser da Izabel mesmo. São embalagens que garantem que o conteúdo vai chegar perfeitos. Então Edvar, quero lhe dar os parabéns pela iniciativa, por estar conduzindo este trabalho importantíssimo e as sugestões dadas pela Izabel e Adriana, são muito interessantes e vão ajudar demais os nossos associados, que é um dos objetivos dos conselhos. Os nossos Conselhos tem um objetivo de ser, talvez pelos aconselhamentos da Diretoria Executiva de estar auxiliando e promovendo o desenvolvimento, mas muito importante levando benefícios aos nossos associados e este Conselho é um exemplo disto. De como pode levar benefícios aos associados, através de informações confiável. Nós vivemos hoje, em um mundo de muito fake News, muita informação, mas é muito importante que as informações que são transmitidas aqui pelo Conselho sejam de confiança e importantes. E estamos aqui com o nosso Presidente do Conselho de Comunicação Hélio Faria e é muito importante esta integração dos conselhos e está aqui também a Luciana Zanini a Presidente do Conselho da Mulher Empreendedora e realmente se fizerem um trabalho conjunto com vocês vai ser um resultado fantástico. Quero então agradecer demais pelo trabalho que é realizado e principalmente os trabalhos voluntários e isto é muito importante dizer “trabalho voluntário” de todos com um objetivo maior de levar aos nossos Associados esses benefícios, mas principalmente ajudando a promover o desenvolvimento, para que consigamos ter algo tão importante que é o emprego e renda. Parabéns a todos, parabéns Adriana. Muito obrigado pela dedicação Edvar, Isabel e em nome de vocês eu agradeço e cumprimento a todos que estão aqui presentes. Presidente Edvar Dias Campos – Obrigado Marcos pelas palavras.  Adriana, é muito bom estes cases e artigos para o nosso blog, para que possamos incentivar os empresários escrevam as experiências deles. Conselheira Izabel Mendes – Tem um projeto do Ronaldo Fraga, e sei porque eu assino as embalagens dele há muitos anos, com inauguração de sua loja no dia 05, denominado “O Novo Mercado Velho”.  Vou conversar e agendar com ele para participar de um destes debates. Ele está transformando e dando movimento a um local até então jogado as traças e que será um ponto gastronômico e de moda. Presidente Edvar Dias Campos – Gostaria de ver a Luciene produzindo um artigo sobre a importância do relógio de ponto e não da sua tecnologia. Lucienne – Sim, estou te devendo mesmo este artigo e tem uma cartilha que faz esta narração de quais os cuidados que se devem ter. Coordenador dos Conselhos Empresariais Marcos Brafman – Edvar, quero pedir licença, pois terei de me ausentar, mas queria convidar a todos para hoje, participar de um Reunião Plenária, de forma híbrida e o assunto é a Educação e segundo, a transmissão do cargo do Evandro Neiva para o Prof. Cabral, Lançamento do Livro do Claudio Moura Castro e uma palestra do Ex-ministro Alysson Paulinelli, às 17horas na ACMinas. Obrigado a todos e um ótimo dia. Conselheiro Paulo Roberto – Bom dia, parabéns a Adriana e como diz a Izabel é muito bom ver é muito bom ver as pessoas falando com tanta paixão sobre o empreendedorismo. Sabemos que o Brasil é um país mais difícil de se empreender no mundo e mesmo assim somos apaixonados pelo que fazemos. A Adriana não fugiu do assunto, muito pelo contrário acrescentou com o velho jargão: O olho do dono é que engorda o porco. Parabéns também á Izabel por ter reforçado isto. Obrigado!

ENCERRAMENTO – E por não haver mais assuntos em pauta, o Presidente Edvar Dias Campos agradeceu a presença de todos, dando por encerrada a reunião. Belo Horizonte, 20 de março de 2022.

Link de acesso á gravação da reunião:

 

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