REUNIÃO CONJUNTA DO CONSELHO EMPRESARIAL DE MINERAÇÃO E SIDERURGIA E DO CONSELHO EMPRESARIAL DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DA ACMINAS

REUNIÃO CONJUNTA DO CONSELHO EMPRESARIAL DE MINERAÇÃO E SIDERURGIA E DO CONSELHO EMPRESARIAL DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E EMPRESARIAL DE MINAS, REALIZADA NO DIA 19 DE JANEIRO DE 2022, ÀS 08H00 VIA APLICATIVO ZOOM.

 

PARTICIPARAM: O Presidente da ACMinas, José Anchieta da Silva; o Presidente do Conselho Empresarial de Mineração e Siderurgia, Adriano Espeschit; o Presidente do Conselho Empresarial de Relações Internacionais, Claudio Motta; o Diretor Business Development da Trade and Investment Queenslad – TIQ, David Fussel e representantes de empresas de Quenssland na Austrália; demais membros dos conselhos e convidados: Ademir Archangelo Dalben, Adriana Avelar, Al Klinge, Brendan Rutherford, Bob Smith, Caio Henrique, Cíntia  Paes, Charles, Cristiano Dutra Horta, Esterlino Luciano Medrado, Fabíola Tovar, Ivonne Villafana, Hubert, João Bosco Cançado, José Jaime, Juan Pablo Ruiz, Lenilson Castro, Leonardo, Liam Scanlan, Loraine Elsmore, Luca Neunschwender, Luiz Bento, Luiz Guelman, Marco Aurélio Horta, Maria Luiza Lemos, Marina Auad, Paulo Gontijo, Raul Neuenschwanger, Ronymarco Lemos, Rowan Araújo, Roberto, Rodrigo Santos, Silvio Nazaré, Vágner  Carlos, Vânia Andrade e Willian Lilis.

 

ABERTURA: o Presidente da ACMinas, José Anchieta da Silva abriu o encontro cumprimentando a todos em nome da ACMinas e agradecendo por participar de uma reunião tão importante. E cumprimentou a todos através dos presidentes dos conselhos, Adriano Espeschit e Claudio Motta. “Esta é a primeira reunião do ano. E as dificuldades são muitas. Mas a programação da ACMinas este ano promete. Vamos participar das comemorações dos 300 Anos de Minas, as comemorações da Independência, do Centenário da Semana de Arte Moderna e juntamente conosco estarão o Instituto Geográfico de Minas Gerais, o Instituto Advogados de Minas Gerais e Academia Mineira de Letras. No mundo das empresas a tarefa que lhe espera é muito árdua!” E convidou a todos para a Missão a Portugal que está sendo organizada pela Federaminas, com o apoio da ACMinas.

Presidente do Conselho Empresarial de Mineração e Siderurgia, Adriano Espechit: Abriu os trabalhos informando que se trata de um evento dos Conselhos Empresariais de Mineração e Siderurgia e de Relações Internacionais. O convidado David Fussel, Diretor da Business Development da Trade and Investment Queesland – TIQ, dará início com uma apresentação e em seguida algumas empresas Australianas irão mostrar alguns produtos e serviços e interesses delas aqui no Brasil. E deu as boas-vindas às empresas convidadas e demais presentes.

Presidente do Conselho Empresarial de Relações Internacionais, Cláudio Motta: Falou de sua satisfação em participar de uma reunião em conjunto com o Conselho Empresarial de Mineração e Siderurgia. “Iremos iniciar os trabalhos do ano de 2022 com muito sucesso e esperamos que seja de muitos negócios e de muitas realizações para todos nós. Especialmente sobre a gestão do Presidente José Anchieta que tem feito um trabalho maestral à frente da nossa entidade. E o nosso evento será abrilhantado ainda mais com a presença do David Fussel, que nos fará uma apresentação dos trabalhos da Trade and Investment Queensland – TIQ Austrália. “Obrigado pela presença de todos, aos empresários Portugueses que convidei para participar também deste evento. Por isso foi importantíssimo a sua menção, Presidente Anchieta, sobre a missão a Portugal em abril. E estamos pensando também em um outro evento em Portugal em março. Vou estar conversando com o Roberto Fagundes”.

Apresentação do Diretor da Business Development – TIQ, David Fussel: David agradeceu o convite e aproveitando as palavras do Presidente José Anchieta, convidou a todos para visitarem a Austrália. E iniciou sua fala, colocando um desafio para todos participarem de uma missão ao país, com empresas de Mineração. E convidou o Presidente do Conselho Empresarial de Mineração e Siderurgia da ACMinas, Adriano Espeschit para ajudá-lo a organizar esta missão. Deixou o convite para irem organizando. E seguiu, apresentando a empresa Trade and Investiment Queensland, que é um agente do governo do Estado de Queensland. “O nosso objetivo é conectar o mundo com Queensland. Nossa rede está no mundo inteiro, e são 16 escritórios internacionais e 8 escritórios regionais de Queensland tanto no ramo da mineração, como na alimentação, na educação. Nós ajudamos os exportadores de Queensland a entrar nos mercados emergentes e estabelecer conexões com companhias que precisam de soluções de classe mundial. Trabalhamos com agências associadas, organizações industriais e parceiros internacionais. Trabalhamos com empresas investidoras para maximizar oportunidades e investimentos. Em seguida, David convidou as empresas parceiras para apresentarem um pouco do que estão realizando e desenvolvendo (apresentação anexa).

A primeira empresa a se apresentar foi a Clean Oil Services, apresentada pelo palestrante David Fussel. A empresa tem produtos e soluções para os óleos usados na lubrificação da indústria mineradora além de um serviço de gerenciamento de lubrificação completo. Ela se baseia em um sistema centrífugo para a eliminação dos resíduos minerais dos veículos utilizados. A empresa afirma que a vida útil do óleo é comprometida pela contaminação dos rejeitos da indústria mineradora, e ao fazerem esse serviço de limpeza do óleo, se pode utiliza-lo por mais tempo.

A segunda empresa a se apresentar foi a EDMO Australia, apresentado por Tee. Essa é uma empresa que já está estabelecida a mais de 50 anos no mercado australiano, sendo a líder da Indústria Mineradora no que diz respeito a manufatura de macacos hidráulicos e suportes para esses equipamentos. Ela apresentou os três principais produtos ofertados pela empresa e suas principais funcionalidades dentro da indústria da mineração.

A terceira empresa a se apresentar é a Hindsight, apresentado por Liam Scanlan. É uma empresa que foi criada como uma solução para captar informação para a indústria e garantir um melhor funcionamento e eficiência. É uma empresa de software que os utiliza em aparelhos tradicionais como os telefones além de implantar nos equipamentos de segurança, como nos capacetes. Sua maior função é de capacitar novas pessoas para a indústria de forma eficiente e segura, ajudando a chegar a locais geográficos mais remotos e vencer barreiras linguísticas.

A quarta empresa a se apresentar é a IOT Automation, apresentado por Juan Pablo Tagle. O foco da empresa é no manejo do plano de emergência e diversos outros benefícios ao utilizar o sistema oferecido pela IOT. O produto deles é uma luz inteligente que se conecta com uma base operacional e é capaz de dar indicações e orientações à medida que as operações dentro das minas ocorrem. Cada luz funciona de maneira independente, capaz de captar dados e entregar informações através do manejo de suas cores em tempo real, seja de situações de emergência ou indicadores de produtividade.

A quinta empresa a se apresentar é a Klinge, apresentado por Al. O foco da empresa é na produção de software para minas a céu aberto e subterrâneas, pedreiras e fornecedora de serviços de pneus para equipamentos pesados. Costumam ajudar na produtividade, nos custos na transparência e na segurança das minas. Ajudam também, a melhorar os processos e procedimentos das minas para maior eficiência e efetividade. Seu principal produto é um software para gestão do tempo nas minas.

A sexta empresa a se apresentar é a ProtLogic, apresentada por Lorraine Elsmore. O foco desta empresa é de melhoras as condições das mineradoras no aspecto ambiental. Existem minérios cada vez mais difíceis de serem coletados e esta empresa tenta modificar os métodos arcaicos antes utilizados pelas mineradoras a fim de reduzir emissões de gases do efeito estufa com a melhoria das práticas extrativas devido ao maior conhecimento sobre o minério. Além disso, ela se propõe a trazer melhorias na segurança reduzindo a exposição humana em campo e aumentar a produtividade e a lucratividade das empresas através da otimização de práticas na mineração e no processamento do minério.

A sétima empresa a se apresentar é a Smec, apresentada por Wiliam Lilis. É uma empresa de engenharia focada em consultoria, tendo seu foco em entregar soluções inovadoras em grandes projetos de infraestrutura. Eles oferecem atuação em três diferentes áreas que são a consultoria de gestão, serviços de consultoria e suporte técnico e provedores de tecnologia e inovação.

A oitava empresa a se apresentar é a é a PR Polymers, apresentada pelo David Fussel. Eles são uma empresa especializada em detonação, seja para separar a água dos explosivos ou maximizar os efeitos dos explosivos na indústria mineradora.

Após algumas perguntas, os presidentes dos Conselhos Empresariais de Mineração e Siderurgia, e de Relações Internacionais, Adriano Espeschit e Cláudio Motta agradeceram a todos os presentes e convidados e passaram a palavra ao Presidente da ACMinas, José Anchieta da Silva para fazer o encerramento.

 

Encerramento: o Presidente José Anchieta da Silva agradeceu ao David Fussel pela sua participação e pertinente colocações e as demais empresas. Como Advogado na área de mineração a reunião lhe foi muito proveitosa. “A ACMinas é isto! É uma universalidade do mundo empresarial na região metropolitana de Belo Horizonte e em Minas Gerais. A ACMinas tem 121 anos de vida fazendo exatamente isso, está interface, a interrelação. Portanto, a título de encerramento, quero agradecer a todos, dizendo que a ACMinas é a casa do empresário. Portanto é a casa do empresário da mineração. E àqueles que servem à mineração. Esta indústria tão grande e tão cara ao nosso estado. Obrigado a todos e deixo registrado que esta foi a primeira reunião desses dois conselhos e no ano de 2022 e o ano promete. Nós empresários merecemos e estamos fazendo a nossa parte e portanto, esse ano com certeza será muito melhor do que os anos de 2021 e 2020. Muitíssimo obrigado a todos!”

Pela Secretária de Conselhos: Juliane Vidigal Maciel Viana
E o Analista Internacional, Rodrigo Santos de Araújo

Compartilhe

Receba novidades por email

Assine nosso informativo

Não enviamos Span, apenas as última novidades.

Mais Lidos

Veja mais: