Conselho Empresarial de Relações Internacionais debate planejamento para 2021

“Este é o Conselho mais tradicional e mais relevante da entidade. Carrega a grande e sublime responsabilidade de mostrar a ACMinas para o mundo inteiro. Mostrar Minas e Belo Horizonte para o mundo inteiro, dentro daquilo que é a nossa atividade empresarial” disse o presidente da ACMinas, José Anchieta durante a primeira reunião do Conselho Empresarial de Relações Internacionais da ACMinas.

Anchieta apresentou também os planos da entidade para dezembro de 2021. “Faremos a celebração da empresa mineira, principalmente de Belo Horizonte, que terá sobrevivido à pandemia, comemoração dos 120 anos da ACMinas e dos 300 anos da Capitania de Minas”. Anchieta informou também que terão atividades e missões especiais para todos os Conselhos ao longo desse ano e desejou um bom retorno às atividades.

Segundo o presidente do Conselho Silvio Nazaré 2020 foi um ano triste, mas um ano em que o Conselho Empresarial de Relações Internacionais alcançou êxito nas atividades e eventos propostos ao longo do ano. Para 2021 o Conselho tem como objetivo contribuir, efetivamente, para a melhor inserção das empresas, dos empresários mineiros e da imagem de Minas Gerais e do Brasil no exterior.

O presidente do Conselho, apresentou alguns temas a serem abordados e trabalhados ao longo do ano de 2021:

Ações conjuntas à entidades internacionais
Ações relacionadas à preservação do meio ambiente
Atividades Conjuntas com outros Conselhos da ACMinas
Criação cultural junto às pequenas e médias empresas
Palestras, cursos e reuniões diversas
Parceria com Dom Cabral – será determinado em conjunto o tema abordado
Retomar o Internacionaliza

“O que pretendo, com a participação de todos os membros do Conselho, é fazer um trabalho condizente com a importância da ACMinas. Refletindo positivamente em nossa sociedade” afirmou Silvio Nazaré.

Minas Guide

Segundo o Coordenador dos Conselhos Empresariais da ACMinas, Marcos Brafman, é preciso potencializar o Minas Guide e sua versão digital para que sua capilaridade e capacidade de divulgação seja ainda maior. Como sugestão, Brafman propôs parceria entre o Conselho de Relações Internacionais e o Conselho de Comunicação a fim de potencializar a divulgação e levar Minas Gerais para o mundo. “Investimentos virão para o Brasil, e podem vir para qualquer estado brasileiro. O que precisamos fazer é atrair esses investimentos para Minas Gerais, e o Minas Guide apresenta os principais motivos para esses investimentos” concluiu.

Silvio Nazaré afirmou que a principal intenção do Conselho é atualizar o conteúdo do Minas Guide e trazer ainda mais informações para que se torne ainda mais atrativo aos olhos dos investidores internacionais.

Conselheiros e Convidados

Durante a reunião, membros do Conselho e convidados tiveram a oportunidade de levantar e debater pontos pertinentes à economia empresarial mineira.

Eduardo Cruz, membro do Conselho, afirmou que a busca por novos investidores sempre foi uma preocupação do Governo do Estado e que o erro é a falta de preocupação e zelo pelos investidores que já estão no estado. “As empresas não encontram fórum de debate. As dificuldades das empresas estrangeiras são diferentes das nacionais”, explicou citando o episódio da saída da Ford do Brasil e expôs a sua preocupação quanto ao rumo de tantas outras empresas estrangeiras.

“O caráter internacionalista do Conselho pode ser utilizado vantajosamente para buscarmos parcerias e conhecimento com entidades pares do exterior” afirmou o Conselheiros, Dan.

“É indispensável promover Minas. É um absurdo dizer que Minas não fala” afirmou o presidente do Conselho empresarial de Turismo da ACMinas, Octávio Elísio, sobre a utilização de meios de comunicação para promover a divulgação do turismo mineiro. Segundo o presidente do Conselho, é necessário mostrar as condições do turismo para atração turística pós pandemia e mostrar que o turismo mineiro trará também ganhos para o Brasil.

ATA-001 – RI – 2021

Compartilhe

Receba novidades por email

Assine nosso informativo

Não enviamos Span, apenas as última novidades.

Mais Lidos

Veja mais: