Soluções inovadoras e sustentáveis para exploração mineral

Soluções inovadoras e sustentáveis para exploração mineral.

O Conselho Empresarial de Mineração e Siderurgia tem feito um trabalho de integração  sobre esse tema, abrangendo tecnologias operacionais, relações com a comunidade e outros, inclusive  mineração em terras indígenas, temas da mais alta vanguarda.

Algumas lives dessa conselho foram acessadas no exterior e nos deixam cada vez mais integrados com o que ocorre no cenário da mineração internacional e se juntam aos conceitos das  tecnologias de exploração inovadoras desenvolvidas e que chegam aos nosso conhecimento por iniciativas do conselho empresarial  de mineração e siderurgia da ACMinas. O  Hub da Mineração, Mineronegócio  e a SME – Sociedade Mineira de Engenheiros e demais conselhos da ACMinas.  

A orientação de Adriano Espeschit  presidente do Conselho Empresarial de Mineração e Siderurgia é  apoiado irrestritamente pelo presidente Dr.José Anchieta e Marcos Brafmam, diretor dos conselhos da ACMinas. Atuando  coletivamente dentro  de uma filosofia de integração de produção do conhecimento, que trata da  melhoria do capital humano da mineração, processos operacionais, administração, tecnologia, inovação, projetos e sustentabilidade, trazendo  sinergia no campo de ciência da administração geral da mineração e siderurgia nacional e o próprio ritmo de recuperação, diante os efeitos da pandemia COVID 19..

Estamos cientes que precisamos de uma legislação adequada, ajuste no CUSTO BRASIL  e investimentos forte na geologia para encontrar minérios metálicos e minerais para  ajudar a Brasil  a avançar para uma economia sustentável, competitiva e eficiente em termos de recursos, ao mesmo tempo que responde aos desafios ambientais e climáticos. A mineração já responde por 4% do PIB, antes da pandemia empregava 2,5 milhões de pessoas e tinha 9600 mineradoras ativas, sendo uma das atividades que  mais bem remunera no país. Em Minas  há 853 cidades e 480 possuem atividades mineral, o que representa 56%  das cidades. 

À medida que aumenta a procura de matérias-primas, aumenta os planos e planejamento das mineradoras para atender o mercado de forma otimizada e competitiva – “O consumo é a única finalidade e o único propósito de toda produção” (Adham Smith) 

O seu consumo melhora as suas condições de extração no século XXI em função de maior rigor das leis ambientais, compliance . Grandes  mudanças provocadas pelos problemas de Mariana e Brumadinho..

A CARTA COMPROMISSO COM A SOCIEDADE O IBRAM,- Instituto Brasileiro de Mineração  assinada por Wilson Nélio Brumer e Flávio Penido é um guia moderno da Mineração Sustentável  – https://ibram.org.br/wp-content/uploads/2019/09/carta-compromisso-setor-mineral-setembro-2019-2.pdf   é um documento de altíssima relevância e que estaria sendo aplaudido por ícones e lideranças, se estivessem  em vida, no caso os engenheiros Eliezer Batista e . José Mendo Mizael de Souza  pioneiros e “professores” da mineração sustentável.  O IBRAM lidera brilhantemente  esse processo da mineração sustentável e as suas melhores práticas. Merece os nossos aplausos.

 

UMA VANGUARDA DA MINERAÇÃO NO MUNDO TECNOLÓGICO

O objetivo da exploração mineral é buscar concentrações comercialmente viáveis de minérios e minerais para sua extração. Uma estimativa muito precisa do volume dos depósitos é crucial devido à natureza intensiva de capital da mineração. Abordagens inovadoras e sustentáveis para a descoberta de metais e minerais incluem a exploração autônoma e o mapeamento de minas inundadas e do fundo do mar, a fim de obter as informações de alta resolução necessárias para a identificação confiável de depósitos.

Outro método é melhorar a precisão dos geomodelos e a avaliação econômica das reservas minerais. Além disso, reduzir o alto custo de exploração e estimular a participação da sociedade civil desde os estágios iniciais de exploração aumentará a conscientização entre as comunidades locais e outras partes interessadas, além de ganhar sua confiança. Expandir as tecnologias mais promissoras e depois colocá-las no mercado irá reforçar a competitividade das indústrias neste setor.

Reduzir o alto custo de exploração e estimular a participação da sociedade civil desde os estágios iniciais de exploração aumentará a conscientização entre as comunidades locais e outras partes interessadas, além de ganhar sua confiança. Expandir as tecnologias mais promissoras e depois colocá-las no mercado irá reforçar a competitividade das indústrias neste setor.

Reduzir o alto custo de exploração e estimular a participação da sociedade civil desde os estágios iniciais de exploração aumentará a conscientização entre as comunidades locais e outras partes interessadas, além de ganhar sua confiança. Expandir as tecnologias mais promissoras e depois colocá-las no mercado irá reforçar a competitividade das indústrias europeias neste setor.

Um olhar mais atento sobre a investigação . Neste Pacote de Resultados centramo-nos nos resultados inovadores que podem ser alcançados pelos projetos que trabalham em tecnologias de exploração destinadas a garantir um abastecimento sustentável de matérias-primas. com o objetivo de melhorar significativamente os modelos geológicos para a exploração de matérias-primas “hi-tech” (úteis para altas tecnologias), como terras raras associadas a rochas alcalinas e a carbonatitos, O grafite, grafeno, etc,.

Temos grandes geólogos , engenheiros de minas e metalurgistas no Brasil e no mundo, dispostos ao desenvolvimento e  um sistema de prospecção robótica autônomo para identificar e analisar nódulos polimetálicos localizados a grandes profundidades no oceano. Ao mesmo tempo  desenvolvendo um robô altamente sofisticado para explorar e mapear minas inundadas, coletar dados geológicos e realizar análises da química da água e das propriedades das paredes da mina. 

Em seguida vem o que combina perfuração sônica, equipamento analítico e de informática para otimizar o desempenho das operações de mineração. Isso pavimenta iniciativas que projeta tecnologias de exploração de mineração inovadoras, não invasivas e socialmente aceitáveis para ajudar a capitalizar sobre o potencial inexplorado das minas, sejam elas novas ou existentes. 

Finalmente, exploração inteligente desenvolve soluções lucrativas e ecologicamente corretas para exploração mineral profunda em brownfields (terrenos, minas  industriais abandonados) e áreas virgens (terrenos que nunca foram desenvolvidos ou construídos).

Concluindo:  A mineração cada vez mais tecnologista, dos caminhões autônomos para operação da grandes minas e ,agora a tecnologia inteligente trazendo ferramentas modernas para  gestão da geologia e engenharia  da mineração, um grande avanço. 

A necessidade é a mãe da inovação. (Platão)

Fonte: UNIDIS – Artigo a Mineração Inteligente  por Marina Mendes de Godoy, Rowan Pedro de Araújo,  Vicente  Valentim de  Honorato, , Walber Gutemberg de Oliveira,  

Compartilhe

Receba novidades por email

Assine nosso informativo

Não enviamos Span, apenas as última novidades.

Mais Lidos

Veja mais: