CRM como ferramenta de vendas. Por que usar?

Implantar o CRM pode fazer toda a diferença para o sucesso comercial da sua empresa, mas muitos empresários não sabem ao certo por que isso acontece. Nesse post iremos explicar e ainda apresentaremos 5 ferramentas CRM como sugestão para você começar a usar imediatamente e melhorar o seu negócio.

A diferença que o CRM faz

No começo de todo negócio, com uma carteira de clientes razoavelmente reduzida, é mais simples manter o controle sobre eles. Você os conhece pessoalmente, entende quais são suas necessidades, seus gostos e comportamentos, portanto pode lidar mais facilmente com eles.
Porém, à medida que a sua empresa cresce, isso pode ficar bastante complicado. E aí você começa a perder o controle sobre os clientes, produzindo interações menos acertadas e fazendo com que o contentamento deles diminua. Cresce o risco de perdê-los.
Para evitar isso, as ferramentas CRM trabalham em seu auxílio. CRM, Customer Relationship Management, ou gestão de relacionamento com o cliente, são softwares feitos exclusivamente para gerenciar e facilitar o relacionamento com seus clientes.

Como funciona o CRM na prática

Por meio desse sistema, você consegue manter um banco de dados atualizado sobre seus clientes. Todas as informações cadastrais sobre eles são mantidas e atualizadas no CRM. Também deve ser registrada cada uma das interações feitas com este cliente, de forma a obter e guardar o maior número possível de informações e dados sobre suas necessidades, gostos e comportamento.
Ter todas as informações sobre os clientes concentradas no CRM permite que você as utilize para vários fins, como para segmentar e dividir os seus clientes em categorias, o que cria a oportunidade de produzir uma comunicação mais efetiva e interessante para ele.
Dessa forma, a fase de atração entre sua empresa e o cliente será muito mais agradável e efetiva, e você poderá guiá-lo até a compra com risco muito menor de que ele perca o interesse no meio do caminho. Não só para as interações, você vai ter sempre informações na mão quando precisar, e não correrá o risco de perder oportunidades de negócio por desorganização ou desinformação.
Já imaginou como funcionam equipes de trabalho que não estão no mesmo espaço físico? Muitas empresas são assim. E para uma boa integração de equipes distantes, o CRM se torna ainda mais indispensável, já que o contato entre as equipes fica um pouco mais travado. Porém com as informações disponíveis no sistema, ninguém sai prejudicado.
Estas são algumas das aplicações do CRM que também servem para outras tarefas do dia a dia, como por exemplo:

  • Emissão de notas fiscais eletrônicas;
  • Cadastro de compras e vendas;
  • Automatização de tarefas como o disparo de e-mails automáticos.

ferramenta CRM

Como opera um software CRM e quais são os melhores

Os softwares CRM operam em nuvem, armazenando suas informações de forma acessível de qualquer lugar e com muito mais segurança. Eles têm sempre como objetivo a integração de informações sobre os seus clientes, sua empresa e seus parceiros. As informações devem ser fornecidas por todas as partes envolvidas. Automatizar processos de cadastro e armazenamento de informações são as funções mais importantes.
Os softwares CRM também são implantados de formas diferentes, visando atender aos objetivos e demandas de cada empresa. Por isso, existem diferentes versões para que a efetividade da ferramenta seja a máxima para o seu negócio.
Para finalizar, temos uma lista de ferramentas CRM que você pode conhecer e verificar qual a mais indicada para o seu negócio:

Pipedrive

Uma das mais famosas ferramentas de CRM atualmente, o Pipedrive tem suporte em português, é barato e gerencia suas vendas com eficiência.

RD Station

A ferramenta brasileira líder em automação de Marketing Digital tem muitas soluções, como: geração de landing pages, e-mails marketing e muito mais.

Agendor

Outro software brasileiro, o Agendor é uma excelente ferramenta para controle de equipes de venda. Relatórios detalhados, planilhas, calendários estão entre as muitas funções disponíveis.

Hubspot CRM

É uma ferramenta gratuita até certo nível. Certamente muito eficiente, educativa e de simples entendimento.

Sugar CRM

Uma das mais completas e eficientes ferramentas do mundo. Um pouco mais cara, mas que servirá perfeitamente para empresas de médio e grande porte.
Essa foi a nossa lista de softwares CRM para você começar a usar agora. Gostou? Quer mais dicas de gestão empresarial? Outros temas. Deixe nos comentários e continue acompanhando o Blog da ACMinas!

Assine nossa Newsletter

Receba nossa novidades em primeira mão por email.