Tendências de Marketing Digital para 2018

Se você quer estar no topo do mundo digital em 2018 e aproveitar todos os ganhos que a presença online propicia ao seu negócio (como já comentamos aqui) é hora de se antecipar para entrar no compasso das tendências para o ano novo. Aperte os cintos, leia o texto com bastante atenção e comece a se programar!

Você sabe o que é Big Data?

Big data é uma grande coleta de dados com informações estruturadas e não estruturadas. O que isso quer dizer? Que ele basicamente concentra todas as informações que sua empresa coleta sobre ela mesma, seus clientes e seus parceiros.
Mas o que importa é o que você pode fazer com todas essas informações. E é aí que entra o Right Data (dados certos) que é o conjunto de dados filtrados do Big Data e que são informações muito relevantes para a sua empresa.
Separar esses dados não é muito simples, mas é perfeitamente possível e rentável utilizá-los. Você pode conferir algumas dicas de ferramentas e maneiras de minerar os dados lendo este texto.
A forma como você vai aplicá-los dependerá de uma análise de inteligência. Para ilustrar um exemplo bastante simples, temos o Airbnb, que utiliza os dados recolhidos de seus clientes para fazer ofertas e enviar conteúdo inteligente, como: locais de viagem em acordo com as preferências climáticas do cliente, melhores datas do ano para viagens conforme o preço das passagens aéreas, entre outras peças otimizadas pelo gosto pessoal de cada usuário.
Big data é uma das tendências

O futuro da interação: os chat bots

Os chat bots são considerados o futuro da interação entre marcas e consumidores, isso porque eles geram respostas mais assertivas, educadas e rápidas para os clientes. A grande maioria das empresas já está investindo ou planejando investir na tendência desses robôs para gerar interações com os clientes.
Mas não se espante, eles não pretendem substituir todos os diálogos com o seu cliente. O contato pessoal, próximo e especializados com seus consumidores, é muito importante para a consolidação da fidelidade. Porém, os bots podem realmente automatizar alguns processos de contato mais simples, de forma a agradar o seu público e ajudar sua empresa.
Um exemplo são robôs programados para responder dúvidas dos clientes em uma janela para conversa em tempo real dentro do seu site. O cliente pode formular uma pergunta e o robô a interpretará e responderá de forma quase sempre assertiva e automática, trazendo informações sobre a empresa que você cadastrou em um banco de dados.
Esse foi um exemplo de chat bot antigo que já é utilizado com eficiência por muitas marcas em seus sites e em promoções via SMS, por exemplo. Atualmente estão sendo desenvolvidos robôs para interações via Telegram, Whatsapp, Facebook e outras plataformas.
Essa resposta automatizada vai evitar que você precise de um colaborador dedicado a essas conversas mais superficiais, que podem ser resolvidas facilmente pelo bot, de forma quase instantânea. Entrar nessa tendência lhe traz maior eficiência e uma grande redução de custos!

O poder dos influenciadores digitais

O anteriormente modesto investimento nos famosos influencers tem ficado cada vez mais robusto, e a tendência para 2018 é que o marketing se aproveite cada vez mais do poder de venda dessas figuras.
Diversas pesquisas atestam que a maioria dos consumidores confia mais na recomendação de alguma pessoa que acredita ser uma autoridade no assunto, ou mesmo algum colega ou um criador de conteúdo com quem tem empatia, do que em anúncios pagos.
Isso prova que investir em autoridades ou figuras populares que exercem uma poderosa influência sobre nichos específicos na Internet é um investimento muito rentável, e em franco crescimento.

Saia na frente se planejando agora

Agora que você já conhece três das principais tendências para 2018, já pode começar a pensar e contatar os influenciadores que vai utilizar para impulsionar sua empresa, aprender a utilizar seus dados e investir na instalação de chat bots para interagir com seus clientes.
Acompanhe o blog da ACMinas que em breve traremos novas tendências para você sair na frente da concorrência em 2018.

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