CARO ASSOCIADO

Presidente do Inmetro debate papel do órgão para confiança da sociedade brasileira e para competitividade do setor produtivo

Compartilhe:

“A medida certa para promover confiança à sociedade e competitividade ao setor produtivo”, com a apresentação da nova missão do Inmetro a presidente do órgão, Angela Flôres Furtado, deu inicio a sua exposição durante a reunião plenária da ACMinas nessa terça-feira (23/07), na sede da entidade.  “A minha chegada ao Inmetro foi no sentido de fazer um choque de gestão mais próximo das urgências e necessidades do setor produtivo, da iniciativa privada e dar conformidade e segurança a população”, comentou.

Para Furtado a baixa performance, os efeitos adversos a economia, o desalinhamento com as melhores praticas internacionais e com as atuais políticas de governo são as principais razões para as mudanças propostas por sua gestão.  “Temos que trazer a segurança e a confiança para o consumo de bens disponíveis para comercialização, bem como promover a competitividade no setor produtivo. O que eu estou tentando implantar é o sentido de urgência e da necessidade de respostas rápidas”, destacou.

Na área internacional Angela reforçou que o Inmetro possui cerca de 60 acordos de cooperação vigentes com instituições congêneres espalhadas pelo mundo. Além de apresentar no cenário internacional a presença do Inmetro.

A presidente também apresentou o Inmetro através dos números aferidos em 2018. Na parte de regulação são 684 categorias de produtos regulados; 1.108 modelos/versões de automóveis de 34 diferentes marcas no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBE Veicular); 260 mil processos de anuência de produtos regulamentados; 1,9 mil processos de análise de licença de importação para anuência de instrumentos de medição e 300 relatos de acidentes de consumo recebidos pelo Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo (Sinmac).

Já de fiscalização ela destacou que o Inmetro possui 28,6 milhões de instrumentos de medição verificados; 350 mil cronotacógrafos fiscalizados; 626 mil avaliações preliminares em produtos pré-embalados; 178 mil exames de indicação quantitativa e do conteúdo líquido de produtos pré-embalados e 635 mil ações de fiscalização em produtos com conformidade avaliada.

Para o presidente da ACMinas Aguinaldo Diniz Filho o caminho é longo, mas o trabalho que a presidente está desempenhando é abnegado. “Não imaginava a importância do Inmetro para todos os setores brasileiros, acredito que o trabalho que a atual presidente está desenvolvendo irá contribuir para o crescimento e o fomento do setor produtivo como um todo”.

Confira as fotos 

Faça download da apresentação 

associe-se!

A ACMINAS FAZ A SUA EMPRESA MAIS FORTE

A ACMINAS FAZ A SUA EMPRESA MAIS FORTE

Garanta a representatividade para ajudar sua empresa a crescer!

ASSOCIE-SE