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Guia auxilia estrangeiros a investirem no estado

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Por Daniela Maciel -29 de novembro de 2019

A 8ª edição do Minas Gerais Business Guide foi lançada, ontem, na sede da Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas), na região Centro-Sul. O guia traz informações importantes para estrangeiros que pretendem investir ou fazer negócios em Minas Gerais. O objetivo da publicação é ser um instrumento de auxílio para empresários e autoridades estrangeiras que procuram no Brasil e, especialmente, em Minas, oportunidades de negócios, com elementos que podem ajudar na tomada de decisão.

Editado em sete idiomas: português, inglês, mandarim, francês, árabe, italiano e espanhol, além de estatísticas econômicas, sociais, turísticas e industriais, ainda fazem parte do guia histórico do desenvolvimento socioeconômico de Minas Gerais e investimentos atuais por região.

No lançamento, o diretor do departamento de Promoção de Serviços e Indústria do Ministério das Relações Exteriores, ministro Luiz Cesar Gasser, apresentou as diretrizes e ações do Itamaraty na atração de investimentos estrangeiros para o Brasil e ressaltou a importância de instrumentos como o Minas Guide para o sucesso dessa política do governo federal.

“O Minas Guide é um instrumento muito importante no que se refere ao desafio para o comércio exterior de produtos e serviços de Minas. Ele consolida informações importantes e tem uma importância para a atração de investimentos. Minas tem grande relevância no setor industrial e pode ampliar essa participação para outros setores. O Minas Guide é uma forma muito eficiente de divulgação de oportunidades”, explicou Gasser.

Entre as novidades dessa edição estão a inclusão de mais elementos visuais; atualização das informações; humanização do guia; articulação com o Ministério das Relações Exteriores e inserção de um calendário de eventos dos setores produtivos e comércio exterior em Minas Gerais.

De acordo com a analista de Relações Internacionais da ACMinas, Rayssa Damásio, 98% dos países já acessaram o guia na internet. “Outro dia tivemos um acesso em Chicago (EUA) em mandarim. Isso revela não só o potencial do Minas Guide como ferramenta de difusão de informações sobre Minas como o interesse que o Estado gera no mundo inteiro”, destacou Rayssa Damásio.

Para o diretor-presidente da Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais (Indi), Thiago Toscano, é hora do Estado “cacarejar” suas qualidades. Exemplos como o da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que é a instituição brasileira – entre públicas e privadas – que mais deposita patentes no setor de ciências da vida, precisam ser celebrados e divulgados. Levantamento divulgado no fim ano passado, com dados de 2017, mostra que, entre os 20 primeiros depositantes nacionais, a Unicamp lidera o ranking e a UFMG é a terceira colocada.

“Não existe, entre as capitais, melhor lugar para se viver que Belo Horizonte, tanto em termos de serviços públicos como privados, mas precisamos comunicar isso. Já perdemos investimentos porque a esposa do presidente da empresa preferia morar no Rio de Janeiro ou em São Paulo”, afirmou Toscano.

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