CARO ASSOCIADO

IPCA obtém variação de 0,09% em março, menor percentual da série histórica para o mês

Compartilhe:

Por Leonardo Faria Lima – Departamento Econômico ACMinas
 
            Em março, o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) apresentou uma pequena alta de 0,09%, recuo de 0,23 ponto percentual ante fevereiro (0,32%) e de 0,16 ponto percentual em relação a março de 2017 (0,25%). No acumulado anual, referente ao 1º trimestre, o indicador atingiu uma variação de 0,70%. Os resultados observados no âmbito da série mensal e anual são os menores para o referido mês desde a implantação do Plano Real, em 1994.







            No acumulado dos últimos doze meses, o IPCA obteve, em março, variação positiva de 2,68%, permanecendo abaixo da meta inflacionária indicada para 2018, 4,5% com margem de tolerância de 1,5 pontos percentuais para cima ou para baixo – 6,0% e 3,0% respectivamente.




          Dos nove grupos de produtos e serviços averiguados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Comunicação e Transportes obtiveram variações negativas de -0,33% e -0,25%, ou seja, apresentaram deflação. 
 
         A queda de preços do grupo Comunicação foi ocasionada pela redução nas tarifas das ligações locais e interurbanas, de fixo para móvel, que entrou em vigor no dia 25 de fevereiro. Já no setor de Transportes o recuo foi motivado pelo barateamento dos preços das passagens aéreas, redução média de 15,42%.
           
         A manutenção da inflação em patamares abaixo do centro da meta governamental (4,5%) é relevante para a construção de um ambiente econômico pautado em certezas. Este cenário auxilia consumidores e empresas na gestão de suas receitas e dispêndios, além de estimular investimentos futuros. O controle inflacionário também proporciona a conservação da Taxa Selic em percentuais baixos, fator que amplia a oferta crédito com juros mais acessíveis. Atualmente, a Selic encontra-se no nível de 6,5% ao ano, menor patamar da série histórica do Banco Central.
 
Previsão 2018 e 2019
 
            De acordo com Relatório Focus do Banco Central, o mercado financeiro projeta que a variação do IPCA findará 2018 quantificada em 3,53%. Para 2019 é prevista uma alta de 4,09%.



associe-se!

A ACMINAS FAZ A SUA EMPRESA MAIS FORTE

A ACMINAS FAZ A SUA EMPRESA MAIS FORTE

Garanta a representatividade para ajudar sua empresa a crescer!

ASSOCIE-SE