ACMinas lança “Mérito ACMinas – Destaque na Gestão” para empresas mineiras

A  ACMinas  lançou  nessa terça-feira (22/03), o “Mérito ACMinas – Destaque na Gestão”. A iniciativa visa reconhecer as empresas que se destacam em sua gestão e sensibilizar os empresários para a importância de uma autoavaliação. Na oportunidade, o presidente da ACMinas, José Anchieta da Silva, anunciou que, a partir de abril, o Tribunal de Justiça mineiro – TJMG terá duas câmaras que julgarão apenas recursos em âmbitos empresariais. 

“Com isso, teremos uma jurisdição qualificada e uma jurisprudência acreditada. Foram sete anos de atuação da ACMinas até conseguirmos essa importante conquista para a classe”, disse. 

O vice-presidente da instituição, José Epiphânio Camillo, destacou a importância do “Mérito ACMinas – Destaque na Gestão”, e como o projeto DNA Empreendedor, que é em parceria com o Sebrae-MG, e investe na capacitação e em técnicas de boa governança para as empresas vem em 2022 trabalhar junto com os empresários melhorias nos processo de gestão. “O DNA Empreendedor tem o nome perfeito para o programa, uma vez que ele se define por prestar serviços de qualidade cada vez mais aprofundados para pequenos empresários. Todos vivem desafios diários, e o compartilhamento dessas soluções vai gerar melhorias para todos”.

Já o presidente do Conselho Empresarial de Produtividade da ACMinas, Carlos Alberto Villefort, ressaltou que o  Mérito tem por objetivo “atrair e sensibilizar pequenos empresários a terem modelo de gestão, saber como melhorar o processo e, assim, melhorar a rentabilidade do seu negócio”. Esse lançamento trará bons frutos e resultados para as empresas mineiras e, dessa forma, para toda a sociedade”.

Capacitação

Como forma de lançar o Mérito, a ACMinas promoveu a palestra “O que você precisa saber para tornar seu negócio mais lucrativo”, com o especialista em gestão financeira, auditoria e controladoria pela FGV, Jefferson Santos. Ele explicou conceitos sobre governança corporativa, ressaltou sua importância no dia a dia das empresas e reforçou ser fundamental que as organizações tenham uma boa contabilidade e sistemas de gestão eficientes.

Jefférson destacou que os pequenos empresários devem investir em capacitação, fazer cursos de gestão financeira e adquirir softwares de gestão que auxiliem no processo de tomada de decisão. “A informação é o petróleo dos tempos atuais. Os empresários devem ter a maior gama de dados possíveis para serem assertivos em suas ações e decisões”, afirmou.

A palestra foi mediada pelo consultor do Sebrae-MG, Anderson Freitas, que também falou sobre a governança corporativa e importância dos processos. “Precisamos investir em boas práticas de gestão de excelência. Da porta para fora das empresas, já existem grandes desafios, e, da porta para dentro, precisamos ser mais competitivos e eficientes, ter uma gestão mais enxuta, pautada em indicadores e estratégias. São projetos que farão com que as organizações gerem cada vez mais empregos e rendas”, concluiu.

O regulamento, os critérios e prazos de inscrição para o Mérito ACMinas -Destaque na Gestão estão disponibilizados no portal da ACMinas (www.acminas.com.br). A comissão julgadora será composta pelos membros do Conselho de Produtividade da entidade. No projeto, essa comissão ainda apontará os pontos positivos e negativos de cada gestão, além de ofertar uma visita técnica virtual na empresa, como forma de orientar para a melhoria dos processos da empresa.

Assine nossa Newsletter

Receba nossa novidades em primeira mão por email.