Copom reduz Selic para 8,25% ao ano

Por Leonardo Faria Lima (Departamento Econômico ACMinas)

O Comitê de Política do Banco Central (Copom) decidiu nesta última quarta-feira (06/09) reduzir a taxa de juros básica da economia brasileira – a Selic – em 1 ponto percentual, isto é, de 9,25% para 8,25% ano. Este foi oitavo corte consecutivo, assim, totalizando um recuo de 6 ponto percentuais entre outubro de 2016 (início do ciclo de reduções) até setembro deste ano.

Em seu pronunciamento, o Copom salientou que os principias indicadores econômicos do país corroboram a recuperação gradativa da economia. Além disso, de acordo com o comitê, a inflação continua em patamar favorável – declaração indicava da manutenção da política monetária expansionista.

Ao lançar mão desta medida, a Autoridade Monetária objetiva dar sequência ao estímulo do consumo e dos investimentos via redução dos juros e expansão do mercado de crédito.

Poupança

A nova redução da Selic modifica a rentabilidade da poupança. Segundo a regra promulgada em 2012, a alteração é acionada quando a Selic for igual ou inferior 8,5%. Neste patamar a caderneta de poupança rende 70% da Selic mais Taxa Referencial (TR).

Acima de 8,5%, os ganhos correspondem a 6,17% ao ano (0,5% ao mês) mais TR.

Assine nossa Newsletter

Receba nossa novidades em primeira mão por email.