Aeroporto Internacional de BH celebra Dia do Meio Ambiente com selo sustentabilidade

Por: Diário do Comércio

A comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, no dia 5 de junho, neste ano é uma oportunidade para ressaltar as ações que o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, coloca em prática para preservar os recursos naturais.

As ações de sustentabilidade adotadas pelo aeroporto, inclusive, foram reconhecidas na 1º edição do Projeto Aeródromo Sustentável da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

O terminal conquistou o selo de Aeródromo Sustentável nível avançado de maturidade da sua gestão ambiental, com uma pontuação de 86,52%. Com isso, conquistou o segundo lugar dentre os 23 aeródromos avaliados na pesquisa.

“O projeto faz parte de uma iniciativa de disseminação das boas práticas de gestão ambiental em aeródromos e de reconhecimento das iniciativas ligadas à sustentabilidade das operações aéreas. Alcançar o reconhecimento mostra que estamos caminhando no rumo certo em relação à sustentabilidade”, avalia Douglas Gameiro, gestor de Segurança e Processo Integrados.

A primeira edição do projeto “Aeródromos Sustentáveis” foi lançada em dezembro de 2019 e convidou os aeródromos para, voluntariamente, aderirem à participação. Os aeródromos encaminharam sua aplicação de acordo com as práticas ambientais exercidas e a Anac fez a avaliação do atendimento aos critérios.

Nessa primeira edição, os participantes poderiam alcançar um dos três níveis: inicial, intermediário e avançado, de acordo com a pontuação atingida. De acordo com a Anac, o Aeroporto Internacional de BH atende 30 das 36 iniciativas avaliadas.

Elas envolvem critérios relacionados à educação ambiental, iniciativas de redução de emissão de poluentes, plano de mitigação de gases do efeito estufa (GEE), controle de fauna e da flora, controle de contaminação do solo e processos erosivos, análise de ruído, coleta seletiva, gerenciamento do consumo de água, controle de licenças e autorizações ambientais.

Boas práticas a favor do meio ambiente – O Aeroporto Internacional de BH está atento à sustentabilidade e investe continuamente em iniciativas que possam contribuir para reduzir a emissão de poluentes e promover o desenvolvimento ambientalmente sustentável da comunidade.

Compostagem acelerada – Pensando em reaproveitar os resíduos ao máximo, o aeroporto adquiriu um equipamento de compostagem acelerada, que processa os resíduos orgânicos gerados por toda a comunidade aeroportuária, como sobras de refeições, cascas e talos de frutas, legumes e verduras. Esse processo gera um composto orgânico para ser aplicado nas áreas verdes do terminal.

Situado no subsolo, o equipamento permite o processamento de 500 quilos de resíduos por dia, 15 toneladas por mês. O ciclo de processamento demora aproximadamente 24 horas.

Reciclagem – A segregação de materiais reciclados, além de impedir impactos negativos no meio ambiente, contribui com a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Lagoa Santa (Ascamare), o que reflete positivamente na comunidade.

A doação de material reciclados à associação chegou a 1,5 mil toneladas em março de 2020, o que demonstra engajamento de todos os stakeholders envolvidos na gestão adequada de resíduos.

Jornal Diário do Comércio | 05 de junho de 2020  

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Posts recentes

Siga a ACMinas

Assine nossa Newsletter

Receba nossa novidades em primeira mão por email.