Codese-BH como alternativa de desenvolvimento para a capital mineira

O Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Belo Horizonte (Cedese-BH), do qual a ACMinas faz parte juntamente com outras 13 entidades,  realizou o workshop focado nas temáticas abordadas pelos Grupos de Trabalho (GT´s) instituídos pelo conselho.

O evento contou com apresentação de temas pautados pelos cinco eixos temáticos desenvolvidos pelos membros do Codese-BH. Os pontos, considerados prioritários para o sucesso de ações visando o futuro de Belo Horizonte, são: Desenvolvimento Econômico, Planejamento Urbano, Desenvolvimento Social, Educação, Inovação e Tecnologia. A ACMinas faz parte da rede de governança participativa para solucionar problemas de cunho coletivo.

A abertura do evento teve a participação de Fernando de Melo Nogueira, reitor da faculdade Fumec; Teodomiro Diniz, vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e Elvis Gaia, diretor executivo do Codese-BH

Para Fernando de Melo, o encontro é de extrema importância para o  desenvolvimento econômico e social sustentável da capital mineira. “Acredito no sucesso do conselho, pois trata-se de um projeto comum apoiado em uma governança em rede ativa, formada por lideranças locais de diversos setores e segmentos”.  

Elvis destacou os pontos importantes do encontro. “A partir do momento que convergimos a nossa visão de futuro, conseguimos planejar um amanhã assertivo e plural para uma cidade cada vez melhor, com indicadores de qualidade mais elevados, que vão refletir positivamente na vida do cidadão”, afirma.

As apresentações contaram com a participação de renomados especialistas, representantes do poder público, terceiro setor e iniciativa privada.  Entre eles o empresário Jefferson Nogaroli, um dos fundadores do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem) – criado em 1996, que inspirou a criação do Codese-BH.

Para ele, a construção de um órgão que congregasse a participação de diversas lideranças foi fundamental. “A Codese está indo para o mesmo caminho de sucesso que obtivemos em Maringá, construindo o capital social com a sabedoria de cada sujeito ativo, por meio de uma relação de confiança, a fim de gerar a cooperação entre as forças locais como alternativa para o desenvolvimento regional”, finaliza Nogaroli.

Sobre o Codese-BH

Codese-BH é uma organização formada pela sociedade civil organizada, para colaborar com uma função pública de extrema importância: pensar o futuro da cidade e colaborar com os planos de desenvolvimento econômico, social e urbano. O CODESE-BH pretende criar um espaço plural e diverso, focado em objetivos comuns, com uma agenda de convergência e propositiva em prol do futuro de Belo Horizonte, sem enfoque nas questões imediatas ou urgentes, e sem envolvimento com a agenda político-partidária.

O Núcleo de Ignição do projeto conta com apoio de importantes entidades como Sebrae, Fecomércio, Fiemg, ACMinas, Associação do Hipercentro, Sinduscon/MG, Aelo/MG, CMI/SECOVI, CDL/BH, CAU/MG, CREA/MG, ASBEA, SME, SERT/MG e SETCEMG/MG. Além do Núcleo de Ignição do Projeto, o Codese-BH conta com cerca de 60 entidades ativas nas atividades dos seus Grupos de Trabalho.

Assine nossa Newsletter

Receba nossa novidades em primeira mão por email.