Copom reduz a taxa Selic em 0,75 ponto percentual, de 8,25% para 7,50% ao ano

Por Leonardo Faria Lima – Departamento Econômico ACMinas

Nesta última quarta-feira, o Comitê De Política Monetária do Banco Central (Copom) decidiu reduzir por unanimidade a taxa Selic em 0,75 ponto percentual, de 8,25% para 7,50% ao ano. Este foi o nono corte consecutivo da taxa.

O ritmo de corte da Selic foi menor ante aos quatro últimos efetivados – 1 ponto percentual cada. No seu comunicado oficial, o Copom indicou que continuará a promover a expansão monetária. No entanto, a efetivação desta ação está vinculada à manutenção da conjuntura econômica atual, delineada, especialmente, pelo arrefecimento do processo inflacionário.

A política monetária expansionista foi iniciada em outubro de 2016, com o objetivo de estimular a retomada do crescimento econômico do país por meio da ampliação do mercado creditício – fator que estimula o consumo e os investimentos.

O mercado financeiro acredita que a taxa Selic findará 2017 em 7% ao ano. Se a projeção for concretizada, ocorrerá o estabelecimento do menor valor da série histórica do Banco Central. Até então, o menor nível foi registrado em outubro 2012 (7,25% ao ano). Para 2018, a perspectiva é de que a Selic seja mantida em 7% ao ano.


Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Posts recentes

Siga a ACMinas

Assine nossa Newsletter

Receba nossa novidades em primeira mão por email.