CURTAS DC MAIS | 09/03

Crédito: Freepik

Liderança das mulheres

O movimento Verbo:Gentileza está sempre em busca de novas maneiras de se viver melhor, de forma coletiva, nas cidades e no mundo. As living room sessions são espaços de acolhimento e inspiração. E este primeiro bate-papo on-line de 2021 acontece em função do Dia Internacional da Mulher. Amanhã, às 19h30, 17 mulheres refletem sobre a pergunta “E se as mulheres liderassem o mundo?”. O encontro digital gratuito será regado a música, pensamento crítico e poesia, inspirado por diversos olhares femininos sobre os Objetivos Globais de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O assunto principal? A Agenda 2030 da ONU e o plano de ação que indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e suas 169 metas para erradicar a pobreza e promover vida digna para todos, dentro dos limites do planeta.

Enchentes urbanas

Amanhã, às 13 horas, a Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas) e a Sociedade Mineira de Engenheiros (SME), por meio da Comissão Técnica de Recursos Hídricos Saneamento e do Conselho Empresarial de Sustentabilidade, promoverão o seminário “A Engenharia na Gestão das Enchentes Urbanas”. O debate proposto é fundamental para que as soluções apareçam, por meio da participação da sociedade, autoridades e técnicos. Serão apresentados exemplos importantes de construção de área de detenção de cheias, de caixas de retenção, a implantação de pisos drenantes e de telhas verdes que ajudariam a contribuir positivamente para a redução de inundações e tragédias. As inscrições estão abertas até o dia do evento.

“Comediantes Mudos”

O CineCentro de março exibe a partir de hoje filmes da era de ouro da comédia muda, um dos primeiros e mais populares gêneros do cinema mundial. As comédias, também denominadas por “comédias pastelão”, consistiam em sequências de perseguições alucinadas, trazendo uma série de acrobacias, sucessão de ‘gags’ (ações visuais engraçadas), cenários que desafiavam a realidade e uso de atores de aparência pouco convencional. O CineClássico Quarentena concebeu a “Mostra Comediantes Mudos” para que diferentes gerações tenham acesso a filmes de atores pouco conhecidos, já que muitas películas se perderam pela ação do tempo e vários desses comediantes não se adaptaram ao sistema sonoro do cinema. A atração de hoje é “Sete anos de azar”– Seven Years Bad Luck (título original), de 1921, EUA, com direção de  Max Linder.

Dia do Bibliotecário

O Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Minas Gerais (SEBPMG) vai comemorar o Dia do Bibliotecário, lembrado em 12 de março, com uma ação especial do projeto “Diálogos com o SEBPMG”. Amanhã, a partir das 9 horas, será realizada a palestra “Profissional bibliotecário: perspectivas legal e ética”, ministrada por Marília Paiva, bibliotecária e professora da Escola de Ciência da Informação (ECI) da UFMG. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio de preenchimento de formulário on-line. O convite será enviado hoje, dia anterior à realização da atividade. Caso o participante não receba a confirmação, é necessário entrar em contato pelo e-mail sistemadebibliotecas@secult.mg.gov.br. As vagas são limitadas. Marília Paiva leciona disciplinas para os cursos de graduação de biblioteconomia, arquivologia e museologia na ECI.

Hospital Márcio Cunha

O Hospital Márcio Cunha (HMC), administrado pela Fundação São Francisco Xavier (FSFX), braço social da Usiminas nas áreas da saúde e da educação, em Ipatinga, no Vale do Aço, foi classificado, pelo segundo ano consecutivo, entre os melhores hospitais do Brasil. A pesquisa realizada pela Newsweek, revista norte-americana em parceria com Statista Inc, respeitada empresa global de pesquisa de dados, apresenta o HMC entre os três melhores hospitais de Minas Gerais, e no 17º lugar no ranking do Brasil (subindo cinco posições em relação ao ano passado). A lista menciona 2.000 hospitais de 25 países, incluindo Canadá, Alemanha, Estados Unidos e Reino Unido que se destacam por sua excelência consistente, incluindo médicos renomados, cuidados de enfermagem de primeira linha e tecnologia de ponta.

Por Daniela Maciel (Diário do Comércio)
Em 9 de março de 2021 às 00:15

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Posts recentes

Siga a ACMinas

Assine nossa Newsletter

Receba nossa novidades em primeira mão por email.