Dia Mundial do Meio Ambiente – Temos o que comemorar?

Por: Cleinis de Faria*

Venho acompanhando há anos a evolução da legislação e da política ambiental, das medidas de melhoria de processos produtivos, de controle da poluição e da degradação por parte do setor público e privado.

E, na data de hoje, procuramos disseminar o quanto é importante aos empreendedores internalizarem os aspectos ambientais em seus negócios.

Inclusive, cabe lembrar que nossa Constituição Federal dispõe, no seu capítulo da ordem econômica, que a defesa do meio ambiente deve ser observada, conforme o impacto ambiental dos produtos e serviços, como um aspecto intrínseco ao sucesso dos negócios.

E não podemos deixar de levar em consideração que, com a pandemia que atingiu o mundo nesse momento, é necessária a reflexão de como estamos impactando a natureza ao consumir os seus recursos. Inclusive, o momento nos obriga a ficar alerta aos nossos atos. Vejamos, chegamos ao século XXI, e somente agora a China resolve proibir o consumo de alguns animais silvestres, e até mesmo aqueles já considerados domésticos, expostos em mercados populares insanos, e estabelecer medidas de controle sanitário mínimas. Por outro lado, no Brasil, devemos avaliar o que estamos fazendo com nossos recursos hídricos, com a flora e a fauna, vejam o quanto as cidades estão sofrendo nos períodos de chuvas e também de seca. Por que isso vem acontecendo? Toda a degradação ambiental, tende a reverter em um encarecimento de estruturas, dos insumos e de processos.

Assim, o Conselho Empresarial de Sustentabilidade vem trabalhando na defesa do desenvolvimento sustentável, visando orientar e debater com todas as esferas da sociedade, para alcançarmos o verdadeiro desenvolvimento das empresas e sua viabilidade, contando com os aspectos ambientais.

Devemos lembrar que a União Europeia já trabalha no Green New Deal, como uma série de propostas econômicas para ajudar a combater a crise climática e a desigualdade socioeconômicas, dando uma nova abordagem ao desenvolvimento, levando em conta a energia renovável e eficiência nos usos dos recursos da natureza, inclusive na disseminação da economia circular, que propõe a eliminação máxima dos lançamento de resíduos da indústria e do comércio.

Por tudo isso, essa data representa um momento de reflexão e de homenagem aos avanços que a humanidade vem alcançando, ao equilíbrio na conservação ambiental e ao desenvolvimento sustentável, imprimindo um caráter humanista das relações, a qual devemos compreender como uma necessidade improrrogável. Temos avançado muito em relação ao que era discutido nessa mesma data, em 1972, em Estocolmo – por ocasião da primeira conferência mundial do meio ambiente.  Por isso, avalio que devemos comemorar toda a melhoria já alcançada na preservação ambiental, como um paradigma para nosso futuro, em um processo educacional evolutivo, de profundas mudanças que ainda virão.

*Presidente do Conselho Empresarial de Sustentabilidade