Em reunião com Zema, Fecomércio pede reavaliação da Onda Roxa para permitir retomada do setor

Por Redação

Em reunião com o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), na manhã dessa quarta-feira (14), a Fecomércio Minas pediu que se faça uma revisão da Onda Roxa, para possibilitar a retomada das atividades do setor terciário. Essa fase é a mais restritiva do Minas Consciente, programa estadual de flexibilização da atividade econômica. Atualmente, 12 das 14 macrorregiões de Saúde estão nesta onda.

“Somos um dos setores que mais sofreram com os efeitos da crise e não conseguimos mais arcar com nossas obrigações financeiras. Precisamos de ajuda do poder público, em todas suas esferas viáveis, para a implementação imediata de medidas de socorro para a sobrevivência e a reativação econômica do nosso setor”, declarou Maria Luiza Maia Oliveira, presidente interina da Fecomércio Minas.

Além de Zema, a reunião contou com o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, e o secretário-adjunto de Estado de Saúde, André Luiz Moreira dos Anjos. De acordo com a entidade, o Estado pontuou que, assim que os indicadores avançarem para níveis mais satisfatórios de controle da pandemia, novas macrorregiões seguirão para as demais ondas do programa Minas Consciente, mas não deu datas.

Ainda conforme a Fecomércio, o governador e os secretários destacaram o intenso trabalho do Estado na busca por soluções e medidas que amenizem os impactos da pandemia em todos os setores econômicos mineiros. Entre os destaques apresentados pelo governo estão a ampliação dos recursos do Banco do Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e o envio de uma proposta de Refis para débitos de ICMS à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), que ainda precisa apreciá-lo.

Nessa segunda-feira (12), em entrevista ao Hoje em Dia, o vice-presidente da Associação Comercial e Empresarial de Minas Gerais (ACMinas), Marcos Brafman, cobrou um pacote urgente de medidas para salvar o comércio no Estado.

O Hoje em Dia entrou em contato com o Estado para obter mais informações sobre o encontro e se há previsão de que regiões de Minas avancem para a Onda Vermelha, menos restritiva, mas ainda não obteve retorno.

Leia mais: Hoje em dia | Economia| 14/04/2021