Fábricas investem em máquinas e sistemas mais modernos para atender demanda em Juruaia, MG

*Por Beatriz Mendes
Divulgação / Ouse Use

Em sua 24ª edição, a cada ano a Felinju atrai cada vez mais compradores do Brasil e do exterior. Com o aumento da demanda, as fábricas do setor têxtil precisam se adaptar modernizando o serviço para que seja mais rápido e produtivo.

Juruaia (MG) conta com 200 confecções, que juntas produzem anualmente cerca de 20 milhões de peças, número que tem crescido. Para manter o volume de produção, as fábricas estão constantemente passando por melhorias em relação ao maquinário e aos sistemas.

O mercado da moda se reinventa a cada nova coleção e tendência, as fábricas precisam se adaptar a um ritmo de produção bastante dinâmico. Segundo Lucilene Pessoni de Moura, analista do Sebrae, investir em atualizações é essencial para que as empresas cresçam.

Fábricas investem em máquinas e sistemas mais modernos para atender demanda em Juruaia — Foto: Acervo Cotéli Lingerie

“O empreendedor precisa compreender a importância de entregar peças que contenham um conceito e sejam inovadoras. A moda muda de maneira rápida. O consumidor está cada vez mais informado e exigente, buscando roupas bonitas, modernas, confortáveis e de qualidade.”

Além de ser um ponto positivo para o produto final, ela apontou que máquinas e sistemas modernos também beneficiam as empresas: “Esses investimentos favorecem a produção de diferentes peças, contribuem na redução de gastos e para o aumento de produção”.

Fábricas investem em máquinas e sistemas mais modernos para atender demanda em Juruaia — Foto: Acervo Cotéli Lingerie

No geral, as fábricas de moda íntima possuem um processo de produção similar, contudo o que diferencia Juruaia é a busca constante por novidades e agilidade na implantação, fazendo com que o setor de moda da cidade esteja sempre atualizado.

Dentre as inovações mais relevantes, uma confecção que produz lingeries e pijamas na cidade adquiriu recentemente um sistema de digitalização das modelagens. Ele auxilia desde a etapa de criação e desenvolvimento até a produção.

A diretora da empresa, Mirian Thomaz Castro Rezende, contou que para trabalhar com o sistema foi necessário a contratação de um profissional experiente e que o investimento já deu resultados.

“A principal evolução tem sido a agilidade nos processos e precisão na modelagem, consequentemente gerando um produto final de maior qualidade”.

Fábricas investem em máquinas e sistemas mais modernos para atender demanda em Juruaia — Foto: Acervo Ouseus

Já em uma outra empresa, que atua na cidade há 14 anos na fabricação de pijamas do tamanho infantil ao plus size, todo processo produtivo foi reformulado. A mudança tem como objetivo proporcionar mais eficiência, rentabilidade e otimização do tempo dos funcionários.

Uma das aquisições recentes desta fábrica foi uma máquina etiquetadora termocolante, um diferencial que prioriza o conforto dos consumidores.

“O mais importante é que essa etiqueta além de não incomodar, evita com que o cliente tenha que cortar a mesma, já que ao cortar a etiqueta também podem cortar a costura”, disse Amanda Carina Terra, gerente administrativa da fábrica.

Além disto, também investiram em um software que agiliza a produção e padroniza os moldes, evitando erros. O sistema ainda evita o desperdício de materiais, problema comum entre as confecções.

“Facilitou muito a parte de custos do produto, pois antes mesmo da compra do tecido é possível saber o custo final do mesmo com uma precisão muito grande. Melhora a estratégia da empresa quanto ao modelo, custo e venda”, explicou a gerente.

Já nos planos futuros a confecção pretende integrar o controle total de estoque de matéria prima ao sistema usado na empresa, a fim de ter todo processo automatizado, uma tendência da indústria.

Fábricas investem em máquinas e sistemas mais modernos para atender demanda em Juruaia — Foto: Acervo Cotéli Lingerie

Leia mais: G1| 27/04/2021

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Posts recentes

Siga a ACMinas

Assine nossa Newsletter

Receba nossa novidades em primeira mão por email.