Fundação Dom Cabral entre as melhores escolas de negócios do mundo

O jornal britânico Financial Times voltou a incluir a Fundação Dom Cabral no Ranking da Educação Executiva 2019, classificando-a em 10º lugar entre as melhores escolas de negócios do mundo – com um avanço de duas posições em relação à do ano passado – e como a melhor da América Latina, classificação que mantém há 14 anos. Além disso, ficou com o primeiro lugar no quesito instalações.

O ranking geral do FT combina os resultados entre programas abertos (lista em que a FDC ficou em 14º lugar) e customizados (em que a escola mineira ficou na 8ª posição).

“O fato de estarmos pela 14ª vez consecutiva entre as melhores escolas de negócios do mundo mostra a consistência do trabalho que a FDC vem realizando ao longo dos anos”, ressaltou o vice-presidente executivo da organização, Aldemir Drummond. “Trabalhamos com o cliente e não para o cliente, e, com isto, nossas relações com o mercado são construídas com base na confiança. E esta confiança é traduzida na excelência do trabalho que é entregue”, disse.

Segundo Drummond, o que caracteriza a instituição é a dedicação na qualidade de ensino e na responsabilidade de prover a formação de gestores corporativos com capacidade técnica, de modo a  conseguir obter resultados importantes para executivos e empresários. “Para a FDC é motivo de enorme orgulho estar entre as melhores escolas de negócios do mundo”, afirmou, “o que, ao mesmo tempo, acentua  a responsabilidade que temos junto aos clientes, parceiros, fornecedores e todos os nossos stakeholders em aprimorar ainda mais o nosso trabalho”.

A metodologia é um dos pontos fortes da instituição, assim como seu corpo docente, as instalações e os programas customizados. “A FDC está sempre atenta às demandas”, lembrou Drummond, “que a cada dia se tornam maiores no mercado da educação executiva. Desenvolvemos metodologias inovadoras que garantem aos nossos clientes e aos participantes alcançar a excelência em gestão que é proporcionada pelos nossos diversos cursos e programas”, acrescentou.

Dimensão precisa

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Minas, Aguinaldo Diniz Filho, manifestou em carta ao presidente da FDC, Emerson de Almeida, as congratulações da entidade pelo prêmio à excelência e ao alcance do trabalho realizado pela instituição. Afirmou, na mensagem, que  “o contínuo reconhecimento nacional e internacional à Fundação Dom Cabral, hoje atuante também no eixo Rio-São Paulo, dá a dimensão precisa do valor desta instituição.”

A íntegra da correspondência é a seguinte:

Ilmo. Professor Emerson de Almeida

MD Presidente Estatutário da Fundação Dom Cabral

Estimado Presidente,

Com mineiríssimo orgulho, recebi a notícia de que a nossa Fundação Dom Cabral avançou para o décimo lugar no ranking das melhores escolas de negócios do mundo e manteve a primeira colocação na América Latina – posição que detém há 14 anos. E com um detalhe a mais: suas instalações em Nova Lima foram consideradas as melhores do mundo. E este reconhecimento ganha ainda maior dimensão diante da sua origem – nada menos que o Financial Times – e do seu alcance: ele remonta a uma iniciativa pioneira, sua e de Dom Serafim Fernandes de Araújo, então reitor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, de estender para a  comunidade o conhecimento gerado pela  Academia.

Começava assim há 43 anos, como resultado da visão e do idealismo de ambos, a Fundação Dom Cabral, focada em apoiar o desenvolvimento empresarial por meio da modernização gerencial, da capacitação de administradores e da difusão de conhecimento num contexto em que a gestão corporativa no Brasil era exercida, em não poucos casos, de maneira praticamente empírica. A FDC nasceu desta percepção e da constatação de que era possível mudar este cenário. E que o caminho para a mudança era apenas um: a capacitação empresarial por meio do conhecimento, que ela foi buscar por meio de acordos internacionais de cooperação e intercâmbio.

O contínuo reconhecimento nacional e internacional à excelência da Fundação Dom Cabral, hoje atuante também no eixo Rio-São Paulo, dá a dimensão precisa do valor desta instituição, do seu papel no processo de desenvolvimento e modernização de nosso País e é motivo de muito orgulho para os brasileiros e, especialmente, para nós, mineiros.