Líder e bom ancestral: a arte de deixar um legado consciente e humanizado

Artigo da Vice-presidente da ACMinas, Alessandra Alkmim no Diário do Comércio

 

Em seu livro intrigante “Como Ser um Bom Ancestral: A Arte de Pensar o Futuro em um Mundo Imediatista”, o autor Roman Krznaric (The Schoolof Life) nos convida a repensar nossa relação com o tempo (“um alerta contra a tirania do presente”) e a adotar uma perspectiva mais longínqua e intergeracional.

Krznaric critica a cultura imediatista que nos cerca, onde a gratificação instantânea e o foco no curto prazo dominam nossas decisões. Essa imediatista forma de liderar impede as lideranças de considerarem as consequências de suas ações para as futuras gerações, levando ao foco desenfreado pelo lucro, à negligência de problemas internos e à falta de planejamento para o futuro. Mas como ser um “Líder Consciente” e “Bom Ancestral”? Krznaric apresenta sete princípios que podem nos guiar na jornada de nos tornarmos líderes bons ancestrais:

1. Conectar-se com o passado: entender nossa história e as lições que ela nos ensina sobre as consequências de nossas ações.

2. Imaginar o futuro: pensar nas gerações futuras e nos desafios que elas enfrentarão.

3. Agir no presente: tomar decisões conscientes no presente que beneficiem as futuras gerações.

4. Cultivar a empatia: desenvolver a capacidade de se colocar no lugar dos outros, especialmente daqueles que ainda não nasceram.

5. Colaboração: trabalhar juntos para construir um futuro melhor para todos.

6. Líderes Conscientes têm o poder de ser um Bom Ancestral. Ao tomarem decisões conscientes no presente e agindo com responsabilidade, líderes conscientes se conectam de diversas maneiras, promovendo uma visão holística da liderança que transcende o âmbito profissional, integrando os princípios da ancestralidade com o do Capitalismo Consciente:

 

  • Propósito e Legado: A Liderança Consciente busca líderes que guiam com propósito, considerando as consequências de suas decisões para o futuro.
  • Consciência e Autoconhecimento: A Liderança Consciente promove o autoconhecimento do líder, seus valores e como eles impactam a liderança e as decisões.
  • Conexão e Empatia: A Liderança Consciente valoriza a empatia, a escuta ativa e a colaboração para construir um futuro melhor para todos.
  • Sustentabilidade e Responsabilidade: A Liderança Consciente busca líderes que promovam práticas sustentáveis e ambientalmente responsáveis.
  • Propósito Transformador: Agir com propósito, buscando um futuro positivo e transformador. A Liderança Consciente inspira líderes a utilizar seu poder para criar mudanças positivas no mundo.

7. Liderança Consciente e Ancestralidade: Uma combinação poderosa para construir um futuro melhor para todos!

 

Assine nossa Newsletter

Receba nossa novidades em primeira mão por email.